quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ministro defende regularização de terras para acesso a crédito

 



Participando na manhã desta quinta-feira, 31 de outubro, do Fórum Agropecuário Integrado do DF, em Brasília, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, falou sobre a necessidade de regularização das terras dos produtores do Distrito Federal.
“Brasília é o centro político do país e deve ser o centro do agronegócio também. Temos que ter aqui a legalidade das terras e a segurança jurídica para que o produtor possa acessar todos os benefícios do plano agrícola 2013/14”, colocou.
Antônio Andrade relatou que o Plano Agrícola e Pecuário, o maior de todos os tempos, disponibilizou R$ 136 bilhões. Mas, segundo ele, o produtor precisa ter tranquilidade para dar suas terras como garantia nos financiamentos agrícolas na busca dos recursos financeiros.
O evento teve como objetivo debater as propostas do governo federal para o agronegócio local. O primeiro Fórum Agropecuário Integrado foi realizado pela Superintendência Federal de Agricultura (SFA/DF) e contou com a presença de autoridades do Executivo e Legislativo, além de secretários do Ministério da Agricultura e representantes de associações rurais.
Mais informações para a imprensa:Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2203
Diovana Miziara
diovana.miziara@agricultura.gov.br

Reportagens da Globo mostram perigos dos agrotóxicos


Duas reportagens veiculadas nesta terça e quarta-feira pela TV Globo abordaram irregularidades no uso de agrotóxicos em alimentos. A primeira matéria foi exibida no Jornal Nacional de terça e a segunda foi no Bom Dia, Brasil desta quarta-feira.
Os dois telejornais repercutiram pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelando que 33% das frutas, verduras e legumes consumidos pelos brasileiros apresentam resíduos de agrotóxicos acima do permitido.
A pesquisa da Anvisa analisou mais de três mil amostras dos alimentos de maior consumo no país: arroz, feijão, tomate e outros dez produtos. O pimentão lidera o ranking: 89% das unidades apresentaram resíduos. Os níveis foram altos também na cenoura e no morango. Pepino, alface e abacaxi tiveram mais de 40% das amostras com agrotóxicos.
A pesquisa comprovou dois tipos de irregularidades: níveis acima do permitido e a presença de produtos de uso não autorizado no Brasil.
Clique aqui para assistir a matéria do Jornal Nacional.
Clique aqui para assistir da matéria do Bom Dia, Brasil.
Veja mais informações sobre a pesquisa divulgada pela Anvisa
Fonte: reportagens da TV Globo e Anvisa

Juventude entrega carta política ao governo brasileiro


      
FOTO: César Ramos

Depois de três dias de análise e debates sobre a realidade da juventude rural da América Latina, foi construída uma carta política com proposição de políticas estruturantes para o fortalecimento da agricultura familiar, campesina e indígena nos países latinos. Este documento foi aprovado e entregue aos representantes do governo brasileiro na tarde desta quinta-feira (31), na sede da CONTAG, em Brasília. Esta atividade integra a programação do Seminário Internacional da Juventude Rural pela Reforma Agrária e Crédito Fundiário, que reuniu jovens trabalhadores(as) rurais, campesinos(as), indígenas, afrodescendentes e quilombolas de diferentes regiões da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Nicarágua, Paraguai, Peru e Uruguai.

A carta traz quatro propostas centrais, que são: o direito à terra; o direito à educação pública, gratuita e de qualidade; o direito ao trabalho decente; e o direito da juventude de vivenciar sua condição juvenil no campo, experimentando diferentes formas de sociabilidade a partir do direito à cultura, esporte, lazer, tecnologias da informação e comunicação, participação social e política de maneira autônoma e protagonista.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sepror entrega nesta sexta-feira, 01, barcaças que vão escoar a produção de mais de 900 produtores


 

DSC_0028 OK
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) entrega nesta sexta-feira (1º), em solenidade às 09h, no Porto de São Raimundo, duas barcaças com capacidade para transportar até 80 toneladas produtos cada uma. As embarcações integram o Programa de Expansão da Produção da Sepror e foram adquiridas por meio de convênio firmado entre a secretaria e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O investimento foi de R$ 1.401 milhão.
De acordo com o secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, as barcaças são os agentes que faltavam para completar a cadeia produtiva e de escoamento da produção no Amazonas. “Temos uma ótima produção de hortifrutigranjeiros, peixes, queijos, entre outros produtos. Além disso, temos um mercado que adquiri nossa produção e, faltava o transporte ideal. Agora, temos a solução”, destacou.
Mais de 900 produtores de sete municípios serão atendidos pelas barcaças que são chamadas também de “formigões d’água”. Os produtores atendidos fazem parte de uma cadeia que passa pelo produtor individual, produtor familiar e aqueles que fazem parte de associações e cooperativas.

Sistema OCB/Sescoop-AM realiza Seminário em Novo Remanso

O superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini fez a abertura do II Seminário Cooperativista de Itacoatiara na manhã desta terça-feira, 29 de outubro, com a participação de mais de 100 produtores rurais cooperados, além de autoridades, parlamentares e representantes de entidades ligadas ao setor primário do Amazonas. O evento foi patrocinado pelo Sistema OCB/Sescoop-AM em parceria com as cooperativas Coopanore, Ascope, Coopram e Prefeitura Municipal de Itacoatiara. O Seminário foi realizado na comunidade Novo Remanso a 218km de Manaus e teve como objetivo ajustar as demandas de cooperativas da zona rural e de comunidades do entorno do município de Itacoatiara.
Para Adriano Fassini, o objetivo do Seminário foi alcançado com sucesso absoluto, pois conseguiu juntar as três cooperativas, Coopanore, Ascoope e Coopram em um gesto de união, dando visibilidade e mostrando o trabalho que desenvolvem em suas regiões para as instituições que participam do evento, e que tem relação com Sistema OCB/Sescoop-AM, funcionando com importantes pontos de apoios ao cooperativismo do Amazonas na geração e distribuição de renda nas suas comunidades.
Fassini declarou ainda que, o Seminário trouxe palestras técnicas para melhorar a gestão das cooperativas, pois, segundo ele, esse é o papel do Sistema OCB/Sescoop-AM, como representante político do cooperativismo no Estado do Amazonas.
“Precisamos aglutinar forças, reunir as pessoas e promover as discussões em busca de soluções para o setor, apresentando modelos de gestão profissional e transparentes como é o caso do Sicoob Credfaz Manaus que está abrindo para admissão de clientes de outros setores, se transformando em importante parceiro das cooperativas, principalmente as do ramo agropecuárias que enfrentam alguns problemas, mas os resultados são de muito sucesso em comum”, Afirmou o superintendente.
O presidente da Coopanore (Cooperativa Agropecuária do Novo Remanso) Marinaldo Oliveira, declarou que a realização do II Seminário Cooperativista de Itacoatiara foi bastante significativo por dá a possibilidade de divulgar o trabalho que está sendo feito nas cooperativas na região junto aos cooperados, não cooperados e principalmente as autoridades, representantes de instituições ligadas ao setor primário, que trabalham em parceria com o cooperativismo no Amazonas.
“Precisamos mostrar aos nossos parceiros as inúmeras dificuldades que enfrentamos, para que eles entendam que estamos trabalhando em benefício de quem produz, para levar o alimento à mesa da população. Isso precisa ser visto por todos os que aqui estão, para que venham nos apoiar na redução do custo, desde a preparação do solo para o plantio até a comercialização dos nossos produtos”, afirmou o presidente.
Segundo o presidente da Ascope (Cooperativa dos Produtores Rurais da Comunidade Sagrado Coração de Jesus do Paraná da Eva), Edsomar Soares Mendonça, o evento serve como incentivo e também como valorização pelo crescimento e o reconhecimento do cooperativismo no Amazonas. “Nós aqui na região já somos uma referência na produção, e tudo isso fica mais visível diante de vários representantes de órgãos parceiros que participam deste seminário. Com a realização de um evento como esse, podemos dizer que estamos saindo fortalecidos e cada vez mais entusiasmados para continuarmos trabalhando em prol do cooperativismo amazonense”, declarou Edsomar.
Para a cooperada da Coopram (Cooperativa Agropecuária dos Produtores da AM-010) e estudante de pós graduação de MBA em Gestão Cooperativista, Maria Luciana, um evento como esse, realizado no interior mostra o crescimento do cooperativismo em todo o Estado do Amazonas, onde se pode ver muitos produtores trocando experiências em defesa do setor primário e também das necessidades de gestão nas cooperativas.
“A logística, ainda é um dos principais problemas que enfrentamos para escoar a produção dos cooperados, fazendo com que os produtos chegue mais caro ao consumidor. As cooperativas precisam se unir cada vez mais para adquirir força e organização em defesa da produção do Estado”, finalizou a cooperada.
Palestras - Durante o evento foram ministradas importantes palestras sobre “A nova abordagem aos dados estatísticos da agropecuária no Amazonas”, proferida por Tiago Almud, Membro do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuária do Amazonas (GCEA-AM), “Manejo pós colheita”, apresentada pelo engenheiro agrônomo, Sérgio Ricardo Marçal de Souza do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas), projeto Novo Remanso e “Política e Gestão”, ministrada pela gerente do Sicoob Credfaz Manaus, Maria Elizabeth Castro, que apresentou a sua cooperativa e mostrou os índices de crescimento, além  das principais conquistas e trabalhos sociais que desenvolve durante os dez anos de existência no cooperativismo amazonense.
Participantes – Estiveram presentes no evento o superintendente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Thomaz Meirelles; Sebastião Cabral, diretor operacional e conselheiro fiscal do Sicoob Credfaz Manaus; Olenilson Pinheiro, representante da Embrapa; Klerisson Santana, representante da Superintendência Federal da Agricultura; Vereador Ney Nobre, representante do prefeito Itacoatiara, Mamud Amed, Secretaria de Produção Rural e Câmara Municipal do município; Marcos Roberto Rodrigues da Silva, representante do Sebrae-AM e gestor do projeto Novo Remanso e o presidente da Coopram, José Fausto Amorim.
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Amazonas ganha primeira indústria que usa resíduo animal na fabrição de ração, sabão e fertilizantes

DSC_0337
O Amazonas é o primeiro Estado da Região Norte do Brasil a ganhar uma fábrica de beneficiamento de resíduos animais para serem usados na fabricação de diversos produtos como ração animal, fertilizantes e sabão. A indústria Solimões, do grupo Fasa, em Iranduba, foi inaugurada nesta sexta-feira (25) e tem capacidade para processar mais 140 toneladas de resíduos por dia.
Na avaliação do secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, que participou da cerimônia de inauguração, a instalação da fábrica será positiva para a economia do Estado e em especial para o setor primário. De acordo com ele, haverá redução na despesas dos produtores na compra da ração. “A graxaria produzira farinha de carne, de sangue, sebo e tudo isso a um valor mais em conta para os produtores de rações. Logo, além de completar a cadeia produtiva, deve baratear o produto final”, pondera.
O Gerente da Solimões, Clóvis Moura Junior, acrescentou que a indústria começa suas atividades nesta segunda-feira, 28, com aproximadamente 15 funcionários, e a meta é gerar mais emprego e expandir o quadro para 30 colaboradores. “A indústria de beneficiamento trará diversos benefícios a região, como geração de emprego e renda, a opção de não impactar o meio ambiente com estes resíduos e, ainda, a retração no preço das rações”.
Coleta - Hoje, a região metropolitana de Manaus, produz cerca de 30 toneladas de resíduos por dia e a fábrica tem capacidade para processar mais de 140 toneladas/ dia.
De acordo com Clóvis, a empresa vai coletar restos de carnes bovinos, suína, aves, peixe, sangue de animal e óleo saturado na capital e nos municípios de Iranduba e Manacapuru. “Já temos quatro caminhões a disposição de açougues, matadouros, feiras populares e demais clientes que queiram fazer o deposito correto destes resíduos. A longo prazo, atenderemos também municípios além da região metropolitana”.
DSC_0386
Processo – Cada produto segue para um processo distinto de industrialização. Os resíduos de carnes e ossos, passam, inicialmente, por tubos de aço onde é eliminado todo metal, como ganchos que ficam presos a carnes em açougues. Posterior a isso, seguem para o triturado, digestor – onde é feito um cozimento, até que o produto é passado em uma peneira onde é finalizado e rotulado como farinha de carne mista. O resultado é utilizado basicamente em ração animal.
O sangue do animal, bem como, o sebo passa por processos similares. O sebo “reciclado” é comercializado junto a empresas que o utilizam como matéria-prima para biodiesel e sabão. Já o sangue em pó é utilizado na produção de fertilizantes. “Inicialmente, toda a produção será comercializada dentro do Amazonas”.
DSC_0332
Grupo - A indústria Solimões faz parte do grupo sulista Fasa que além de produzir todo o maquinário necessário no processamento dos resíduos, também tem outras oito graxarias. Sendo três no Rio Grande do Sul, duas em Santa Catarina, uma no Mato Grosso e no Amazonas.  O grupo possui ainda um fábrica no México e está montando outra no Peru e em outros estados do Brasil.
De acordo com o presidente do grupo Fasa, Valdir Federhen, atualmente, 60% dos produtos que as fábricas produzem são comercializadas para o exterior, entre a lista de países estão Índia, Malásia e África do Sul.

Grupo de trabalho do Coletivo Floresta se reúne na FAEA para o desenvolvimento nas comunidades que trabalham com o açaí

 Data: 29/10/2013 
 

Aproveito esta matéria produzida pelo Sistema FAEA/SENAR para socializar que o AÇAÍ (extrativo) faz parte da PGPM da sociobiodiversidade, portanto, tem preço mínimo garantido pelo Governo Federal. Aliás, a Conab/AM já vem pagando subvenção aos extrativistas de açaí de Boca do Acre e, mais recentemente, aos extrativistas de Carauari. A subvenção vem sendo paga em função do preço de mercado estar abaixo do mínimo fixado pelo Governo Federal. Penso, inclusive, que o ESTADO deveria incluir o AÇAÍ do extrativismo na mesma lista de produtos que já recebem o subsídio estadual, entre eles a juta, malva, borracha e nos próximos meses a PIAÇAVA. No lançamento da parceria ESTADO X COCA COLA sequer foi mencionado o apoio do Governo Federal ao extrativismo da Região Norte. Isso não é parceria!
 
   
 
Foi realizado nesta segunda-feira (28/10) o I Workshop de Parceiros do Coletivo Floresta, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA). Durante a tarde os grupos com os parceiros trabalharam visando o desenvolvimento das comunidades que estão fornecendo o açaí com base no extrativismo para a multinacional Coca Cola.

De acordo com a Coca Cola, o Coletivo Floresta irá atuar em três frentes: estimular o as comunidades, dar assistência técnica e promover o acesso a uma cadeia de preço justo. O projeto está sendo desenvolvido num processo inovador de co-criação com a comunidade, respeitando a cultura e tradições locais.

Pedro Massa, gerente de negócios sociais da Coca Cola, esse projeto trabalha também a inclusão econômica das comunidades envolvidas, destacando que o mais importante é levar o desenvolvimento. “É um produto regional, com açaí nativo com base no extrativismo, estamos trazendo desenvolvimento para o interior, essa é a maior contribuição que estamos trazendo. É um produto que traz a conservação das comunidades”.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), confirmam que a cadeia do açaí conta com 4.847 produtores. Em 2012 foram produzidos 71.145 toneladas do fruto.

“Acreditamos que esse é um projeto de grande alcance social e econômico. Pois além de estimular a cadeia do açaí, também estimula a fruticultura como um todo, inclusive para exportação. O açaí já tem grande aceitação no mercado brasileiro e a perspectiva é que podemos ampliar para exportação. Estamos conscientes que está é uma oportunidade de negócio muito promissor. Por esse motivo estamos engajados nesse projeto para que os produtores possam otimizar sua produção, atendendo assim as exigências de mercado. Essa é uma perspectiva real de melhorar a renda e a qualidade de vida dos extratores da nossa região”, declarou Muni Lourenço, presidente do Sistema FAEA-SENAR.

Produto

Lançado no último dia 17 de setembro, o Del Valle Reserva Açaí+Banana, possui o açaí que tem origem nas comunidades extrativistas do Amazonas. O produto será fornecido inicialmente pelas agroindústrias dos municípios de Carauari, Manacapuru e Manaus. Inicialmente foram adquiridas 300 toneladas de polpas congeladas. Em conjunto com o novo produto, foi criado o projeto Coletivo Floresta, que vai trabalhar junto aos extratores do açaí.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Setor Rural do AM na mídia (28/10/2013)

Nos últimos anos tenho visto e ouvido falar muito desse importante equipamento, mas será que já está nas mãos do juticultor???


Parabéns ao JC por mais uma Edição Especial

Mais uma excelente produção do Jornal do Commercio/AM. Parabéns à
equipe JC

Osíres Silva, artigo publicado no Jornal À Crítica.

Acompanhei o nascimento do PREME, ainda na AGROAMAZON. Nasceu quase que no mesmo momento do PAA do Governo Federal. Entendo que ambos são bons programas com características e objetivos distintos. O PAA, que recentemente completou dez anos, vem passando por um processo de avaliação e algumas mudanças. Penso que o PREME também deva passar por esse mesmo processo a fim de que, cada vez mais, amplie e beneficie exclusivamente o atendimento ao produtor rural do Amazonas.

Cooperativas dos países do BRICS discutem aproximação comercial

África do Sul (28/10) – Lideranças cooperativas do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – componentes do bloco econômico BRICS – debateram formas de cooperação e de fortalecimento dos fluxos comerciais. Os diálogos acontecem na terceira edição do Encontro das Lideranças Cooperativistas dos Países do Agrupamento BRICS (BRICS Coop), realizado na Cidade do Cabo, África do Sul.
Cada delegação teve a oportunidade de apresentar os casos de sucesso e principais desafios internos em seus países de origem. O Brasil, representado pelo diretor da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e presidente do Sistema OCB/AM, Petrúcio Magalhães Júnior – apresentou o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) como referência em capacitação de lideranças cooperativistas. O líder da missão, também falou sobre programas de cooperação internacional, além do perfil das cooperativas exportadoras brasileiras.
A delegação brasileira também apresentou a produção de cooperativas especializadas em carne suína, soja, trigo, café, produtos agropecuários e açúcar. Esses são os itens nacionais mais exportados pelas cooperativas brasileiras aos outros quatro países do BRICS.

CARTA OFICIAL – De acordo com representantes a missão brasileira, uma carta oficial do evento deve ser divulgada ao final do Encontro. O conteúdo do documento deve girar em torno das metas a serem atingidas pelo grupo até a próxima reunião, que acontecerá no Brasil, no ano que vem.

A cônsul-geral do Brasil na Cidade do Cabo, embaixadora Débora Barenboim, prestigiou o evento representando o Itamaraty e recebeu a delegação brasileira para tratar de formas de divulgação dos produtos das cooperativas, na África do Sul.

O BRICS Coop termina amanhã e contou com a participação de mais de 300 lideranças cooperativistas destes países. As cooperativas brasileiras estão sendo representadas por uma comitiva organizada pelo Sistema OCB.
Fonte: Sistema OCB

Sistema OCB/Sescoop-AM promove II Seminário de Cooperativismo


Com o objetivo de ajustar as demandas de cooperativas da zona rural e de comunidades do entorno de Itacoatiara, o Sistema OCB-Sescoop/AM promove nesta terça-feira, dia 29, o II Seminário Cooperativista de Itacoatiara, abrangendo as cooperativas situadas naquele município e também nas localidades de Novo Remanso e Vila do Engenho. 
O encontro, que terá como temas “Cooperativismo para o desenvolvimento das economias locais”; “Políticas de crédito para as cooperativas e cooperados”; “Perspectivas de ações e projetos para agricultura das regiões”, será realizada na Igreja Assembleia de Deus, no Novo Remanso, a partir das 09h, com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam) e Secretaria Municipal de Produção Rural de Itacoatiara. Os órgãos parceiros enviarão representantes para ministrar palestras a, pelo menos, 200 produtores integrantes de cooperativas, durante todo dia. 
O Seminário foi uma demanda requisitada pela Cooperativa Agropecuária do Novo Remanso (Coopanore), Cooperativa Agropecuária dos Produtores da AM-010 (Coopram) e Cooperativa dos Produtores Rurais da Comunidade Sagrado Coração de Jesus do Paraná da Eva (Ascope), para abordar assuntos de interesse comum das cooperativas, as quais demandam capacitação e informação sobre legislação cooperativista e contabilidade cooperativista.
As demandas do II Seminário foram alinhadas durante um encontro prévio realizado em Itacoatiara no dia10 de outubro. 
A partir das 8h, a programação será aberta com um café da manhã regional, e em seguida, será feita a abertura oficial do evento. 
Petrucio Magalhães Júnior, presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, fará a primeira palestra com o tema “Cooperativismo para o Desenvolvimento das Economias Locais”. Mestre em Sócioeconomia pela Universidade Federal do Amazonas, Petrucio tem Pós-Graduado em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas e é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Amazonas, no ano de 1997. 
Ainda pela manhã, das 9:50h às 10:50h acontecem mais duas palestras, cujos temas são: “Políticas de Insumo e Perspectiva de Ações” e “Projetos para a Agricultura do Novo Remanso, Vila do Engenho e Regiões”, bem como “Apresentação da Cartilha do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, obra lançada com apoio do Sistema OCB/Sescoop-AM e Sistema Faea/Senar.   
Durante a tarde, das 13 às 14h, acontecem as duas últimas palestras, cujos temas serão: “Fertirrigação”, que será ministrada por um representante da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea) e “Manejo de Colheita”, que será apresentada aos produtores por um representante do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam).
Com o objetivo de ajustar as demandas de cooperativas da zona rural e de comunidades do entorno de Itacoatiara, o Sistema OCB-Sescoop/AM promove nesta terça-feira, dia 29, o II Seminário Cooperativista de Itacoatiara, abrangendo as cooperativas situadas naquele município e também nas localidades de Novo Remanso e Vila do Engenho. 
O encontro, que terá como temas “Cooperativismo para o desenvolvimento das economias locais”; “Políticas de crédito para as cooperativas e cooperados”; “Perspectivas de ações e projetos para agricultura das regiões”, será realizada na Igreja Assembleia de Deus, no Novo Remanso, a partir das 09h, com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam) e Secretaria Municipal de Produção Rural de Itacoatiara.

"MESA BRASIL do Amazonas fez sua parte" - Artigo/Jornal do Commercio/AM

'
 
AGRONEGÓCIOS
MESA BRASIL do AM fez sua parte
 
Num estado que importa 70% do que é consumido de alimentação básica, cuja farinha e a fécula de mandioca tem origem no distante estado do Paraná e, ainda, é abastecido por tambaqui de Rondônia e Roraima entendo que poderíamos ter dedicado mais importância ao Dia Mundial da Alimentação. Os absurdos não param por aí. Existem grandes suspeitas de uso abusivo e inadequado de agrotóxicos, extrema pobreza na área rural e um imoral sistema de desembarque de produtos regionais no Porto da Ceasa. A cidade de Manaus, apesar de estar entre as capitais mais importantes do país, sequer discute a agricultura urbana. Com tudo isso acontecendo, e em plena semana de reflexão sobre a soberania e a segurança alimentar e nutricional, o que mais se ouviu falar foi sobre a PEC da música. Aliás, nessa queda de braço nós já dançamos. Agora, aquele “som” produzido em estômago vazio (fome) foi praticamente esquecido no Amazonas importador de arroz, feijão, milho e farinha de mandioca. Outro assunto que ocupou os meios de comunicação foi a dança dos partidos. As autoridades locais não deram importância para promover o debate sobre a quantidade e a qualidade dos alimentos aqui produzidos, só quiseram saber quem vai para o PROS e quem é do “CONTRA”, mesmo estando ciente de que Manaus tem uma das cestas básicas mais caras do Brasil. A alimentação saudável e em quantidade suficiente para alimentar o povo amazonense infelizmente só está no discurso, mas deve ir para a prática o mais urgente possível se não quisermos ter surpresas desagradáveis no futuro.
 
ONU e FAO apresentam dados
 A ONU informou que 842 milhões de pessoas continuam privadas de quantidades suficientes de alimentos e que um terço dos alimentos ou 1,3 bilhão de toneladas equivalentes a US$ 750 bilhões são desperdiçados. Afirmou, também, que com um quarto desses números seria possível alimentar essas 842 milhões de pessoas. Os peritos da ONU estimam ser necessário um aumento de 60% da produção para responder às necessidades futuras da humanidade, um patamar insustentável para o planeta. Armazenamento e acesso ao mercado são as principais causas do desperdício e que a responsabilidade é do excesso de normas e regras devido a preocupações sanitárias ou estéticas. A FAO mostrou que a subnutrição abrange 26% das crianças que apresentam atraso no crescimento, e 1,4 bilhão de pessoas com excesso de peso, incluindo 500 milhões de obesos. Mesmo com esses números assustadores o Amazonas praticamente ignorou a existência desses graves problemas.
 
Mesa Brasil salvou o ano
Se não fosse a feliz iniciativa do programa Mesa Brasil/SESC do Amazonas em realizar o Seminário “Dia Mundial da Alimentação” com o tema “Sistemas Alimentares Sustentáveis para a Segurança Alimentar e Nutricional” esse importantíssimo assunto teria passado praticamente em branco. Tive o prazer de ser o mediador da mesa redonda que debateu o conteúdo de três estratégicas palestras. A primeira feita pelo Márcio Barros, agrônomo, servidor da Sepror, com o tema “Sistemas Alimentares Sustentáveis no Amazonas”. A segunda, da Embrapa, realizada pelo Raimundo Rocha, responsável pelo setor de Transferência de Tecnologia, com o tema “Estratégias de multiplicação rápida de variedades de mandioca para o aumento da produção de farinha e fécula no Amazonas”. Por último, a colega de Consea, Leida Reny Borges Bressane, nutricionista e conselheira do CFN, apresentou o tema “Ações do CFN voltadas para a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional. O evento ocorreu no auditório da SEAS e foi aberto com mensagens da Graça Prola, Pedro Neto (Consea/AM) e Andrezza Litaiff (SESC). O resultado já era esperado. As tecnologias já disponíveis na Embrapa não chegam na ponta. O Sistema Sepror, principalmente o IDAM, precisa ampliar o seu quadro de técnicos. O Conselho Federal de Nutricionistas alertou e se comprometeu a acompanhar mais de perto a questão que envolve o uso de agrotóxicos no estado, em parceria com o Consea. Também ficou evidente que o atraso do Amazonas ao tema da segurança alimentar e nutricional deve-se à quase que exclusiva dedicação do poder político local em defesa do modelo da ZFM/PIM. Esquecem que a expressiva maioria dos amazonenses, principalmente os que vivem no interior e na periferia, não tem o privilégio de altas remunerações mensais, ou seja, não podem pagar R$ 10/15 reais num quilo de farinha de mandioca e tampouco colocar no prato diário as tão saudáveis e recomendáveis saladas.  Enquanto isso o que mais interesse são as fichas de filiação e a PEC da música. Também foi muito bom dividir este importante momento com os amigos e colegas de CONSEA, pessoas altamente comprometidas com a melhoria de vida da população mais necessitada. É uma luta de dez anos que tenho tido o privilégio de acompanhar guerreiras como a irmã Alzira, Miquelina, Pedro Neto, Adenilde, Neires, Cintia e tanto outros que o espaço não permite nominar. O caminho para tornar o Amazonas exemplo de segurança alimentar e nutricional é muito longo, mas vamos fazendo, e bem, a nossa parte. Parabéns à equipe do Mesa Brasil (Ellinaldo, Kelly, Monick, Janayne) pela iniciativa e organização.
 
22.10.2013
Thomaz Antonio Perez da Silva Meirelles, servidor público federal, administrador, especialização na gestão da informação ao agronegócio. E-mail: thomaz.meirelles@hotmail.com
 

sábado, 26 de outubro de 2013

Nova lei facilita trabalhos de armazenagem e pagamento de dívidas

 
A Lei 12.873, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União de hoje (25), vai facilitar algumas das ações desenvolvidas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na área agrícola. O artigo 1º, por exemplo, permite que a empresa tenha, a partir de agora, uma redução de quase um terço no tempo de contratação de serviços de construção e reforma de armazéns.
 
Com o Regime Diferenciado de Contratações Públicas - RDC, instituído pela lei, o período entre a abertura do processo e a entrega final da obra não deve passar de 12 meses, enquanto que pela legislação anterior (Lei 8.666/93) chegava a cerca de 36 meses. Este o entendimento dos técnicos da empresa sobre a nova medida.
 
Outro artigo, o de número 50, diz respeito a prazos para pagamento de dívidas de terceiros para com o governo federal, quer judiciais ou administrativas, em caso de perdas de produtos pertencentes à Política de Garantia de Preços Mínimos  (PGPM) e aos Estoques Reguladores.


Um dos parágrafos estabelece que a adesão à renegociação do débito deve ser feita em até 180 dias após a publicação da lei, mediante pedido formal apresentado na Conab, pelo próprio devedor ou representante legal. (Raimundo Estevam/Imprensa Conab)
 
Mais informações para a imprensa:
 
Superintendência de Marketing e Comunicação
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Costa do Marfim busca expertise brasileira em segurança alimentar

 

Uma comitiva da Costa do Marfim esteve nesta terça-feira na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para conhecer mais detalhadamente a experiência brasileira de alimentação escolar, assim como as ações e programas na área de segurança alimentar e nutricional e de agricultura familiar. A delegação, liderada pela Ministra da Educação do país africano, Kandia Câmara, foi recebida pelo presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, que expôs os programas desenvolvidos pela Companhia e as políticas públicas voltadas para o atendimento social.
 
A comitiva marfinense contou também com a participação de outros membros do Ministério da Educação africano e do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O convite foi intermediado pelo Centro de Excelência contra a Fome, do Programa Mundial de Alimentos (PMA), e está previsto na parceria com o Governo Brasileiro.

A delegação da Costa do Marfim terá ainda outras reuniões em Brasília até o dia 31 de Outubro, quanto voltam ao seu país. (Mônica Simões/ Conab)

Mais informações para a imprensa:
Superintendência de Marketing e Comunicação
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256

Beneficiamento do pescado é tema de capacitação em Coari

Por Paula Vieira,                           


Beneficiamento do pescado - Coari
Apresentar o pescado em diferentes formas para consumo foi o que agricultores (as) familiares da comunidade Nossa Senhora Aparecida Esperança I aprenderam durante o curso sobre Beneficiamento do Pescado realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), no município de Coari (distante a 363 quilômetros de Manaus).
O objetivo foi ampliar o nível de conhecimento teórico e prático do público envolvido, assim como demonstrar técnicas de beneficiamento que priorizam a segurança, higiene e qualidade do produto final.
20131003_170500[1]
De acordo com o engenheiro de pesca do IDAM/Coari, Elcides de Oliveira Neto, o curso iniciou com uma pequena introdução sobre a piscicultura, e na parte prática os participantes aprenderam as técnicas de filetagem, retirada de espinhas e trituração. “A ideia é trabalhar com essas técnicas sempre alertando o agricultor para os cuidados com a higiene”, disse.
Segundo Neto, os agricultores da comunidade beneficiada com a capacitação dispõem de uma estação experimental de piscicultura, onde são cultivados peixes da espécie tambaqui. Instalada há mais de três anos, a unidade beneficia cerca de trinta e cinco famílias e conta com a assistência técnica do IDAM periodicamente.
Com o beneficiamento das espécies de tambaqui, tucunaré e curimatã foi possível preparar subprodutos como: fishburguer, almôndegas, nuggets, patê, entre outros.
“O curso mostrou aos agricultores que é possível aumentar a renda familiar com as novas formas de processamento do pescado, além de proporcionar aos consumidores uma variedade maior de produtos nas feiras e mercados locais”, ressaltou o gerente do IDAM/Coari, Dimitri Portugual.
A capacitação contou com apoio do Afrânio César de Souza Pereira (engenheiro de pesca da Prefeitura), Adilson Alves da Cruz (técnico do IDAM/Coari) e Joaquim Monteiro de Souza (aluno do curso técnico em recurso pesqueiro do Centro de Educação Tecnológica-Cetam).
 20131003_170825(0)[1]

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Curso capacita em Agricultura de Precisão

 

Ao todo, estão inscritos 504 alunos
Teve início na última segunda-feira, 21 de outubro, o Curso de Ensino à Distância (EAD) em Agricultura de Precisão com foco na Gestão Administrativa de Propriedade Rural. Fruto de um convênio entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (Mapa), o curso conta com 504 alunos inscritos, entre técnicos da Embrapa, extensionistas, fiscais do Mapa, da Emater, do Senar, dentre outros parceiros.
A capacitação, com duração de quatro meses, embasa conceitos de gestão financeira de propriedades rurais e tem por objetivo promover a sensibilização, formação e atualização continuada da Agricultura de Precisão, fazendo uso de ferramentas de inovação e de sustentabilidade do agronegócio brasileiro.
Para o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, o curso trata de um dos temas prioritários para o Ministério da Agricultura. “Este EAD permitirá o desenvolvimento de ações concretas e dinâmicas para a agricultura de precisão no Brasil”.
Mais informações para a imprensa:Assessoria de Comunicação Social
(61) 9985- 2112
(61) 3218-3335
Luana Brasil
luana.brasil@agricultura.gov.br

Programa Assentamentos Verdes cria estratégias para a preservação da Amazônia

O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, apresentou, em Belém (PA), a procuradores da República que atuam na área ambiental na Amazônia, o anteprojeto do Plano de Trabalho do Programa Assentamentos Verdes.
O documento indica as ações de regularização fundiária e ambiental a serem desenvolvidas pelas superintendências da autarquia na Amazônia Legal e que subsidiarão o atendimento de compromissos firmados, em agosto, entre o Incra e o Ministério Público Federal (MPF).
A apresentação do anteprojeto ocorreu durante encontro realizado pelo MPF na semana passada para traçar as diretrizes de atuação na Amazônia nos próximos meses. Durante a reunião, Guedes propôs a realização de reuniões de trabalho com as superintendências regionais em conjunto ao procurador da República do respectivo estado. O presidente do Incra sugeriu a realização de reuniões polos no Pará, Amazônia Rondônia e Tocantins.
O presidente da autarquia agrária ressaltou que R$ 176,9 milhões já foram descentralizados para as regionais do Incra na Região Amazônica para ações de assistência técnica, infraestrutura, topografia e crédito para assentados.
Pesquisa - Já o subprocurador-geral da República Mário José Gisi, coordenador da 4ª Câmara, ressaltou a importância de ouvir pesquisadores e representantes da cadeia produtiva da pecuária e do Incra.  “É a primeira vez que nos reunimos apenas para discutir questões amazônicas e pensar estratégias para atuar sobre os problemas da região”, disse.
Fonte: MDA (Com informações da Procuradoria da República do Par)

Agricultores de Barcelos são capacitados para boas práticas de cultivo da mandioca

SAM_7440 noticiaPor Paula Vieira,
 
Com objetivo de aumentar a produção da farinha de mandioca no município de Barcelos (distante a 399 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) capacitou no período de 9 a 12 de outubro, vinte e cinco agricultores (as) familiares das estradas: Barcelos Caurés, Elói e São Frei Boa Ventura para as boas práticas de cultivo da mandioca.
Ministrado pelo técnico em agropecuária, Antônio Cláudio Rodrigues de Sá, o curso foi aplicado com aulas teóricas e práticas. Conhecimentos sobre a importância social e econômica da cultura, toxidade da planta, variedades, manejo sadio dos solos, seleção de manivas-semente, sistemas de plantio, tratos culturais, métodos de colheita, rotação de cultura e consórcio, utilização da planta da mandioca, noções sobre a qualidade da farinha, pragas e doenças da cultura, Equipamento de Proteção Individual (EPI), balizamento e piqueteamento, foram alguns dos assuntos repassados aos participantes.
SAM_7306 noticia
As aulas práticas foram realizadas em área mecanizada para plantio, onde os agricultores foram orientados sobre como fazer a seleção de manivas-semente das variedades: caroço, paca e antinha, as quais são consideradas as mais produtivas do município.
“Os vinte e cinco agricultores participantes do curso tem a cultura da mandioca como principal fonte de renda, por isso é necessário realizarmos capacitações como essa, que visam contribuir com as técnicas de plantio para aumentar a produtividade”, disse a gerente da Unidade Local do IDAM/Barcelos, Gilciane Plácido.
Contente com o que aprendeu durante o curso, o agricultor Denir Nicolau de Melo, ressaltou que a capacitação veio para melhorar as técnicas de plantio, e com isso aumentar a renda de sua família.
A parte teórica do curso foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação e a prática nas propriedades dos agricultores José Alberto e Denir Nicolau, localizadas na estrada São Frei Boa Ventura.

Alunos do ensino fundamental são estimulados para a prática saudável de cultivar hortaliças

                   Por Paula Vieira,


O governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) vem incentivando alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Rodrigo Costa, para a prática saudável de cultivar hortaliças. A expectativa é que eles possam produzir parte dos alimentos servidos na merenda escolar. E para despertar o interesse dos alunos o IDAM/Codajás realizou na última sexta-feira (18), uma excursão nas áreas de hortaliças dos agricultores familiares do ramal do Miuá, município de Codajás (distante a 240 quilômetros de Manaus).
Os trinta e cinco alunos que participaram da atividade conheceram de perto as técnicas para se trabalhar com as hortaliças. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de verificar as hortaliças mais cultivadas pelas famílias como a alface, couve, repolho, cebolinha, pepino, pimentão e coentro.
De acordo com o técnico agrícola da Unidade Local do IDAM/Codajás, Francisco Dantas, tivemos a preocupação de mostrar aos alunos todo o processo, desde o preparo das mudas até o plantio, assim como os sistemas de canteiro suspenso e casa de vegetação (sistema protegido). “A atividade vai proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo sobre a importância das hortaliças, onde eles poderão aplicar na horta escolar, que será instalada até o fim deste ano”, enfatizou.
Para o professor Neto, coordenador do projeto de horta escolar, é importante estimular os alunos para uma alimentação saudável, e porque não consumir um alimento produzido pelos próprios alunos. “Queremos resgatar as práticas agrícolas ensinadas nas escolas e principalmente, despertar o interesse dos alunos para os benefícios de uma boa alimentação”, explicou.
A excursão foi considerada produtiva pelos alunos, que já estão ansiosos para colocar em prática na horta escolar os conhecimentos aprendidos.
A excursão foi coordenada pelos professores juntamente com os técnicos do IDAM/Codajás.
Excursão -  É um método planejado, em que se mostra e se explica, em um ou mais locais, a aplicação de técnicas e práticas existentes relacionadas à determinada atividade, a um grupo de pessoas com interesses comuns, que se desloca até onde existem tais experiências, visando adotá-las.

Revista aborda necessidade de infraestrutura de escoamento da produção


Brasília (21/10) – Em mais uma reportagem especial, a revista do Sistema OCB faz um balanço da atual política de escoamento das safras brasileiras e avalia os pontos positivos e a serem melhorados da nova Lei dos Portos (Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013). A reportagem é enfática: nunca se produziu tanto no Brasil. A safra de soja, que será semeada em meados de setembro, deverá resultar em 85 milhões de toneladas no próximo ano. Além disso, o Brasil deve manter-se na liderança mundial da produção de açúcar, carne, frango, café e outros grãos. São números a ser comemorados.
Mas, junto com o entusiasmo, aparece uma preocupação: falta infraestrutura para o escoamento desses e outros produtos, para dentro e fora do Brasil. Especialmente portos modernos e com capacidade logística para embarcar toda essa produção para os 136 países com os quais o Brasil – e as cooperativas brasileiras – mantêm negócios ao redor do mundo.
Dispostas a reverter esse quadro e a aproveitar ao máximo essa “superprodução”, nossas cooperativas – apoiadas pelo Sistema OCB – estão atentas à nova Lei dos Portos (Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013). A legislação se propõe a modernizar tanto a estrutura quanto a operação dos portos brasileiros. Algumas medidas são simples, como deixá-los abertos 24 horas por dia, sete dias por semana.
Brasília (21/10) – Em mais uma reportagem especial, a revista do Sistema OCB faz um balanço da atual política de escoamento das safras brasileiras e avalia os pontos positivos e a serem melhorados da nova Lei dos Portos (Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013). A reportagem é enfática: nunca se produziu tanto no Brasil. A safra de soja, que será semeada em meados de setembro, deverá resultar em 85 milhões de toneladas no próximo ano. Além disso, o Brasil deve manter-se na liderança mundial da produção de açúcar, carne, frango, café e outros grãos. São números a ser comemorados.

Sistema OCB/Sescoop-AM realiza Seminário em Itacoatiara

O Sistema OCB-Sescoop/AM promove, no próximo dia 29 de outubro, o II Seminário Cooperativista de Itacoatiara, programado para ser realizado na comunidade de Novo Remanso, envolvendo aproximadamente 200 produtores do entorno da área urbana e zona rural de Itacoatiara, Novo remando e Vila do Engenho. 
A iniciativa foi idealizada pela Cooperativa Agropecuária do Novo Remanso (Coopanore), Cooperativa Agropecuária dos Produtores da AM-010 (Coopram) e Cooperativa dos Produtores Rurais da Comunidade Sagrado Coração de Jesus do Paraná da Eva (Ascope).
O objetivo do evento é o ajustamento de demandas de cooperativas da região do município de Itacoatiara, através da discussão de assuntos de interesse comum das cooperativas, as quais demandam capacitação e informação sobre legislação cooperativista e contabilidade cooperativista.

FAEA e Sindicato Rural de Boca do Acre Conseguem que DNIT Realize Licitação Para Manutenção da BR-317

Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR

 Data: 22/10/2013 
  
   
 
O edital para conclusão da pavimentação de trechos da BR-317, que liga o município de Boca do Acre a Rio Branco (AC), foi concluído. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), a previsão é que a contratação ocorra até dezembro de 2013. O comunicado foi repassado no dia 21/10 à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA).

Esse foi mais um pleito apresentado pela Federação e o Sindicato Rural de Boca do Acre em reunião em Brasília e em Audiência Pública realizada na Assembléia Legislativa do Amazonas (ALEAM) para recuperação emergencial dos trechos que se encontram em estado precário, prejudicando a economia da região. Fotos foram apresentadas para comprovar a situação da rodovia.

Para o presidente da FAEA, Muni Lourenço, a notícia foi recebida com alegria, visto que esta recuperação é de extrema importância para o escoamento da produção da região, como também para o deslocamento da população que lá reside. Os principais produtos são de atividades extrativistas e criação de animais.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Chamada Pública: Diagnóstico da produção alimentar e criação de banco de sementes e viveiro de árvores nativas para uso alimentar e medicinal

Chamada Pública 2013: Amazonas, Brasil / Prazo para aplicação: 30 de Outubro de 2013
Diagnóstico da produção alimentar e criação de banco de sementes e viveiro de árvores nativas para uso alimentar e medicinal.
Prezadas organizações da sociedade civil (incluindo o sector privado e as organizações de base comunitária), Universidades e Instituições de Pesquisa em Proteção eco-região da Guiana.
 Desde 2011, o GSF lançou um convite à apresentação de propostas para contribuir com seu objetivo global de promover e apoiar a conservação e desenvolvimento sustentável de Proteção eco-região da Guiana. Para o período de 15 de novembro de 2013 a 31 de Outubro de 2014, o GSF em colaboração com SEPROR deseja oferecer e gerenciar uma chamada de propostas Diagnóstico da produção alimentar e criação de banco de sementes e viveiro de árvores nativas para uso alimentar e medicinal, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção, junto e com o apoio das populações indígenas do Estado do Amazonas, visando promover a conservação dos recursos naturais, produção de alimentos e criação de um banco de sementes vinculados a estruturação de viveiros com arvores nativas para uso alimentar e medicinal, por meio do uso sustentável da floresta e de recuperação de áreas já desmatadas e degradadas com ênfase nos sistemas de produção agroecológicos
Esta Chamada Pública busca selecionar três iniciativas que receberão apoio financeiro e metodológico do GSF, e seu parceiro de implementação, a Comissão Florestal da Guiana. O apoio financeiro global da GSF será de R$150.000,00 sendo especificado valores para cada iniciativa.
As iniciativas são as seguintes:
Iniciativa
Valor
Prazo para execução
  1. Identificação e mapeamento das áreas degradadas na região do Alto Rio Negro, visando identificar as áreas para atuação do projeto.
R$10.000,002 meses
  1. Diagnóstico do problemas socioambientais existentes nas áreas identificadas para atuação do projeto; diagnóstico das tecnologias de manejo agroflorestal de domínio da população indígena; seleção das famílias interessadas em sistemas agroflorestais; levantamento e mapeamento das espécies vegetais uteis para fins medicinais e alimentícios; e
R$40.000,004 meses
  1. Seleção de uma ou mais comunidades selecionadas nas Iniciativas 1 e 2 para capacitação das famílias envolvidas no projeto em coleta de sementes florestais e produção de mudas. instalação de um banco de sementes e viveiro demonstrativo; acompanhamento no preparo da área, preparo do composto orgânico, análise da fertilidade do solo, abertura de covas, plantio das mudas, e manejo dos sistemas.
R$100.000,006 meses
A fim de apresentar as propostas, sugerimos que você tome os seguintes pontos em consideração:
  • Leia o GSF Chamada em anexo para as diretrizes propostas (Anexo 1).
  • Os requisitos do documento de síntese (anexo 2), que deve ser preenchido com informações básicas sobre o candidato e a proposta.
  • Envie a nota conceito preenchido para: Representante Residente do PNUD Guyana, 42 Brickdam & Place ONU, Georgetown. e-mail: gsf@undp.org
Para todas as questões relacionadas à chamada, entre em contato com
The Guiana Shield Facility (GSF) é uma facilidade de financiamento de vários doadores configurado e operado pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) escritório país Guyana (2010-2014). A União Europeia eo Governo dos Países Baixos apoiar financeiramente o GSF.

Eirunepé, Tabatinga e Humaitá são sedes de Chamadas Públicas de ATER

Por Paula Vieira,
Foto: Divulgação A Chamada Pública visa atender famílias em situação de extrema pobreza
Foto: Divulgação
A Chamada Pública visa atender famílias em situação de extrema pobreza
Iniciou hoje (21), nos municípios de Eirunepé, Tabatinga e Humaitá as atividades que seguem orientações da Chamada Pública SAF/ATER nº. 05/2012 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF). A proposta técnica para prestação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é destinada às famílias em situação de extrema pobreza no âmbito do Plano Brasil sem Miséria (PBSM) para o Estado do Amazonas.
Nesta primeira fase serão capacitados um total de 89 agentes de ATER, envolvidos na Chamada Pública, que passarão por uma formação inicial promovida pelo MDA, na qual os consultores deverão abordar sobre o PBSM, suas diretrizes, eixos de atuação, objetivos propostos, as ferramentas que serão trabalhadas, o papel dos coordenadores e dos agentes de Ater na execução das ações no PBSM e o planejamento das ações posteriores a essa formação inicial.

Cooperativismo mostra solidariedade para reconstruir a Coomapem

Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

 

“Reconheço a solidariedade e o apoio de cooperativistas e parceiros que se uniram para ajudar a reconstruir uma cooperativa que existe há quase 50 anos e teve seu galpão com toda a produção destruído por um incêndio, e nesse momento necessita de ajuda”. Com essas palavras o presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior encerrou o evento Feijoada Solidária em prol da reconstrução da Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru), realizada neste sábado, dia 19 de outubro no Clube da Affeam (Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas), bairro de São Francisco. O evento foi patrocinado pelo Sistema OCB/Sescoop-AM e Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru)
Petrucio Magalhães aproveitou para agradecer as parcerias com a ADS (Agência do Desenvolvimento Sustentável), Sepror (Secretaria da Produção Rural do Estado do Amazonas), Coocpone (Cooperativa dos Comerciantes da Ponta Negra) e Sebrae-AM.

Ramo Agropecuário realiza reunião e cria Grupo de Alinhamento do setor

O Sistema OCB/Sescoop-AM reuniu na manhã desta sexta-feira, dia 18 de outubro, presidentes de cooperativas do Ramo Agropecuário visando estabelecer um melhor desempenho do setor. Dirigido pelo presidente e superintendente do Sistema OCB/Sescop-AM, Petrucio Magalhães Júnior e Adriano Trentin Fassini, respectivamente, definiram pela criação do Grupo de Alinhamento do Ramo Agropecuário, que vai se reunir trimestralmente com o intuito de trabalhar a intercooperação, a melhoria da gestão e a criação de uma Central.O grupo será coordenado pelo presidente da Agrofrut de Urucará, Antonio Carlos e secretariado pela presidente da Coomapem, Eliana Medeiro do Carmo do município de Manacapuru.
“Saímos da reunião com a ideia de que temos um longo, mas promissor caminho pela frente. Estamos muito felizes com essas novas perspectivas que surgiram à nossa frente”, afirmou Eliana Medeiro.   
No próximo dia 5 de dezembro, um novo encontro acontecerá, desta vez, para elaborar ações relativas à comercialização de produtos das cooperativas, compra em grupo de insumos e implementos agrícolas e assessoramento para gestão das cooperativas.
O Sistema OCB/Sescoop-AM, representado pelo superintendente, Adriano Trentin Fassini, participará do processo como coordenador técnico. Outros participantes da reunião foram Katsuo Yamaguchi, presidente da Coeci e sua esposa Auxiliadora Yamaguchi, Verônica Mesquita, presidente da Coopjuta, Nazareno Ramos, presidente da Coopbor, Jair Rodrigues, presidente da Coopmel, Marinaldo Oliveira, presidente da Coopanure, Edsomar Soares, presidente da Ascoope, Antônia Eliana, presidente da Coopfamma. 
Texto: Carla Santos/Coopcom - Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM

domingo, 20 de outubro de 2013

Agricultores familiares do RJ ganham acesso a mudas por preço de custo

 
 
Flávia Pizelli/Governo do Rio de Janeiro
Foto: Flávia Pizelli/Governo do Rio de Janeiro
Mudas de maracujá saem por R$ 15, com 100 unidades
Agricultores familiares de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e municípios vizinhos, no Rio de Janeiro, já podem contar com a produção de mudas de boa qualidade pagando apenas o preço de custo. Uma estufa instalada no Centro Estadual de Pesquisa em Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos da Pesagro-Rio, em Campos, produz mudas para todos os produtores rurais interessados.
Para adquirir as mudas, os produtores precisam apenas levar as sementes e pagar os custos da produção, que, em geral,corresponde a 10% do valor praticado no mercado. A produção semanal é de 2 mil mudas de hortaliças, que atendem aos agricultores que participam do Rio Rural em 12 unidades de pesquisa participativa de cultivo protegido e mandala.
Além da unidade em funcionamento na Pesagro-Rio (localizada no Parque Prazeres, em Guarus), uma estufa de produção de alface e mudas foi montada na microbacia Rio Doce, em São João da Barra. Responsável técnico pelas estufas e pela instalação da unidade de São João da Barra, o pesquisador da Pesagro-Rio José Márcio Ferreira diz que o serviço é franqueado a todos os agricultores familiares e que tem por objetivo aumentar a oferta de mudas de qualidade.
– Mudas são caras e isso acaba dificultando os plantios nas propriedades pequenas. Com a produção nas estufas por preço de custo, os agricultores familiares podem ter a garantia de um bom produto – afirma.
As mudas de hortaliça custam R$ 8 a bandeja com 200 unidades, enquanto as de maracujá saem por R$ 15, com 100. O preço corresponde a aproximadamente 10% do praticado pelo mercado.

GOVERNO DO RIO DE JANEIRO

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

SENAR-AM firma parceria inédita com grande indústria e leva oportunidades aos produtores de açaí

 

 Data: 18/10/2013 
  
   
 
Uma parceria inédita vai aproximar os produtores de açaí da Amazônia com uma das maiores fabricantes de bebidas do mundo. Através de um termo de cooperação assinado entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amazonas (SENAR-AM) e a Coca-Cola, os extrativistas responsáveis por fornecer a matéria-prima para a fabricação do néctar Del Valle Reserva Açaí com Banana serão capacitados pela entidade.

Quatro cursos já foram realizados e mais 14 treinamentos ocorrerão até maio de 2014, beneficiando mais de 200 produtores. As capacitações – com carga horária de 40 horas/aula – serão realizadas nos municípios onde se localizam as seis agroindústrias que beneficiarão o produto: Carauari, Benjamin Constant, Manacapuru, Codajás, Itacoatiara e Coari. Segundo o superintendente do SENAR-AM, Aécio Silva Filho, o foco das aulas são as boas práticas na produção. A intenção é ensinar os produtores a identificar o momento adequado para a colheita e a maneira correta de fazer o transporte dos açaizais até as agroindústrias. “A Coca-Cola tem um padrão de qualidade muito rigoroso para a matéria-prima que será utilizada nos seus produtos. O produtor precisa ter conhecimentos sobre a retirada, a embalagem e o acondicionamento dos frutos. O prazo para o açaí chegar às agroindústrias não pode ser superior a 24 horas”, explica ele.

Após a transformação em polpa congelada, o produto será enviado para a sede da empresa em Linhares (ES), onde a bebida será fabricada. Inicialmente, a Coca-Cola acertou a aquisição de 300 toneladas do concentrado. A nova bebida faz parte de uma linha especial da Del Valle, produzida a partir de “superfrutas” com alto poder nutritivo.

Cerca de 50 comunidades e mais de 600 famílias estão envolvidas no projeto inicialmente. Na opinião do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço Silva Júnior, a parceria vai ajudar no desenvolvimento da cadeia produtiva e terá grande alcance social e econômico, beneficiando milhares de famílias de produtores rurais e extrativistas amazonenses – grande parte delas instaladas em Unidades de Conservação Ambiental. “Além de não gerar impacto no meio ambiente, o projeto proporciona melhoria de renda para essas famílias que estão na floresta. Dá para tirar até R$ 100 mil numa safra. A gente costuma dizer que quem tem açaí está com a aposentadoria garantida”, conta.

Cooperação promissora

Dados do IBGE apontam que o Amazonas produziu 71.145 mil toneladas de frutos no ano passado e que existem 4.847 produtores envolvidos na atividade naquele estado. Conforme o presidente da FAEA, a produção vem crescendo em níveis elevados e existe incentivo para a ampliação. “O açaí tem a maior tendência de aumento de produção e de área plantada entre todas as frutas. Estive na China recentemente e até lá já conhecem o açaí”, destaca. De acordo com Lourenço, existe a perspectiva de que a parceria com a Coca-Cola seja estendida para outras frutas com “apelo amazônico”, como o cupuaçu e a acerola.

O superintendente do SENAR-AM salienta outro benefício importante da cooperação com a Coca-Cola: a garantia de compra da produção. Mas alerta que para que isso realmente se torne uma vantagem é preciso investir permanentemente em qualificação. “A comercialização é uma das etapas mais difíceis para os nossos produtores. Quando perguntamos para a Coca-Cola qual a previsão de compra, eles responderam que têm um milhão de pontos de venda só no Brasil. É uma demanda incalculável. Queremos capacitar esses extrativistas para que eles se tornem empresários, afinal, estarão fornecendo matéria-prima para ninguém menos do que a Coca-Cola”, relembra.


Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141;4128
www.senar.org.br

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Encontro de cooperativistas do Norte encerra hoje em Rio Branco

Com a presença maciça de todos os estados da região Norte do Brasil, aconteceu hoje, na cidade de Rio Branco (AC), a terceira rodada do Fórum Regional de Presidentes, Superintendentes e Dirigentes do Sistema OCB, da região. Os fóruns acontecem nas cinco regiões do Brasil e visam ao intercâmbio de experiências e à definição de estratégias alinhadas às diferentes realidades de cada região. Dentre seus objetivos, além do aprimoramento da governança por meio da integração regional, estão a promoção e identificação de oportunidades de inovação.
Na oportunidade, o presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Junior recebeu uma placa de honra por parte da Central Sicoob Norte, pela participação do Amazonas no evento.
Sobre o encontro, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, fez questão de elogiar  a visível integração entre os líderes cooperativistas do Norte brasileiro. “Foi um encontro extremamente harmônico e positivo. A participação e o engajamento de todos os presentes são surpreendentes e nos motiva a desenvolver, cada vez, nossas competências, a fim de atender – com excelência – as cooperativas brasileiras”, considera Nobile.

O evento teve como foco a discussão dos desafios que as cooperativas brasileiras têm pela frente e a importância do planejamento estratégico para as organizações. “A atuação sistêmica, o investimento na profissionalização, a participação ativa na definição de políticas públicas, o fortalecimento da Frente Parlamentar do Cooperativismo – em suas atuações regionais e nacional, além de diversas outras ações estão entre os pontos essenciais tratados nestes encontros regionais”, destaca o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.
Fonte: Sistema OCB Nacional e Sistema OCB/Sescoop-AM