terça-feira, 30 de abril de 2013

Diretoria se reúne e conhece o andamento da regularização de terras no Amazonas



 Data: 30/04/2013 
   
 
Durante a 2ª Reunião Ordinária da Diretoria da FAEA, nesta segunda-feira (29/04), os dirigentes receberam o presidente do Instituto de Terras do Amazonas (ITEAM), Wagner Santana. Foi pautado as ações do Instituto, como o projeto de regularização de terras, informatização do órgão buscando a transparência, entrega de títulos e ações do mesmo para o setor.


O presidente da FAEA, Muni Lourenço, apresentou aos participantes medidas importantes para os produtores rurais pleiteadas pela Federação nos últimos meses. Conquistas como a diplomação de jovens participantes do curso o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC); Redução das taxas de juros da AFEAM; A compra de sacarias de juta e malva pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB); Como também a suspensão da inscrição de nomes no SERASA, de produtores rurais que não receberam a fatura de energia elétrica.

Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR
 
   
 img img img

FAEA e Sindicato Rural participam de reunião sobre a “Zona Franca do Amazonas”



Data: 30/04/2013
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e o Sindicato Rural de Presidente Figueiredo, acompanharam nesta segunda-feira (29/04), uma reunião no município com o deputado estadual Marco Antônio Chico Preto (PSD), para explicar sobre a Proposta de Emenda à Constituição do Amazonas, (PEC n° 18/2011) a qual defende a fixação de um piso mínimo para investimentos no setor primário.


Durante o encontro foi unânime a ideia que a aprovação da PEC, vai fazer com que o Amazonas passe a produzir mais diminuindo assim a importação de alimentos. “Está claro que não podemos depender economicamente apenas da Zona Franca de Manaus, é necessário interiorizar a economia. Ter um distrito fortalecido também em outros municípios. Nós da FAEA temos apoiado a PEC, pois com sua aprovação o setor primário irá dar um salto, beneficiando o Estado como um todo, principalmente de quem vive da atividade primária”, disse o presidente da FAEA, Muni Lourenço.

Novo delegado do MDA toma posse

Na próxima quinta, dia 2, no auditório do INCRA-AM, acontece a solenidade de posse do Arivan no comando do MDA no Amazonas.

ZEE e CAR em pauta no CEDRS

CEDRS realiza segunda reunião de 2013. O CAR (Cadastro Ambiental Rural) e o ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico) foram amplamente debatidos. 





segunda-feira, 29 de abril de 2013

Convite da EMBRAPA


SEPROR e CONAB debatem o PAA

Na ultima semana, no auditório da Conab, técnicos do Sistema SEPROR e da CONAB trocaram experiências que envolvem a operacionalização do
PAA no Amazonas




CONSEA reúne na UEA

Hoje, na UEA, aconteceu mais uma reunião ordinária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Entre os temas amplamente discutidos foi o desperdício de pescado no Amazonas.






Instituições reúnem para fazer levantamento da produção agropecuária


26/04/2013 - Núbia Pereira
Representantes das instituições agropecuárias ligadas ao setor primário do Amazonas estiveram reunidos na tarde da última quarta-feira, 24, no auditório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), para discutir o levantamento de dados da produção agropecuária do Estado, feito anualmente e é divulgado em nível nacional pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística. A outra parte é divulgada por meio do Anuário Estatístico da Secretaria de Planejamento do Amazonas – Seplan/AM. Os participantes fazem parte do GCEA/AM- Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Amazonas, responsável para unificar os dados.

Agricultores de Anori são beneficiados com entrega de máquinas e equipamentos


29/04/2013 - Davi Sampaio

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM/Anori realizou na última quarta-feira (24), a entrega de máquinas e equipamentos por intermédio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
A ação beneficiou cerca de 40 agricultores familiares e foi realizada em parceria com o Banco da Amazônia que financiou equipamentos como, motor bomba, motores rabeta, micro tratores, botes de alumínio com motor 15hp, despolpadeiras de açaí e materiais de pesca.
Para a agricultora Kelem Pereira, o apoio e o incentivo dado pelo IDAM levaram muitos agricultores que trabalham com hortaliças no município a buscar novas tecnologias que facilitem o ciclo produtivo das mais diversas culturas.
De acordo com a equipe técnica do IDAM, essa ação realizada na região desencadeou novas oportunidades para o desenvolvimento socioeconômico da produtividade local, onde foi possível aliar a experiência dos agricultores com as inovações tecnológicas desenvolvidas por meio dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER.

Idam investe em metodologias para incentivar agricultores rurais


29/04/2013 - Paula Vieira

Visando proporcionar conhecimentos técnicos aos agricultores familiares sobre as atividades desenvolvidas no setor primário, o governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) em parceria com a Secretaria de Agricultura, realizou no município de Codajás (a 240 km de Manaus) uma excursão nos dia 26 e 27 deste mês, nas Unidades Demonstrativas de suíno, casa de farinha higiênica, casa de vegetação, citricultura, açaí e piscicultura.
Com um público de aproximadamente 40 agricultores, o evento foi conduzido por técnicos da Unidade Local do Idam, cujo objetivo foi demonstrar as técnicas aplicadas nas UDs com intuito de incentivar famílias rurais a investir nessas atividades.
De acordo com o técnico agropecuário do Idam, Francisco da Silva Dantas, é importante abordar as técnicas adequadas, uma vez que cada atividade requer cuidados diferenciados, como, por exemplo, a criação de peixes no município é desenvolvida no sistema de tanque escavado, onde o foco é demonstrar o manejo adequado e os cuidados com o pescado, visando sempre à qualidade.
Vale ressaltar, que a UD de casa de farinha higiênica tem gerado ótimos resultados, hoje, ela beneficia cerca de 30 famílias da região. E a Unidade Local do Idam tem prestado todo apoio ao agricultor na hora de produzir o alimento.
Entre as atividades desenvolvidas no município se destacam a produção do açaí e farinha de mandioca.

Projeto de Lei reconhece apoio de técnicos a comunidades produtoras

Foto por: Divulgação

Com a PL, a sobrevivência de comunidades produtoras é assegurada pelo apoio
Aprovado, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, o PL 1.027/2007 que “descaracteriza improbidade administrativa o fato de o agente público realizar ações de apoio a pequenos produtores rurais, quando solicitadas por associações ou cooperativas”.
De acordo com o autor da matéria e representante do Ramo Agropecuário da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Valdir Colatto (SC), o objetivo do projeto é viabilizar o desenvolvimento e a melhoria das pequenas propriedades em todo o País, permitindo a sobrevivência e a fixação das famílias no campo. A matéria segue agora para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania.
No Amazonas - No Estado, técnicos e agentes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) é um grande apoiador e multiplicador das ferramentas utilizadadas na produção florestal, produção vegetal, criações e fomento.
Presentes em todo o Amazonas, eles dão orientação desde as normas técnicas para georreferenciamento de imóveis rurais, manejo florestal e até orientando e fazendo o acompanhamento de campanhas de vacinação animal.

Fonte: OCB no Congresso e Assessoria de Imprensa OCB/Sescoop-AM

Artigo - Novos Avanços e Velhos Problemas

Publicado no Jornal do Commercio, no dia 23/04/2013

AGRONEGÓCIOS

Novos Avanços e Velhos Problemas

Revendo o acervo fotográfico do meu pai, Ubaldino Meirelles, que espera contar, em livro, sua história pessoal e profissional, encontrei uma foto dele e do saudoso Eurípedes Lins chegando ao município de Autazes para a primeira ação itinerante da previdência social do Amazonas. Só em lembrar esse caboclo de Fonte Boa fiquei imaginando como ele ficaria feliz em saber que o Governo Federal, por meio da Conab, passará a comprar sacaria biodegradável (juta e malva) para utilização no estoque público. Isso é, no meu entendimento, uma das maiores conquistas para a cadeia produtiva de fibras naturais (malva/juta) com reflexos expressivos nas áreas social, econômica e ambiental. O anúncio ocorrido, em Manaus, durante a última reunião da Câmara Setorial Nacional de Fibras Naturais não teve, no meu ponto de vista, a devida repercussão na mídia local e nacional. Espero que ainda tenha, pois é um grande exemplo de sustentabilidade que a presidenta Dilma, o MAPA e o conselho diretor da Conab estão dando ao mundo. O Voto do diretor Sílvio Isopo Porto destaca três importantes pontos. São eles: “que a Conab passe a utilizar no acondicionamento de produtos, preferencialmente, sacarias de fibras de juta e malva; que as aquisições de sacaria da indústria estejam condicionadas à comprovação de pagamento do preço mínimo da matéria prima ao agricultor e que o MAPA estude alguma forma de benefício ao usuário do Programa Vendas em Balcão visando estimular a reutilização da sacaria de juta e malva”. É importante ressaltar que tal decisão encontra respaldo na preocupação do Governo Federal expressa no Decreto n. 7.746 com a redução dos impactos ambientais.


Editorial de 08 de Setembro de 1985

Espero, sinceramente, que essa conquista histórica, que deve ser colocada em prática nos próximos meses, possa ser capaz de eliminar ou estimular que entraves históricos do setor possam ser superados. Durante a abertura da reunião da Câmara Setorial li, sem dizer inicialmente a data da publicação, o editorial de A Crítica cujo conteúdo contemplava problemas atuais, mas tinha sido escrito em 1985, quase trinta anos passados. Dizia o editorial: “...Mais uma vez a economia amazonense se vê ameaçada...não é a primeira vez que tais ameaças preocupam os homens responsáveis de nosso Estado...sofrendo a concorrência de produto estrangeiro...são conhecidas as dificuldades de ordem tecnológica que marcam profundamente o cultiva da juta e malva em nossa região. Também não tem escapada aos estudiosos as condições de sobrevivência dos juticultores, expostos a doenças irreversíveis e condenados a manter o mesmo nível de via, após anos e anos de atividade...necessitamos, diante desta nova ameaça, é de discussão séria e duradoura...só assim, não se repetirão as ameaças, que se tornam cíclicas, como o próprio cultivo das fibras...”. Este editorial foi registrado nos anais do Congresso Nacional, em sessão do dia 13.09.1985, pelo então deputado federal Ubaldino Meirelles.

 
Velhos Problemas

Quem acompanha o mercado sabe exatamente que a atual safra enfrenta conhecidos entraves, ou seja, os mesmos registrados no editorial de 1985. Neste artigo acrescento mais um, a falta de armazéns credenciados no MAPA que estão impedindo que a Conab faça AGF (Aquisição do Governo Federal). Entretanto, aproveito para mostrar que esse empecilho também não é recente e que eu já havia alertado os atores da cadeia dez anos atrás. Em 23/12/2003, nesta mesma coluna, publiquei o artigo intitulado “Armazenagem Deficiente”. Uma semana depois, ou seja, em 30/12/2003, foi a vez do artigo cujo titulo era  Cadastramento de Armazéns”. Nas duas publicações alertei que a estocagem de produtos agropecuários poderia ser problema no meu estado. Hoje, com a exigência da “certificação” para armazéns privados operarem com a Conab e a inconsequente venda (lutei muito para não ser concretizada, inclusive com registros na imprensa), no passado, de três armazéns da ex-cibrazem da capital o problema ficou ainda mais grave. Penso que fiz minha parte, e vou continuar lutando para dias melhores ao produtor familiar do Amazonas. Na recente conquista, a da compra de sacaria biodegradável pelo governo, espero que o reflexo positivo chegue ao bolso do juticultor, caso contrário, de nada adiantou tanta luta. Enquanto o governo estadual direcionar todo o poder político para a manutenção do Pólo Industrial de Manaus, os “velhos problemas” do setor primário do Amazonas continuarão causando transtornos aos “novos avanços” e aos “bons programas” do Governo Federal. É lógico que estamos tendo avanços no setor agropecuário local, mas são pontuais, e sem volume para substituir o modelo econômico do PIM. E não é difícil virar esse jogo, ficando livre dos ataques regulares de São Paulo ao modelo da ZFM. Basta colocar o CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia) em pleno funcionamento (dez anos parado) e dotar os Sistemas Sepror e SDS, principalmente o IDAM, de estrutura suficiente para executar as atividades de campo. Teremos criado um novo modelo econômico aproveitando as infinitas potencialidades regionais gerando empregos na capital e no interior, garantindo a soberania e segurança alimentar e aliviando o valor da cesta básica, uma das mais altas do país.

23.04.13

Thomaz Antonio Perez da Silva Meirelles, servidor público federal, administrador, especialização na gestão da informação ao agronegócio. E-mail: thomaz.meirelles@hotmail.com

domingo, 28 de abril de 2013

Outra goleada: Rondônia - R$ 491 milhões X Amazonas - R$ 76 milhões

Enquanto as forças políticas estão concentradas na defesa da ZFM/PIM, por falta de bancos oficiais que operem o crédito rural no interior, estamos desperdiçando o que mais precisamos, recursos financeiros. Aliás, o mais barato do mundo, o do Pronaf. Em número de contratos, Rondônia fez 23 mil. O Amazonas somente 7.117, de um total aproximado de 275 mil agricultores familiares. Permanecendo esse quadro, nossa soberania alimentar continua comprometida e o valor da cesta básica sendo uma das maiores. Espero que o MDA/AM coloque esse tema como uma das prioridades na gestão do amigo Arivan. Essa "chuva" precisa chegar no roçado do caboclo amazonense.

Nova goleada: Pará - R$ 347 milhões X AM - R$ R$ 76 milhões

É só acessar o site do MDA e confirmar os números registrados no título desta publicação (custeio + investimento). E tem mais, em números de contratos o Pará formalizou 28.451, o Amazonas apenas 7.117. Na próxima terça, no Jornal do Commercio, volto a falar sobre esse assunto.  A presidenta DILMA precisa saber que a falta de agências bancárias que operam o crédito rural no interior do estado é a grande causa dessa insignificante participação do meu estado. Sem banco no interior, essa "chuva" da foto não vai cair no terreno do caboclo. Esses dados são de 2012.

Mapa apoia a estruturação de cooperativas de pequenos produtores

 

 
Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciaram nesta sexta-feira, dia 26 de abril, a assinatura de três convênios no valor total de R$ 1,3 milhão, que serão direcionados para capacitação em cooperativismo. O anuncio foi feito durante participação na Assembléia Geral das cooperativas de crédito para Agricultura Familiar em Francisco Beltrão, no Paraná.
Em 2012, o Mapa abriu duas chamadas públicas para selecionar entidades interessadas em desenvolver projetos de capacitação em associativismo rural e cooperativismo. Foram assinados convênios com a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Brasil (Arcafar Sul), a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Famíliar e Economia Solidária do Estado do Paraná (Unicafes/PR).

sábado, 27 de abril de 2013

Feira de ORGÂNICOS de Manaus

Contando com muito esforço da equipe da Superintendência Federal de Agricultura do Amazonas (SFA/AM), Prefeitura/SEMPAB, agricultores familiares e outros importantes parceiros, é realizada, todo fim de semana, nas dependências da SFA (Rua Maceió, 460), a primeira feira de produtos orgânicos do Amazonas.
 
Tenho regularmente conversado com o amigo e tricolor Márcio (MDA/SDT), sempre presente à feira, recebendo a informação de estar havendo desperdício de alimentos por falta de comercialização.
 
Ciente de que esses produtores já possuem a DAP e que integram uma associação devidamente regularizada (APOAM), entendo que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio do instrumento CPR-DOAÇÃO, pode perfeitamente evitar esse inaceitável desperdício, alimentando famílias em situação de insegurança alimetar e estimulando o agricultor a continuar cultivando esses alimentos que preservam o meio ambiente e extremamente saudáveis ao cidadão.
 

 

FAEA participa de encontro com o governador Omar Aziz



 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, participou de um almoço com o governador do Estado do Amazonas, Omar Aziz, e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços, Turismo do Amazonas (FECOMÉRCIO –AM), na última segunda - feira (22/04), com o objetivo de tratarem sobre o desenvolvimento da economia, em especial da agropecuária e comércio.
De acordo com informações do presidente da FAEA, Muni Lourenço, a compra de sacaria biodegradável (malva e juta) pela Conab foi socializada no recente encontro.


Foto: Assessoria Fecomercio-AM
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR

Sistema OCB e Embrapa firmam convênio para qualificação

Foto por: Embrapa/ Divulgação
 

 
Mais qualificação técnica voltada ao homem do campo! Esse é o resultado do acordo de cooperação assinado entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A formalização ocorreu durante a comemoração do 40º aniversário de criação da Embrapa, em Brasília-DF, nesta semana.

Governos inaugura feirão da Sepror no Ifam da zona Leste

Foto por: Alfredo Fernandes/Sepror

Cooperativas e associações terão novo espaço para vender seus produtos
 A partir do dia 27 de abril o consumidor terá uma nova opção de compras de produtos da agricultura familiar. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), vai inaugurar o Feirão da Sepror na zona Leste, como parte das comemorações de aniversário de quatro anos do projeto.

CONAB do AMAZONAS comemora 23 ANOS

Ontem, no auditório da Conab, num ambiente alegre e festivo, ocorreu a comemoração
dos 23 anos de existência da Companhia. Nascida da fusão de tres ex empresas (CFP, CIBRAZEM e CFP) vem tentando
cumprir sua missão institucional da melhor forma possível. Agradecimentos e parabenizações  a todos os empregados, parceiros e clientes que, diariamente, nos ajudam a errar menos






CEDRS reúne dia 30/04

Na próxima terça, no auditório da Conab, vai acontecer a segunda reunião, de 2013,  do CONSELHO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL - CEDRS. Na pauta, o Cadastro Ambiental Rural e o ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico). As instituições com 3 faltas (não justificadas) consecutivas ou seis alternadas serão desligadas do CEDRS.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Presidente do Banco da Amazônia anuncia volume de crédito

Foto por: Eliezer Favacho/Coopcom

Empresários e representantes de classes participaram do encontro
Presidente da Banco da Amazônia anuncia volume de crédito

O presidente do Banco da Amazônia, Valmir Pedro Rossi, participou nesta quinta-feira, 25 de abril no auditório de Sebrae-AM de reunião com representantes de entidades de classe e empresários para conhecer as demandas dos setores que buscam financiamentos junto ao banco. Walmir declarou que, a instituição representada por ele atualmente tem disponível recursos para financiamento em vários setores da economia na ordem de R$ 885 milhões, somente para este ano. 

Segundo o presidente o montante disponível para o Amazonas é oriundo do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) que é administrado pelo Banco da Amazônia com o objetivo de financiar os setores produtivos das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Ainda de acordo com Rossi, o Banco da Amazônia responde por 25% de todas as operações de crédito no Estado e possui 11 agências bancárias, sendo três na capital e as demais no interior.“O Brasil tem uma grande dívida com a Região Norte, e por esse motivo temos o dever de observar esta Região com olhar mais próximo, em busca de soluções para os seus problemas”, declarou o presidente. 

O diretor-superintendente do Sebrae-AM Nelson Rocha informou que o objetivo desta reunião foi apresentar à classe empresarial o novo presidente do Banco da Amazônia, além de mostrar as expectativas para o Amazonas e manter um bom diálogo com os empresário. “Precisamos discutir com os Bancos de maneira franca e descobrir uma forma de levar para os pequenos empresários e produtores uma taxas de juros baixa na intenção de transformá-los em grandes”, disse o diretor. 

Para o superintendente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Thomaz Meirelles, o recurso do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) é o dinheiro com taxa de juro mais barata do mundo, porém, a falta de agências bancárias nos municípios do interior do Amazonas se transforma no maior entrave para esse dinheiro chegar nas mãos dos agricultores, pois, segundo ele, para os pequenos produtores terem acesso a financiamentos dos bancos é muito demorado. “A ação itinerante da instituição não funciona devido a geografia do Estado, pois o agricultor precisa de velocidade nos financiamentos para o dinheiro chegar ao seu bolso. Temos 600 pessoas em situação de extrema pobreza precisando desses recursos”, afirmou Thomaz.

O presidente da Faea (Federação da Agricultura do Estado Amazonas) Muni Lourenço disse que o setor agropecuário é o que mais emprega e gera renda no Amazonas. Segundo ele, em 2003 o setor representava 4% do PIB do estado, em 2011 chegou a 7%, devido a interiorização da economia e o governo tem percebido esse crescimento e resolveu fazer grandes investimentos no setor.

Muni declarou ainda que o setor agrícola do Amazonas precisa urgente de mais assistência técnica, melhorar a genética dos rebanhos, mecanizar as áreas produtivas e verticalizar a economia agropecuária. “Precisamos ter o Banco da Amazônia com uma percepção muito clara de tudo que está acontecendo, hoje temos um verdadeiro vazio bancário nos municípios, o que leva o Amazonas ser o último estado a ter acesso aos recursos do Pronaf”, finalizou Muni


Mais informações sobre linhas de crédito e planos do Banco para 2013 estão disponíveis no site: www.bancoamazonia.com.br.


Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM

Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Novo Plano Safra terá projeto de estímulo à armazenagem, anuncia Banco do Brasil

Esalq/Divulgação

Foto: Esalq/Divulgação
Programa de incentivo à armazenagem deve ser anunciado em maio
O vice-presidente de Agronegócio e de Governo do Banco Brasil (BB), Osmar Dias, afirmou nesta quarta, dia 24, na Câmara, que o novo Plano Safra, que será anunciado até o fim de maio pela presidente Dilma Rousseff, contará com um programa de incentivo à armazenagem, "com taxa de juros e prazos adequados". Dias participou de reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Casa.

Dias lembrou que a capacidade de armazenamento no Brasil, de 140 milhões de toneladas, está muito abaixo das necessidades, pois, pelos indicadores internacionais, deveria haver espaço suficiente nos silos para estocar 220 milhões de toneladas de grãos, volume 20% superior à produção estimada para esta safra.

Idam realiza curso sobre cultivo protegido de hortaliças em Beruri

24/04/2013 - Paula Vieira

Com objetivo de incentivar agricultores familiares a investir em novas tecnologias no plantio de hortaliças, o governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), está realizando um Curso sobre Cultivo Protegido de Hortaliças, na Unidade Local do município de Beruri (a 170 km de Manaus), no período de 23 a 26 de abril.
Cerca de 20 agricultores familiares estão participando da capacitação, que está sendo ministrada pelo engenheiro agrônomo do Idam, Paulo Bandeira.
Dividido em teoria e prática os participantes estão tendo a oportunidade de aprender novas técnicas de plantio como, por exemplo, escolha de área, análise do solo, tipos de casa de vegetação (capela, arco e convectivo), construção de viveiros de mudas, sistema de irrigação, manejo adequado, colheita e comercialização.
Para o gerente da Unidade Local do Idam, Jaime Gatenha, é importante buscar iniciativas como essa, uma vez que os agricultores da região que trabalham com o cultivo de hortaliças, ainda desenvolvem a atividade de forma rústica. Segundo ele, aplicar novas tecnologias sem dúvida permite ao agricultor uma maior produtividade, melhoria na qualidade, além de oferta do produto durante o ano inteiro.
O fechamento do curso está programado para sexta-feira, 26, onde será realizada uma excursão na Unidade Demonstrativa (UD) de cultivo protegido de hortaliças em Anamã, cujo objetivo e demonstrar na prática como funciona esse sistema.

Agricultores participam de curso sobre qualidade da farinha


24/04/2013 - Núbia Pereira
O governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam realizou no período de 17 a 19 de abril, no município de Manaquiri, o curso sobre Melhoramento da Qualidade e Padronização da Farinha de Mandioca.
O evento coordenado pela Unidade Local (Unloc) do Idam, beneficiou agricultores familiares da comunidade Anajá, que receberam informações sobre estrutura das plantas e componentes das raízes, utilização da mandioca na alimentação humana, animal e industrial, produção, capacidade e estrutura de uma casa de farinha. Também foram abordadas noções de higiene durante a manipulação e processamento de alimento, práticas de limpeza da casa de farinha, além de práticas de aproveitamento de subprodutos para a fabricação de ração e derivados para a alimentação humana, armazenagem, classificação, embalagem, transportes e comercialização da farinha.
Depois da parte teórica, os participantes colocaram a ação em prática.
Conforme o gerente do Idam, Paulo Soares Costa, a metodologia utilizada serviu para que nenhum agricultor pudesse ter dúvida na hora de desenvolver a atividade no dia a dia.

Idam incentiva o cultivo de abacaxi em Barreirinha


24/04/2013 - Davi Sampaio
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado do Amazonas - Idam/Barreirinha em parceria com o Banco da Amazônia e a Secretaria de Produção do Município, realizaram no último dia 17, quarta-feira uma visita técnica aos agricultores da Agrovila de Caranã, que aderiram a Linha de Crédito do Pronaf para a implantação de projetos referentes à produção de abacaxi. A atividade é considerada pioneira no município.
O projeto, elaborado pela Cooperativa dos Técnicos e Multiprofissionais em Agropecuária – Cootempa teve inicio em junho do ano passado, atendendo a 20 agricultores. Cada um deles, recebeu crédito no valor de R$ 10 mil reais e foram beneficiados com a aquisição de aproximadamente 30 mil mudas de abacaxi. O plantio foi feito numa área de 20 hectares.



Câmara de Fibras realiza visita técnica e conhece a produção de juta e malva

 





 
 
Data: 24/04/2013
A malva e a juta têm agraciado o setor primário com grandes incentivos de melhoria na produção da atividade extrativista. No último dia 12, autoridades do setor agrícola e cooperativistas, realizaram uma visita técnica para conhecer de perto a produção de fibras do Estado, no município de Manacapuru.


Estiveram presentes, Muni Lourenço, presidente da FAEA (Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas), Petrucio Magalhães, presidente da Ocb/Am (Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas), Ivo Naves Representante da Conab/Brasília, Everton Rabelo,pesquisador da Embrapa, presidente do Sindicato de Manacapuru, Mário Jorge, Airton Samy , Secretário das Câmaras Setoriais.

Produtores de Manacapuru conhecem o Projeto Balde Cheio

Data: 24/04/2013
Foi apresentado nesta quarta-feira (24 /04), no município de Manacapuru, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro Pequenas e Empresas (SEBRAE-AM), o Programa Balde Cheio. A ideia é expandir o projeto que teve as primeiras unidades demonstrativas na bacia leiteira de Autazes, para outros municípios, fortalecendo e interiorizando a economia.

O Programa Balde Cheio, é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira, sem desmate de novas áreas. O presidente da FAEA, Muni Lourenço, destacou os benefícios que o projeto está levando para Autazes, e que a expansão do mesmo tem o objetivo de ajudar os produtores. “Nosso total interesse é que o povo de Manacapuru possa receber iniciativas concretas para ajudar a desenvolver o setor primário do município; Viemos hoje debater estratégias para futura implantação do Balde Cheio”.


terça-feira, 23 de abril de 2013

Secretário Elias Martins visita a CONAB

Elias Martins, secretário de Produção Rural do município de Manaquiri visitou a regional da CONAB/AM a fim de conhecer os instrumentos de apoio à comercialização que são operados pela Companhia. Uma grande preocupação do jovem  e interessado secretário é com a perda de pescado no Manaquiri em momentos de grande seca. Já fez parceria com a CEPLAC e tem demonstrado grande interesse em ampliar o PAA no município.

Audiência Publica discute o Programa Luz Par Todos no Amazonas


Por: Kennedy Lira

O programa Luz Para Todos teve inicio  no estado do Amazonas, em 2003, no primeiro governo do presidente Luis Inacio Lula da Silva. A coordenação do Comitê Gestor do Programa esta a cargo do engenheiro eletricista, Robson de Bastos, que ao longo dos anos vem desenvolvendo o PLPT de forma democrática e com transparência, com a participação da sociedade civil organizada, procurando sempre manter a comunidade amazonense informada a respeito das ações dos programas de obras executados pela concessionária Amazonas Distribuidora de Energia.

Desde o inicio do programa no ano de 2003 até o mês de março de 2013 foram efetuadas 85 mil ligações, beneficiando um universo de 500 mil pessoas nos 62 municípios do estado.

Foram executas obras em 2404 comunidades, construídos 13.400 quilômetros de rede elétrica, implantados 164.893 postes, instalados 37.304 transformadores.

O custo total de execução de obras esta em torno de 640 milhões de Reais.

Dados da CPT apontam o aumento de assassinatos no campo



1364 conflitos no campo. Por terra, por água, por relações trabalhistas... Esse é apenas um dos números da violência no campo no ano de 2012. A partir deste dado, surgem números de mortos, feridos, famílias expulsas de seus territórios e outros conflitos.

Este é o resultado da última pesquisa feita pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), que faz este levantamento detalhado anualmente, desde 1985. Tradicionalmente, estes dados coletados são reunidos em um livro, junto a análises das causas das situações de violência no campo e repercussão delas para a vida no campo brasileiro. Este ano, para fazer o lançamento do livro Conflitos no Campo Brasil 2012, a CPT escolheu um local de representatividade para a causa: o acampamento Hugo Chávez, em Brasília. “Eu nunca vi um lançamento em um lugar tão bonito como esse. Tão no chão da nossa terra, no cerrado do centro-oeste” comentou Dom Tomás Balduíno, conselheiro permanente da CPT, presente na cerimônia.
Dom Tomás, inclusive, dá nome ao centro de pesquisa da CPT.

IDAM BERURI REALIZA AÇÃO DE COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA UNIDADE DEMONSTRATIVA


23/04/2013 - Davi Sampaio

A Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado do Amazonas - IDAM/ Beruri (a 170 km de Manaus) realizou no ultimo dia 20 (sábado) em conjunto com a Prefeitura, uma Ação de Comercialização de frango caipira da Unidade Demonstrativa (criadouro) de propriedade do agricultor José Flávio Cascais Garone.
O evento foi realizado na Praça da igreja de Nossa Senhora de Nazaré e contou com a participação maciça da população do município. Na ocasião foram comercializados 100 frangos com aproximadamente 2,5kg, cada.

Kits seringueiros são entregues em Manicoré


23/04/2013 - Núbia Pereira
O presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Edimar Vizolli participou, na semana passada, da entrega de 226 kits seringueiros para a Associações dos Moradores Agroextrativistas das Comunidades do Igarapezinho, Novos Prazeres e Ponta do Campo, localizadas no município de Manicoré.
O município, hoje desponta como o maior produtor de borracha do Amazonas, e os kits compostos de 400 tigelas, 1lanterna de cabeça (que irão substituir as antigas porongas), 1 balde com tampa e peneira, bica, terçado e 2 lâminas de sangria que irão contribuir para aumentar ainda mais esses números.
De acordo com o gerente da Unidade Local (Unloc) do Idam, Cleudo de Oliveira, o governo do Estado está investindo para que a produção do Amazonas seja significativa, diminuindo assim as importações. Ele afirmou que ainda este ano, o Idam irá beneficiar mais seringueiros com novos kits.
Conforme Cleudo, a Unloc do Idam realiza, periodicamente, atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural e Florestal - ATERF aos agroextrativistas, emitindo Declarações de Aptidão – DAP/Pronaf. Além disso, também ministra cursos de sangria.
Na ocasião, o prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio, divulgou a proposta de aumento do subsídio municipal da borracha que passará de R$ 0,50 para R$ 0,70, o projeto será enviado para Câmara Municipal e aguardará aprovação.