segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Adubação Verde é tema de curso promovido pela Embrapa e MDA


Uma das mais conhecidas e eficientes práticas agroecológicas, a adubação verde, é tema de curso promovido pela Embrapa e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) de 09 a 12 de dezembro, em Iranduba (AM), no Campo Experimental do Caldeirão. A atividade tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem junto a agricultores na implementação de práticas agroecológicas e na formulação de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável.


A adubação verde consiste na adição de biomassa vegetal diretamente ao solo, com o objetivo de preservação e conservação da produtividade da terra. O método promove melhorias físicas, químicas e biológicas para o solo, como maior mineralização e porosidade, maior capacidade de infiltração e retenção de água e maior disponibilidade de nutrientes, além de fornecimento de energia para os microrganismos. A biomassa vegetal utilizada pode ser constituída por folhas, ramos, flores e frutos novos, de plantas como o ingá e o margaridão, entre diversas outras.



Conforme o coordenador do curso, o pesquisador da Embrapa Nestor Lourenço, a Agroecologia tem um enfoque científico que visa promover produção agropecuária e estilos sustentáveis de desenvolvimento. Para ele, o curso será importante para capacitar profissionais que atuam como um elo entre esses conceitos e os agricultores. "A Assistência Técnica e Extensão Rural necessita de técnicos capacitados e com suficiente qualificação em agroecologia, para que possam contribuir, de forma decisiva, nos processos que vêm sendo implementados em todo o território nacional, razão pela qual a Embrapa Amazônia Ocidental, em consonância com o MDA, se empenham no estabelecimento de parcerias para oferecer este curso", disse.

O curso terá os seguintes instrutores: Ayrton Urizzi, Adinã Matos e Herodilson Costa, professor e bolsistas da Universidade Federal do Amazonas, respectivamente; Augusto Cruz Meirelles, Luiz Augusto Souza e Manoel Cursino, bolsista, pesquisador e técnico do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), respectivamente; Francisneide Lourenço, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam – Campus Zona Leste); João Bosco Gordiano, extensionista do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam); e Nestor Lourenço, Jeferson Macêdo e Sebastião Sales, pesquisadores e técnico da Embrapa Amazônia Ocidental, respectivamente.

As atividades contam com apoio da Ufam, Inpa, Ifam – Campus Zona Leste, Idam e Instituto Amazônico Mapati.

Serviço
- Curso: Adubação Verde;
- Data: 9 a 12 de dezembro de 2014;
- Local: Campo Experimental do Caldeirão (Estrada AM 070, Km 12, final do Ramal do Caldeirão).
- Requisitos: é necessário que os participantes sejam profissionais das áreas de Agronomia, Agroecologia, Medicina Veterinária, Biologia, Engenharia Florestal ou licenciatura em Ciências Agrárias.
- Inscrições: podem ser feitas até o dia 04 de dezembro. Para isso, acesse o formulário aqui, preencha e envie para o e-mail cpaa.eventos@embrapa.br.
- Outras informações: podem ser obtidas por meio dos telefones da Embrapa Amazônia Ocidental (92) 3303-7941 e 3303-7860 ou do e-mail cpaa.eventos@embrapa.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário