quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pescadores são beneficiados com Pronaf/AF em Fonte Boa



02/05/2013 - Núbia Pereira
A Unidade Local (Unloc) do Idam/Fonte Boa entregou um cultivador motorizado a um grupo de sete pescadores que foram beneficiados com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf/Agricultura Familiar, após a aprovação de um projeto elaborado pelos técnicos do Idam.
O valor do projeto, financiado pelo Banco da Amazônia, foi de R$ 35.500,00.
O cultivador motorizado será utilizado para transportar pirarucu e tambaqui, principalmente na época de despesca e, também, na agricultura, uma vez que possui enxada rotativa acoplada.
A entrega aconteceu ontem, 1º de maio.

Para o pescador, Ilaercio Andrade de Carvalho, a conquista desse “jerico” foi um sonho realizado. “ Há 2 anos a gente tentava tirar o nosso peixe do lago, mas devido à distância até o barco, ficava impossibilitado”, disse Iláércio, explicando que a distância percorrida no ramal do lago até o barco é de aproximadamente 3 horas de caminhada.
A expectativa é grande entre os pescadores beneficiados, que aguardam ansiosamente para retirar do lado toda a cota de pirarucu autorizada pelo Ibama, assim as águas começarem a baixar.
Segundo a gerente da Unloc/Idam, Maria Oliveira, uma das metas é melhorar a qualidade de vida dos ribeirinhos locais. E a referência é a inserção de tecnologia.
“Estamos felizes com o resultado, pois, a pesca manejada é a principal atividade do grupo de pescadores beneficiado”, reforçou a gerente. 

Manejo do Pirarucu - A atividade do manejo do pirarucu é bastante desenvolvida no município de Fonte Boa. A cota de pirarucu retirada do lago é baseada na contagem do ano anterior, essa cota é autorizada pelo I Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e gira em média de 30% do valor total de pirarucus adultos (acima de 1,50 m) e bodecos (menor que 1,50 m) existentes no lago. O transporte desse pescado acontece geralmente por locais conhecidos como “varadouros” e os pescadores chegam a percorrer distâncias de 45 minutos até horas do lago até o barco (local de armazenamento). A aquisição de “jericos” por grupos de pescadores está sendo bastante incentivada. Esse é o primeiro grupo de pescadores a adquirirem esse equipamento por intermédio da Unloc do Idam/Fonte Boa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário