domingo, 31 de março de 2013

Pecuária de menor impacto mostra resultados em Apuí





Ao final de um ano de trabalho, já é possível ver os resultados práticos do modelo de produção pecuária implementado no início de 2012 pelo Projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí.

O projeto viabilizou a construção de três unidades demonstrativas (UDs) de pecuária no município, com atividades que incorporam manejo, intensificação e recuperação de pastagens. Desde então, os técnicos do projeto acompanham as propriedades e coletam dados que servirão para avaliar a viabilidade técnica e econômica dessas novas práticas. 

Com os resultados preliminares – dados de ganho de peso, produção leiteira, crescimento e qualidade do capim e o fluxo de caixa das fazendas – já é possível perceber que o modelo tem grande potencial para ser divulgado e replicado a outros interessados. O engenheiro agrônomo Murilo Betarello, da Consultoria Via Verde, contratada pelo Idesam para avaliação das UDs, destaca que ainda é preciso continuar a correção, adubação e manejo da área para explorar o melhor potencial produtivo que pastagens tropicais podem oferecer.

Produção comunitária da Reserva do Uatumã chega ao mercado de Manaus





O IDESAM – em parceria com a Associação Agroextrativista das Comunidades da RDS do Uatumã (AACRDSU) – realizou a atividade inaugural da Incubadora de Negócios Florestais. 

A ação, programada para acontecer a partir das 7h, consiste no lançamento de um estande na feira municipal do Coroado, localizada na Zona Leste de Manaus, para a venda de produtos trazidos diretamente da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã.

Entre os produtos comercializados nessa primeira fase estavam: castanha-do-Brasil in natura e descascada, limão e tucumã produzidos de forma orgânica, mel de cana-de-açúcar e artesanato (entre colares e utensílios domésticos). Os pesquisadores envolvidos no projeto da Incubadora do Idesam ficaram responsáveis pela venda na Feira do Coroado, assim como a prospecção de possíveis estabelecimentos interessados nos produtos, a fim de estabelecer uma cartela de compradores dos produtos do Uatumã.

sábado, 30 de março de 2013

Expedição a comunidades marca retorno do Maíra nas águas do Rio Negro (AM)


Expedição a comunidades marca retorno do Maíra nas águas do Rio Negro (AM)

Dias 19 e 20 de março, o IPÊ promoveu uma expedição às comunidades que participam do projeto “Eco-Polos Amazônia XXI: criação e desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis para a Amazônia”, (apoiado pelo Fundo Vale), a bordo do seu barco “Maíra I”. A expedição marcou o retorno das atividades da embarcação no Rio Negro, Amazônia (AM).
Reformado, o barco foi o local de um workshop promovido pelo Instituto com convidados de ONGs, universidades e empresas para uma troca de experiências e ideias sobre os trabalhos socioambientais do IPÊ na região. No roteiro de dois dias foi possível visitar quatro diferentes comunidades da margem esquerda do baixo Rio Negro e Rio Cuieiras, cujos moradores têm desenvolvido trabalhos apoiados pelo IPÊ, como o projeto de Turismo de Base Comunitária e projeto Sociobiodiversidade, que envolve ações voltadas aos  SAFs (Sistemas Agroflorestais)e  ações de fortalecimento de grupos produtivos  da sociobiodiversidade como é o caso do Clube de Mães, produtor de geleias e doces com frutas nativas locais, e artesãos indígenas.
O barco Maíra I é um meio de transporte fundamental para chegar às comunidades ribeirinhas, já que o acesso na região é feito exclusivamente por via fluvial. Com o barco, os pesquisadores do IPÊ percorrem a região do baixo Rio Negro até as localidades, promovendo capacitações, apoiando atividades de organização comunitária e educativas. A sua tripulação é composta por moradores da região, que realizaram a reforma da embarcação. A proposta de contratar pessoas locais, com grande conhecimento da região e das comunidades, tem como objetivo contribuir com a geração de renda no local e com o envolvimento das comunidades com as ações do Instituto.
“O barco fortalece ainda mais o trabalho que temos realizado na região. É um facilitador não só para chegarmos, mas para permanecermos mais tempo próximos das comunidades, além de ser um espaço que pode servir para as nossas atividades e encontros entre as comunidades participantes do projeto”, relata Leonardo Kurihara, um dos coordenadores do projeto.
Sobre o Maíra I
O barco foi doado ao IPÊ pelo Grupo Martins no final de 2003. O grupo empresarial, com sede em Uberlândia (MG), atua no mercado atacadista e tem apoiado desde então diversas ações socioambientais por meio das empresas do grupo, em diversas regiões do Brasil. Em 2012, por meio do projeto Eco-Polos Amazônia XXI, o IPÊ pôde realizar a reforma no barco que servirá de grande apoio às atividades ao longo dos próximos anos.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Surubim X Gasolina


Surubim X Gasolina

No médio rio Solimões, na altura de Coari, a pesca de peixes de couro é abundante.


Caboclos da região pescam a noite em pequenas canoas, de linhada na mão, piraíbas, jaús, douradas, cacharas entre outros que são genericamente chamados de “liso” ou “fera”. Comerciantes estabelecidos em casas flutuantes na beira do rio pagam pelo peixe tratado, sem cabeça e víceras, o dobro do preço do peixe vendido no “sangue”, bruto, do jeito que saiu da água. Nestes flutuantes, a lida do peixe é feita em cima de estrados de madeira em cima da água, como o que se vê na foto. A quantidade de piranhas que devoram os restos é tão grande que parece que a água esta fervendo ao lado dos homens que limpam os peixes.

“Para o patrão a cabeça sempre vai até a metade do peixe” diz um caboclo que vendeu uma piraíba no “sangue” de 40 kilos e levou para casa R$ 50,00 para pagar uma parcela da dívida com o regatão, o barco armazém dos interiores da Amazônia.

Quando a carga esta completa o comerciante leva o peixe para ser vendido em Leticia, cidade colombiana na divisa entre os dois paises. Com dinheiro da venda do peixe o barco é abastecido para a volta com óleo diesel e gasolina, que custa a metade do preço que é cobrado no Brasil. Na chegada o combustível é repassado para os postos da cidade e comercializado normalmente, sem nota fiscal. O comprovante na região é o recibo.


Buracos em estrada prejudicam produção de abacaxi no Amazonas


c37c3774b-300x168
Problemas na estrada estão prejudicando os produtores de abacaxi das vilas de Novo Remanso e Engenho. Os 48 quilômetros que ligam as comunidades estão tomados por buracos por causa da falta de manutenção. Os produtores reclamam do descaso do governo.

A região de Novo Remanso e Engenho é a maior produtora de abacaxi do interior do estado. Devido as péssimas condições em que a estrada se encontra, os produtores já começam a ter prejuízos.
Os motoristas de caminhão, como Osvaldo Costa, reclamam de transportar cargas pelo trajeto e afirmam que o problema é antigo. “Ano passado já tombou um caminhão aqui”, disse. O motorista Paulo Furtado concordou com o colega. “As autoridades precisam dar uma olhada com mais carinho pra esse povo daqui”, pediu.
A situação afeta a renda com a produção, como explica o produtor José Ronildo. “O caminhão não dá pra passar nesse ‘atoleiro’, então as pessoas estão perdendo a produção, e a situação é essa, está muito precária a nossa estrada”.
A prefeitura de Itacoatiara afirmou que aguarda a assinatura de um convênio com o Governo do Estado e assim que isso for feito os trabalhos de recuperação da estrada vão começar.
Fonte: G1 Amazonas

O vereador Bosco Rodrigues (PP) solicita audiência pública para debater situação do porto de Itacoatiara/AM


DSC01963

No próximo dia 02 de Abril, a Câmara Municipal de Itacoatiara, irá realizar uma audiência pública para debater a situação do Porto de Itacoatiara. O requerente da audiência, o vereador Bosco Rodrigues (PP), propôs uma audiência Pública para promover o debate e busca soluções para a problemática do Porto de Itacoatiara que vem sofrendo com a reforma inacabada de sua estrutura desde junho de 2006.

O porto de Itacoatiara foi interditado para reforma e ampliação, com conclusão prevista para 9 (nove) meses, podem até a presente data a obra encontra-se paralisada, causando grandes prejuízos a economia do município.
- A situação do Porto traz grandes problemas e constrangimentos à população que desacredita da conclusão desta reforma devido a tanto descaso, as empresas não tem como se instalarem no município, por não conseguirem exportar seus produtos. Os mais de 200 portuários (pais de família), desempregados se vêm impedidos de realizarem sua atividade laboral. Disse o vereador Bosco Rodrigues (PP).
Ainda em sua justificativa o vereador ressaltou que o porto deixa de produzir para o município cerca de 300 mil reais mensais só de mão de obra, inviabilizando instalações de novas empresas no município de Itacoatiara-AM.
A audiência Publica contará com a presença do poder executivo, do legislativo além de autoridades locais e da população de Itacoatiara.

Alertas de desmatamento na Amazônia Legal sobem 26% em seis meses


Rogerio da Silva/Agencia RBS
Foto: Rogerio da Silva/Agencia RBS
Os campeões da lista de alertas de desmatamento são os Estados de Mato Grosso, do Pará e de Rondônia
Os alertas de desmatamento na Amazônia Legal subiram 26%, entre 1º de agosto de 2012 e 28 fevereiro de 2013, em comparação ao mesmo período do ano passado, informou nessa quinta, dia 28, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Os dados foram registrados pelo Deter, sistema de detecção de desmatamento em tempo real do Inpe, que usa imagens de satélite para analisar a perda da Floresta Amazônica em nove Estados. Eles incluem a degradação, referente ao desmatamento parcial da floresta, e o corte raso, quando há desmatamento total da área e o solo fica exposto. No total, foram registrados alertas de desmatamento ou degradação nos últimos seis meses em 1.695,27 quilômetros quadrados da floresta.
Segundo o diretor de Proteção Ambiental do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Luciano de Menezes Evaristo, o índice divulgado ainda não comprova o aumento de desmatamento na região.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Ministro da Agricultura recebe pleitos cooperativistas

Ministro da Agricultura recebe pleitos cooperativistas
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, foi recebido nesta quarta-feira, 27 de março em uma audiência especial com o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade. Na ocasião, o dirigente cooperativista apresentou um resumo das propostas do Sistema OCB para o Plano Agrícola e Pecuário e Plano Safra 2013/2014. O encontro aconteceu na sede do ministério, em Brasília (DF).

Freitas, em nome do cooperativismo brasileiro, deu as boas vindas ao novo ministro à Pasta e colocou toda a estrutura do Sistema OCB à disposição de Andrade. “Nossa intenção é promover todas as condições necessárias para que o ministro desenvolva o melhor trabalho possível em prol da agropecuária brasileira”, destacou Freitas.

2014 será o Ano Internacional da Agricultura Familiar



Pepe Vargas, Ministro do Desenvolvimento Agrário

2014 será o Ano Internacional da Agricultura Familiar



Nesta semana, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2014 será o Ano Internacional da Agricultura Familiar. O objetivo, segundo instituição internacional, é sensibilizar governos e sociedades sobre a importância e a contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e a produção de alimentos. A agricultura familiar foi eleita tema do ano pelos 193 países membros ONU, durante Assembleia Geral realizada em dezembro do ano passado. A declaração inédita para o setor é resultado do reconhecimento do papel fundamental que esse sistema agropecuário sustentável desempenha para o alcance da segurança alimentar no planeta.

Ministro da Agricultura defende exportação de grãos por portos do Norte e Nordeste do Brasil


Arnulfo Franco
Foto: Arnulfo Franco / AP Photo
Governo deve anunciar medidas para reduzir as filas dos caminhões e agilizar o embarque nos portos
O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, afirmou nesta quinta, dia 13, que os problemas logísticos do Brasil só devem ser resolvidos quando a exportação dos grãos for feita pelos portos do Norte e Nordeste do país. Segundo o ministro, a presidente Dilma Rousseff garantiu prioridade nos investimentos em rodovias e ferrovias nos próximos anos.
Andrade disse ainda que, na próxima semana, o governo deve anunciar medidas para reduzir as filas dos caminhões e agilizar o embarque nos portos. Uma das opções seria estender a jornada de trabalho em órgãos estratégicos como a receita federal e o Ministério da Agricultura para sete dias por semana.
>>Acesse a página do SOS Logística
CANAL RURAL

Dilma comenta sobre acordo BNDES e Conab


Acordo Conab e BNDES: Inscrições de projetos estão abertas



Nesta segunda-feira (1º), tem início o período de inscrição de projetos da agricultura familiar para organizações que queiram receber apoio financeiro por meio do acordo firmado entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor individual será de até R$ 50 mil por organização proponente. O objetivo é selecionar projetos que fortaleçam cooperativas e associações de agricultores familiares por meio de investimentos em estruturação, beneficiamento, processamento, armazenamento e comercialização da produção de alimentos.

Os interessados devem preencher o formulário on-line disponível no site da Conab, sem deixar de anexar o projeto. O prazo termina em 30 de abril. Além do preenchimento da inscrição, a cooperativa de agricultores familiares também deverá encaminhar a documentação exigida para a Superintendência Regional do Estado em que está sediada. Os agricultores familiares que não têm acesso à Internet podem procurar as Superintendências da Conab para que possam preencher o Formulário de Inscrição.

Requisitos
Podem participar do acordo as cooperativas ou associações de produtores rurais de base familiar constituídas há mais de dois anos. Os interessados devem apresentar a Documento de Aptidão ao PRONAF (DAP).

É necessário também comprovar realização de, no mínimo, uma operação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ou do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ou ainda da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

O resultado final da seleção será publicado no Diário Oficial da União (D.O.U), e disponibilizado nos portais da Conab (www.conab.gov.br) e do BNDES (www.bndes.gov.br).

Armazéns sem certificação ficam impedidos de atuar para o governo

Esta notícia poderá dificultar ainda mais a ação de compra pela Conab de juta
e malva no Amazonas. Pelo que conheço, não temos armazéns privados certificados. A desativação dos armazéns da ex-Cibrazem no AM está causando grandes entraves, principalmente em Parintins, Itacoatiara e Manacapuru.


A partir desta semana, as unidades armazenadoras que não estejam certificadas em ambiente natural ficam impedidas de prestar serviços de armazenagem de estoques governamentais ou receber produtos de operações realizadas pela Conab. O último prazo determinado pela Instrução Normativa nº 041, que trata sobre os requisitos para certificação, era até 31/12/2012, mas como o novo sistema de cadastro e consulta das unidades armazenadoras certificadas só ficaria pronto no dia 25/03/2013, o Ministério da Agricultura, por meio de ofício, estendeu o prazo para esta data.

Pirarucu fresco a R$ 8,00 kg em Florianópolis

Bem, a informação foi publicada, hoje, no Jornal do Commercio/AM, em artigo de autoria do PhD Daniel Nascimento e Silva. E o detalhe que mais me chamou atenção foi o fato dele afirmar que é "pescado aqui no nosso Estado". O assunto precisa ser avaliado. Ele é da pesca manejada ou de criação/piscicultura? Se for de piscicultura, o mais provável é que esse peixe de Floripa não seja oriundo do AM. Se for da pesca manejada, penso que não será possível comercializar ao preço de R$ 8,00 kg em decorrência dos custos que envolvem a operação. Deixo a notícia para análise dos especialistas amazonenses. 



BNDES e CONAB investem na agricultura familiar (video)


quarta-feira, 27 de março de 2013

Confira a programação do Peixe Popular, Tenda do Peixe e Bacalhau da Amazônia para a semana santa.


Confira a programação do Peixe Popular, Tenda do Peixe e Bacalhau da Amazônia para a semana santa.

01 Lançamento Peixe Popular PHOTO BY LUZIMAR BESSA
A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) dá continuidade durante a semana santa a “Tenda do Peixe”, mais uma ação para ampliar a oferta de peixe e combater a especulação e a alta no preço do pescado durante a Semana Santa no Amazonas. Além da Tenda também há a opção de adquirir pescado por uma preço mais acessível através dos caminhões do Peixe Popular e também o Bacalhau da Amazônia.

Tenda do Peixe
Esse ano a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) disponibilizou duas Tendas do Peixe que estão localizadas na Avenida Torquato Tapajós de 07 às 22 horas (entrada da Cidade Nova  – Antigo Posto San Remo) e outra na Feira do Coroado de 07 às 18 horas (Alameda Cosme Ferreira)
Bacalhau da Amazônia
27.03 – Quarta-Feira: UEA – Universidade do Estado do Amazonas (Sede da Reitoria – Djalma Batista)
27.03 – Quarta-Feira: INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (General Rodrigo Otávio – Coroado)
28.03 – Quinta – Feira: Tenda do Peixe – Feira do Coroado (Alameda Cosme Ferreira – Coroado)
28.03 – Quinta – Feira: Tenda do Peixe – Torquato Tapajós (Entrada da Cidade Nova – antigo Posto San Remo)
29.03 – Sexta-Feira: Tenda do Peixe – Feira do Coroado (Alameda Cosme Ferreira – Coroado)
29.03 – Sexta-Feira: Tenda do Peixe – Torquato Tapajós (Entrada da Cidade Nova – antigo Posto San Remo)
30.03 – Sábado: Tenda do Peixe – Feira do Coroado (Alameda Cosme Ferreira – Coroado)
30.03 – Sábado: Tenda do Peixe – Torquato Tapajós (Entrada da Cidade Nova – antigo Posto San Remo)
Peixe – Popular
Qua. 27Centro oeste1.Redenção – Próximo ao CDC08h
 Leste2.Zumbi – Campo de Futebol08h
 Centro Sul3. Cachoeirinha – Gen. Glicério com Itacoatiara08h
  
Qui. 28Sul1. Dist. Industrial – Sede da ADEFA08h
 Centro Sul2. União – Campo de Futebol08h
 Norte3. Cidade de Deus – Próx. ACCD08h
 Norte4. Feirão da Sepror – Parque da Expoagro (Torquato Tapajós)08h
  
Sex. 29Oeste1. Stº. Antonio – Igreja do Evang. Quadrangular08h
 Norte2. Conj. J. Bonifácio – Rua Stª Marta (Casinha da Saúde)08h
 Oeste3. Stº Agostinho – Rua do Campo (Esc. Ângelo Bittencourt)08h
 Norte4. Feirão da Sepror – Parque da Expoagro (Torquato Tapajós)08h
  
Sáb. 30Norte1. Jesus  Me Deu – Depósito da Bemol08h
 Oeste2. Nova Esperança I – Campo de Futebol08h
 Norte3. Manôa – Campo de Futebol08h
 Norte4. Feirão da Sepror – Parque da Expoagro (Torquato Tapajós)08h
     

IDESAM visita a Conab

Silvio e Aline, do IDESAM, foram conhecer os instrumentos de  apoio à comercialização  operados pela Conab. A idéia é apoiar os agricultores  da RDS Uatumã por meio do PAA/MDS.

Leitores do Blog "Lane e Jean" comentam notícia

Lane e Jean deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Ação do Idam vai beneficiar extrativistas de Eirun...":

"A Ação foi da SEPROR E IDAM, em parceria com o CNS e Prefeitura Municipal. "

Postado por Lane e Jean no blog Thomaz Rural em 27 de março de 2013 09:19

GCEA reúne na Conab

Hoje, no auditório da Conab, o Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA)  analisou os dados agropecuários de 2012. Apenas 1/3 dos membros compareceu ao encontro, entre eles a Suframa, ADS, Sefaz, IBGE, Ceplac, SFA, Afeam, FAEA, Fettagre e Conab. Entre as demandas surgidas na reunião destaco o pedido que será encaminhado à Sefaz solicitando os quantitativos de milho, arroz e feijão que entraram em Manaus vindo de estados produtores. Confesso que é um dado fundamental e que servirá para diversas análises.




terça-feira, 26 de março de 2013

CONVITE


Nova variedade de BANANA



A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), principal entreposto de hortifruti do país, apresentou a banana platina, uma variedade diferente da banana prata. Afruta é resultado de 10 anos de pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Além de ser derivada da banana prata, uma das preferidas pelos brasileiros, a nova fruta promete trazer vantagens para o produtor, já que é mais resistente a uma série de doenças. Assim, a expectativa é que a banana platina seja mais barata para o consumidor, uma vez que reduz os custos de produção e deve ser consumida mais verde.
A produção da banana platina ainda está na fase inicial em diferentes regiões do país. Por enquanto, mais de 120 mil mudas foram plantadas. Para que os bananicultores tenham acesso à nova variedade de banana prata, é preciso aumentar a produção de mudas. A nova fruta deve ganhar mercado no ano que vem.

Emater doa peixe para beneficiários do Bolsa Família no Rio Grande do Norte

* Esta modalidade de PAA é a mesma realizada recentemente pela Sepror, ou seja, convênio/adesão do Estado com o MDS. Só que no RN o agente operador é o órgão de assistência técnica. Na última semana, em evento promovido pelo ex-senador Jeferson Praia, estimulei que a cidade de Manaus também procurasse fechar parceria com o MDS. 
A população atendida pelo Programa Bolsa Família no Rio Grande do Norte já têm o peixe garantido para manter a tradição da Semana Santa. Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (Compra Direta), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater/RN) vai doar 114 toneladas de pescado para 54 mil famílias, abrangendo 50 municípios. A entrega será realizada pelos extensionistas rurais da Emater e por servidores das preferituras na terça e na quarta, dias 26 e 27, nas próprias comunidades rurais.
A distribuição do pescado é uma ação do governo do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e representa um investimento de R$ 800 mil. Segundo a gerente do Compra Direta, extensionista rural da Emater/RN, Kize Aracheli, todo o pescado adquirido é originário de águas interiores (açudes, lagoas, tanques e viveiros) e da pesca artesanal em águas salgadas. Os fornecedores são pescadores que recebem assistência técnica da Emater.
Segundo Kize Arachelli, cada família beneficiada receberá dois quilos de pescado dos seguintes tipos: tilápia (de águas internas) e atum, dourado, serra, cioba, biquara e pescada (de águas salgadas). 
RURALBR, COM INFORMAÇÕES DO GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE

Justiça multa em R$ 400 milhões maiores indústrias de suco de laranja do país


A Justiça do Trabalho condenou as quatro maiores fabricantes de suco de laranja do país – a Sucocítrico Cutrale, a Louis Dreyfus Commodities Agroindustrial, Citrovita Agroindustrial e a Fischer – a pagarem indenização de R$ 400 milhões por danos morais coletivos devido à terceirização de trabalhadores rurais.

A decisão, do juiz Renato da Fonseca Janon, da Vara do Trabalho de Matão (SP), divulgada nesta terça, dia 26, determina o pagamento da multa e o fim da terceirização nas atividades de plantio, cultivo e colheita de laranjas das empresas, “em terras próprias ou de terceiros, localizadas no território nacional, com produção agrícola utilizada em suas indústrias”.

A ação foi movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). As fabricantes podem recorrer ao Tribunal Regional do Trabalho de Campinas. Se a decisão for mantida após julgamento na última instância, as empresas terão prazo de 180 dias para cumpri-lá, sob multa diária de R$ 1 milhão em caso de descumprimento.

IDAM visita comunidade de Manicoré



26/03/2013 - Davi Sampaio
Técnicos da Unidade Local (Unloc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – Idam/Manicoré (a 332 km de Manaus), realizaram no período de 19 a 22 deste mês um laudo de vistoria nos tratores adquiridos, por meio de financiamento, pelos agricultores familiares das comunidades São José, São Miguel, Liberdade, Santa Ana e Santa Ana do Capananzinho.

iDAM na Assembleia da RDS de Mamirauá



26/03/2013 - Paula Vieira
Foi realizada no período de 21 a 23 deste mês, a Assembleia Geral dos moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS)/Mamirauá, que este ano foi realizada pela vigésima vez com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). O evento aconteceu na comunidade Batalha de Baixo / setor Guedes, rio Solimões de Baixo, com a participação de 350 agricultores familiares.

Alunos da comunidade Bom Socorro do Zé Açu recebem certificados


 
 
 O presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AM), Muni Lourenço, juntamente com os diretores do Sindicato Rural de Parintins, realizaram no último sábado (23), a entrega de certificados na comunidade Bom Socorro do Zé Açu, no município de Parintins.

“O SENAR-AM não mede esforços para cumprir sua missão, que é promover a educação, a profissionalização dos produtores rurais. Nessa comunidade a maioria dos participantes foram mulheres que agora vão poder ajudar no desenvolvimento de suas famílias. Junto com o Sindicato vamos em 2013 levar outros cursos para as comunidades, como o PRONATEC, que tem o conteúdo mais extenso”, disse Lourenço.

SENAR-AM apresenta cursos para produtores de Manaus em reunião de trabalho


 
 
 Foi realizado durante dia (22), no Instituto Nacional de pesquisas da Amazônia (Inpa), uma “Reunião de trabalho sobre o setor primário nas zonas periurbanas e rural no município de Manaus”, pela Secretaria Municipal de Empreendedorismo e Abastecimento (Sempab).

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AM), Aécio Filho, representou a instituição palestrando sobre os serviços que a instituição oferece, “Para nós é importante firmar parceria com outras entidades otimizando as atividades em prol do desenvolvimento sustentável do setor primário”, afirmou.

Líderes comunitários recebem instruções sobre a parceria CONAB/BNDES em Alagoas



Acontece nesta terça-feira (26) a reunião da Câmara Setorial da Mandioca na cidade de Arapiraca, interior de Alagoas que deve reunir cerca de 120 líderes comunitários e autoridades para debater o setor. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá apresentar os detalhes sobre a parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para o fortalecimento da produção rural de base familiar.

O encontro é bimestral e reúne instituições como Conab, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Embraba, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Sebrae e outros.

Sobre a parceria
O valor total do Acordo é de R$ 23 milhões, e nesta primeira edição serão liberados R$ 5 milhões, destinados a grupos de mulheres, produtores agroecológicos e povos de comunidades tradicionais. A abrangência é nacional, mas com foco prioritário nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, para onde serão destinados pelo menos 70% dos recursos. O valor individual de apoio será de até R$ 50 mil por organização proponente. (Thais Margalho/Conab)


segunda-feira, 25 de março de 2013

VALOR - Subsídios brasileiros no foco dos americanos


CAR entra na fase operacional



    Martim Garcia / MMA
    Cabral fala aos técnicos em geoprocessamento: cadastro será acelerado
    Cabral fala aos técnicos em geoprocessamento: cadastro será acelerado

    Técnicos dos órgãos estaduais de meio ambiente são treinados para utilizar as imagens de satélite

    SOPHIA GEBRIM

    A fase operacional do Cadastro Ambiental Rural (CAR) começou com a capacitação dos técnicos de órgãos estaduais de meio ambiente, que acontece desde ontem (20/03) e será encerrada nesta quinta-feira (21/03), na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília. Durante o encontro, dois representantes de cada estado receberam treinamento para o uso das imagens de satélite, adquiridas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e repassada aos órgãos ambientais para auxiliá-los no processo de implantação do CAR, ação do MMA que prevê a regularização ambiental de 5,2 milhões de imóveis rurais em todo o país. 

    A capacitação foi dividida em duas turmas. A primeira, formada por representantes do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal, recebeu o treinamento na quarta-feira. Já a segunda turma, que engloba o restante dos estados, finalizou o treinamento hoje: Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.