segunda-feira, 14 de julho de 2014

FAEA busca soluções para a renegociação de dívidas rurais com o presidente do Banco da Amazônia




O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, se reuniu com presidente do Banco da Amazônia, Valmir Rossi, em Belém no Pará, no último dia (11/07), para tratarem do endividamento dos produtores em diversos municípios do Estado do Amazonas.

Merece nosso reconhecimento a atitude da FAEA. É
assim que se faz "setor primário", ou seja, apresentando
pleitos fundamentados que deverão beneficiar produtores
que sequer estão filiados ao Sistema FAEA/SENAR.
Parabéns Muni e Baba!  
A audiência foi solicitada pelo presidente da FAEA que falou de assuntos relativos à renegociação de dívidas rurais, principalmente em relação à metodologia de cálculo utilizada pelo Banco da Amazônia para os débitos vencidos de produtores rurais.

"Temos sido procurados reiteradamente por produtores rurais amazonenses com grande preocupação em relação às condições para renegociação de débitos oriundos de financiamentos rurais. Com o suporte técnico da CNA verificamos que alguns desses cálculos do Banco apresentam inconsistências quanto à sua metodologia de apuração e atualização, gerando diferenças de valores que podem tornar os débitos impagáveis. Nosso objetivo é sobretudo dar tranqüilidade ao homem do campo, para que ele possa renegociar seus eventuais débitos, em condições adequadas, para que ele permaneça na atividade rural e com segurança jurídica", afirmou Lourenço.

Foi decidido na audiência que FAEA e Banco da Amazônia irão realizar novas reuniões para aprofundar a análise dos pontos levantados quanto à sistemática de cálculo, principalmente em relação às dívidas rurais securitizadas, que no entender da FAEA e da CNA, pela metodologia do Banco da Amazônia pode ocasionar distorções de até 400% a mais no débito contraído pelo produtor rural.


Estiveram presentes na reunião o presidente da FAEA, Muni Lourenço, o consultor e perito em recálculo de dívidas rurais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, Edivaldo Brito e o Vice-Presidente do Sindicato Rural do Rio Preto da Eva, Sebastião Siqueira. Pelo Banco da Amazônia, além de seu presidente, participaram o Diretor de Análise e Reestruturação, Nilvo Fries e a Gerente Executiva de Reestruturação de Ativos, Valeida Pessoa.


Texto: Assessoria de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário