terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Produção Orgânica brasileira já tem 15 mil agricultores

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é responsável pela regulamentação e cadastro de todos os produtores orgânicos do Brasil, que hoje já chegam a cerca de 15 mil agricultores no banco de dados. Os alimentos orgânicos são produzidos baseados em princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais.
A lista de produtos cadastrados inclui os primários, os itens processados e os industrializados à base de orgânicos. Segundo o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, esse crescimento é positivo e tende a ser contínuo. “Quanto mais produtos primários forem regulamentados, haverá mais processados orgânicos. Este aumento gera estabilidade e agrega valor aos produtos”, afirma.
Desde 1º de janeiro de 2011, os produtos orgânicos brasileiros só podem ser comercializados se estiverem identificados com o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SISOrg). A identificação foi regulamentada em 2010 e tornou-se obrigatória no primeiro dia deste ano. O selo foi escolhido por meio de uma consulta pública e é impresso nas embalagens de produtos orgânicos devidamente certificados pelo Ministério da Agricultura.
Em 2011 também foi registrado o primeiro produto fitossanitário para a agricultura orgânica, assinado pelo Mapa depois de uma análise em conjunto com os ministérios da Saúde e do Meio Ambiente. O Brasil deseja ser referência em produtos biológicos de controle de pragas e pretende montar uma delegação de especialistas para discutir o tema junto a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD, sigla em inglês) em 2012.
Hotsite
O Ministério da Agricultura mantém um hotsite com informações sobre os benefícios dos alimentos orgânicos. A página pode ser acessada pelo endereço  www.prefiraorganicos.com.br. Os internautas podem visitar o site e obter informações sobre a conceituação da agricultura e produtos orgânicos, dados de produção, fornecedores nos estados brasileiros e legislação. Na Biblioteca multimídia é possível ter acesso a vídeos, publicações e links relacionados à produção orgânica. (Fonte: MAPA)

sábado, 3 de dezembro de 2011

Conab vai usar embarcações para abastecer famílias ribeirinhas da Amazônia

 

A Conab vai contratar os serviços especializados de engenharia naval da Universidade Federal do Pará (UFPA), mediante termo de cooperação técnica, para elaboração de projeto e construção de quatro embarcações de aço, tipo chata, destinadas à navegação fluvial nas calhas dos rios da região amazônica.

As embarcações serão utilizadas na execução de programas governamentais de apoio à população ribeirinha localizada nas calhas dos rios Amazonas, Solimões, Negro, Madeira, Juruá e Purus. A diretoria da empresa quer finalizar a contratação do projeto ainda este mês, para viabilizar a licitação da construção das embarcações no início do próximo ano.

Os programas relacionados, como o de Aquisição de Alimentos (PAA), o da Rede de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos (Refap) e o de apoio a extrativistas (PGPM-Bio), vão beneficiar também famílias de agricultores e de pescadores. A ação, no valor de R$ 70 milhões, está vinculada ao Plano Brasil sem Miséria e envolve os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Desenvolvimento Agrário, da Pesca e Aqüicultura, e do Meio Ambiente.

Com as embarcações, será possível, por exemplo, a compra e venda de produtos básicos e  regionais como arroz, feijão, farinha, castanha-do-brasil, cupuaçu, entre outros, para formação de estoques ou distribuição gratuita à população carente. Com isto, espera-se o melhoramento do sistema de abastecimento da região e a erradicação da pobreza ribeirinha.

As Unidades de Serviço Fluvial, como serão denominadas as embarcações, poderão também armazenar e transportar sementes e equipamentos agropecuários, medicamentos e cartilhas relativas à saúde, educação e agricultura, em trabalho articulado com outros órgãos públicos no estado e nos municípios. (Raimundo Estevam/Conab)

Conab/AM implanta Comitê Estadual de Controle Social do PAA

Na próxima terça, às 10 horas, no auditório da Superintendência Regional do Amazonas, será instalado o Comitê Estadual de Controle Social do PAA. No evento, será apresentado o site da Conab e a forma de acesso às informações do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) no endereço http://www.conab.gov.br/. O objetivo é dar mais transparência às ações, aprimorando o controle social e alcançando um maior número de municípios no Amazonas. O PAA visa reduzir o desperdício de alimentos em momentos de safra, garantir renda mínima ao agricultor familiar e a redução da insegurança alimentar e nutricional do brasileiro, entre outros. Interessados em participar do evento devem ligar para (92) 3182.2402 (Regina). 

INSS e CNA estabelecem Cooperação Técnica

A coluna "Linha com a previdência", da estimada Maria do Carmo Castro, traz a seguinte notícia: "A Previdência Social, o INSS e a CNA  estabeleceram Termo de Cooperação Técnica que permite a CNA e as entidades a ela vinculadas realizarem o cadastramento dos segurados especiais, ou seja, o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) do segurado especial, que é um mecanismo para permitir no futuro que o trabalhador rural possa ter o mesmo direito que hoje tem o trabalhador urbano de se aposentar em 30 minutos".

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Açaí do Amazonas na mesa das famílias brasileiras


A Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA) e representantes da Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos (ebba), líder em concentrados de frutas do mercado e detentora das marcas Maguary e Da Fruta, visitaram o município de Carauari (distante 788 km de Manaus) localizado na margem esquerda do rio Juruá, com o objetivo de conhecer aagroindústria de açaí Tupã. A ideia da empresa é comprar 400 toneladas da fruta entre empresas de Carauari (calha do Juruá) e Benjamin Constant (empresa Wotüra) na calha do Alto Solimões.
O presidente da Faea, Muni Lourenço, disse que o Senar pode ajudar os trabalhadores extrativistas dessas regiões com assistência técnica na orientação quanto a coleta, acondicionamento e transporte de açaí. “Em parceria com o Idam podemos caminhar juntos, para melhorar o desempenho da cultura do açaí que está ganhando visibilidade nacional e internacional”, comentou Muni Lourenço.
Produção
No Estado são 5,2 mil produtores rurais de açaí registrados pelas unidades locais do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam), em 2010 a safra foi de 20 mil cachos da fruta. De acordo com o presidente da Faea, Muni Lourenço, a “parceria da empresa com as agroindústrias locais, vai permitir que as famílias que comercializam o açaí ganhem mais um incentivo para aumentar a produção”. O açaí possui um alto valor nutricional por possuir em sua composição lipídios, ferro, proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e outros minerais. Os especialistas recomendam tomar a bebida antes de praticar algum exercício físico, caminhada ou qualquer atividade que demande excessivo consumo de energia. Os mercados da Europa e dos EUA são os principais compradores do produto para exportação. Nacionalmente, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são grandes consumidores da fruta amazônica.
Por Diárcara Ribeiro
Jornalista