sábado, 31 de maio de 2014

EM TEMPO - "AM acumula prejuízos de R$ 200 mi"

Com tantos prejuízos, será que as prefeituras cumpriram o que determina a Lei 11.947/09
comprando alimentos regionais para a alimentação escolar? Na lista, é visível identificar
banana, macaxeira, maracujá, açaí e tantos outros produtos que certamente garantiriam
a segurança alimentar e nutricional dos alunos da rede pública e renda aos agricultores
familiares atingidos pela cheia. Além do PAA (federal), PREME (estadual) e o COMPRA
INSTITUCIONAL (os três níveis de governo), temos o PNAE (Lei 11.947.09) obrigando
que, no mínimo 30%, seja adquirido alimentos preferencialmente da agricultura familiar local.
Com tanto desperdício interno (R$ 200 milhões) não faz sentido algum priorizar a compra de 
outros estados. Necessitamos de agroindústrias estratégicas para beneficiar os produtos
com maior demanda nessas regiões. O prejuízo seria menor em tempos de grandes cheias. 

BANCO DO BRASIL inaugura agência em AUTAZES

Na próxima segunda-feira, 02, às 10h, o Banco do Brasil inaugura agência no municípiode Autazes. A intenção é apoiar o produtor rural ampliando as ações de crédito e outros serviços. Quem acompanha este blog e o Jornal do Commercio (terça-feira) sabe que tenho defendido, quase que diariamente, a presença dos agentes operadores do Pronaf em todos os municípios do estado em razão das dimensões geográficas e da necessidade de aumentar a produção agropecuária. Essa é, de fato, uma ação que interioriza o desenvolvimento. Precisamos de muito mais, e nos lugares mais distantes, mas é um sinal altamente positivo e que merece nosso reconhecimento. PARABÉNS a toda equipe do BB que trabalhou para essa conquista. Agradeço ao PENA pela ótima notícia e pelo convite. Não será possível o comparecimento, mas estou muito feliz!
Foto aérea do município de Autazes. Valdison e Gilberto (ex-BB)
certamente também estão felizes com essa excelente ação da
instituição que eles dedicaram grande parte da vida profissional.
Parabéns!!! 


Dupla sertaneja nacional na 3ª Exposição Agropecuária de Boca do Acre



 
 
A realização da 3ª Exposição Agropecuária de Boca do Acre (EXPOBOCA) é um momento para a realização do agronegócio e do entretenimento. A festa que ocorre entre os dias 05 e 08 de junho, no parque de exposições do município, terá como atração nacional, a dupla sertaneja, Zé Neto e Cristiano.

Responsáveis por vários sucessos, o VT da música "Tem Que Ter Pegada” foi gravado em 2012 na casa de shows Valley Pub Rio Preto, contou com a participação de Israel Novaes e centenas de fãs. A dupla fará a apresentação no sábado dia 07, com entrada gratuita.

De acordo com a produção a dupla irá realizar um show bem animado e repleto de boas músicas e a tradicional moda de viola. As canções que não podem faltar no show é o Buteko do Ze Neto e Cristiano onde serão relembrados os Tião Carreiro e Pardinho, Milionário e Jose Rico. A expectativa é grande para a primeira apresentação na região.

BLOG recebe e-mail da "Ecobags de Juta da Amazônia"

Olá Thomaz,
Vi sua matéria sobre a Juta na Amazônia. É realmente preocupante. Eu e minha empresa, Ecobags Brasil, queremos reverter esse quadro. Segue em anexo um pouco do meu trabalho. Além de sacolas ecológicas, somos preocupados com a Amazônia e com os ribeirinhos com um trabalho socioambiental.
Fico feliz que não estou sozinha nessa luta (que muitas vezes é árdua)
 Abraços
 


CMDRS/Manaus reúne no auditório da FAEA (video)


Cooperativa produtora de mel inaugura nova fábrica em agosto


A Cooperativa dos Criadores de Abelhas Indígenas da Amazônia em Boa Vista do Ramos (Coopmel) está trabalhando para ampliar sua produção e alcançar o mercado nacional. Com foco nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, dos quais já tiveram propostas de compra da produção de mel, eles estão finalizando a construção de uma nova fábrica que receberá a matéria-prima. 
De acordo com o presidente da cooperativa, Jair Rodrigues Arruda, com a profissionalização do processo produtivo e envazamento do mel, representantes dos estados sulistas se interessaram em comprar o produto. O negócio, ainda de acordo com o presidente, pode ser concretizado no decorrer do ano de 2014, para quando são esperadas de três a quatro toneladas do produto.  
A fábrica que beneficiará o mel tem 108 metros quadrados e conta com parte da estrutura de um espaço anterior, em que já funcionavam um desumidificador, um filtro e uma máquina de sachê. Na nova estrutura constarão uma esteira, uma envasadora, uma caldeira e uma estufa para armazenamento do mel. 
"Estamos bastante entusiasmados com a possibilidade de estabelecermos novas parcerias comerciais, porque é isso que move o cooperativismo: quanto mais trabalhamos e produzimos, mais ganhamos em prol do bem comum", salientou o presidente. 
Jair Rodrigues Arruda acredita que a fábrica será inaugurada no início do mês de agosto, beneficiando as 55 famílias de produtores responsáveis pela cultura. 
Texto: Carla Santos/Coopcom - Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fonte: Sistema OCB-Sescoop/AM

Petrucio Magalhães participa do lançamento de cultivares de cupuaçu


O presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Júnior participa, nesta sexta-feira, 30 de maio, no município Presidente Figueiredo, a 107 quilômetros de Manaus, do lançamento das cultivares de cupuaçuzeiro BRS 297, BRS 298, BRS 299, BRS 311 e BRS 312, como resultado de pesquisas para combater pragas na planta, aliadas a boas práticas de cultivo.
O evento está sendo promovido pela Embrapa da Amazônia Ocidental, em parceria com a prefeitura daquele município, por meio da Secretaria Municipal de Abastecimento Agrícola, Aquícola e Pesqueira (Semada) e pelo escritório local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idaam).
O lançamento do programa será às 15h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), na avenida Onça Pintada, 1.308, bairro Galo da Serra, em Presidente Figueiredo.
Texto: Carla Santos/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM e Embrapa

EM TEMPO - "Produtores prejudicados ganham anistia"


"Privilégio de conviver com o Falabella..." - Geraldo Bernardino


quinta-feira, 29 de maio de 2014

O jeito FALABELLA de ser.....

Tive o privilégio de participar dessa recente reunião (foto) e, mais uma vez, compartilhar momentos alegres e aprender com a experiência e o conhecimento de Amazonas que o amigo PEDRO FALABELLA sempre teve. Perdemos um amigo, um grande profissional e um ser humano de altíssima sensibilidade com o próximo. Anos atrás, Pedro me convidou para ir até seu município, mais precisamente na comunidade do Buçuzal. Durante a viagem, de hidroavião, e já sobrevoando o município de Urucará, olhei pra trás e observei os dois irmãos (Pedro e Fernando) num momento de extrema felicidade ao contemplar, pela janela do avião, a querida e insubstituível Urucará. Pedro e meu pai, Ubaldino (parintinense), sempre foram grandes amigos e, quando se encontravam, a disputa sadia e alegre do melhor município (Parintins ou Urucará) era assunto que não podia faltar. Nesse viagem ao Buçuzal aconteceu um fato engraçado. Ao final da reunião, apareceu um caboclo de Urucará mostrando ao Pedro um violão feito artesanalmente. De fato, muito lindo, uma verdadeira obra de arte. Pedro me chamou, e disse: bata uma foto e mostre ao Ubaldino essa obra que só um caboclo de Urucará é capaz de fazer. Pergunte ao Ubaldino se Parintins é capaz de fazer algo semelhante, ou seja, um violão artesanal de altíssima qualidade. Aí veio a surpresa: imediatamente, o caboclo de Urucará ao ouvir o Pedro falar em Parintins disse: Dr. Pedro, nós aprendemos fazer este violão lá em Parintins!! Falabella rindo, e mais uma vez brincando, disse ao caboclo que agora, pelo vínculo com Parintins, ele não iria mais comprar o violão....Esse era o Pedro, esse sempre foi o Falabella. Autêntico, alegre, brincalhão, consumidor da bolacha de motor (água e sal da Modelo) e competente profissional. Obrigado por tudo! Até um dia!

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Semasdh recebe doação de mais de uma tonelada de alimentos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) recebeu, nesta quarta-feira, 29, do coordenador do Programa Mesa Brasil Amazonas, Elinaldo Barbosa, e do representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thomaz Silva, a doação de 1.250 quilos de frutas e verduras, além de 240 quilos de feijão. Os produtos foram entregues a central de distribuição do Programa Mesa Brasil, localizada no bairro de Aparecida, zona Sul.

doacaoalimentos2
 

A secretária da Semasdh, Goreth Garcia, explicou que as doações vão auxiliar o trabalho da prefeitura no atendimento às pessoas que necessitam de alimentação saudável. “O apoio do Programa Mesa Brasil e da Conab é muito importante, principalmente, para nossa população mais fragilizada. As doações irão abastecer por uma semana as seis cozinhas comunitárias mantidas pela Prefeitura de Manaus, que oferecem diariamente 1,2 mil refeições sem custo algum para as pessoas cadastradas em situação de extrema vulnerabilidade nutricional, especialmente idosos e crianças”.

Thomaz Silva, da Conab, ressalta que ações como essa, além de ampliarem a atuação do Programa Mesa Brasil valorizam e incentivam a produção rural no Estado. “A Conab compra da agricultura familiar o excedente da produção, que seria descartada ou desperdiçada, e doa ao Mesa Brasil, que repassa às instituições que necessitam e, ao mesmo tempo, apoia e incentiva o produtor rural do Amazonas”.

O coordenador do Mesa Brasil Amazonas, Elinado Barbosa, ressalta que já há algum tempo o programa vinha estudando a aproximação com a Prefeitura de Manaus. “Esta doação é apenas uma ação inicial. Queremos ampliar esta parceria com a prefeitura para podermos chegar a outras secretarias, programas municipais e instituições e ampliarmos ainda mais nossa área de atuação”.

O Programa Mesa Brasil é uma rede de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, coordenada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) com a função de contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Assim, ao mesmo tempo em que apoia a produção rural e diminui os níveis de desperdício, reduz a insegurança alimentar de crianças, jovens e idosos. No Amazonas, o programa atua há mais de dez anos e distribuiu até o ano passado mais de oito mil toneladas de alimentos, atendendo a mais de 200 instituições em Manaus, Manacapuru, Iranduba e Rio Preto da Eva.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh): 92 3215-4616 / 8117-7591
Fotos: William Rezende

Só 05 agências da CAIXA operam o crédito rural no AM....

Este MAPA, elaborado pela própria CAIXA, mostra claramente o motivo do nosso estado estar entre os que menos acessa o crédito rural. A situação é a mesma com o BB e o BASA. Operar o crédito rural com 05 agências num estado que comportaria toda a região Nordeste é brincar com o homem rural do Amazonas. A CAIXA tá entrando agora no setor do crédito agrícola. Só espero que não faça igual ao BASA que afirma atender TODO O ESTADO com apenas 11 agências. Espero que a CAIXA também não faça propaganda afirmando que o BARCO/AGÊNCIA FLUTUANTE (só tem um) vai atender TODO O AMAZONAS. A propaganda que não traduz a realidade impede a solução desse entrave que já leva anos.

Veja a síntese da plenária sobre pesca artesanal e aquicultura familiar



O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) realizou nesta quarta-feira (28/05) reunião plenária sobre o tema Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar. A reunião realizada no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília, foi coordenada pela presidenta do conselho, Maria Emília Pacheco.

Durante a abertura, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marcelo Cardona, destacou a importância dos conselhos como espaço de participação social e que têm papel central no acompanhamento das políticas públicas que estão sob a responsabilidade do governo federal. 

O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, disse que não há como falar de segurança alimentar sem olhar para o pescado. Disse também que o Brasil caminha para ser líder na produção mundial desse tipo de alimento. Além disso, o ministro falou sobre os investimentos no mercado interno para o consumo do pescado. As nossas prefeituras estão se tornando grandes parceiras. Comprando o peixe da aquicultura familiar e levando para a escola, disse. 

Idesam lança programa de pesquisa em Produção Rural Sustentável


O Idesam está lançando o Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Produção Rural Sustentável (PEPEPRS). O objetivo do programa é reunir acadêmicos interessados em contribuir com estudos e pesquisas que atendam às demandas do município de Apuí, localizado no Sul do estado do Amazonas, por inovação científica e tecnológica visando o desenvolvimento sustentável.
O PEPEPRS compreende um grupo pluri, inter e multidisciplinar de pesquisadores, técnicos e produtores rurais que participam do desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, capacitação e divulgação orientadas a pesquisar, avaliar e adaptar diferentes opções de reconversão ambiental e social da atividade agropecuária na Amazônia.
Neste primeiro ano serão oferecidas linhas de pesquisas nas áreas de Governança em Agrossistemas Amazônicos, Produção Pecuária Sustentável, Agroecologia e Restauração Ecológica e Silvicultura Tropical.
“Entendemos que apoiar iniciativas visando ampliar os estudos e pesquisas na área ambiental é também uma forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, afirma Gabriel Carrero, coordenador do Programa Mudanças Climáticas do Idesam.

Copamart leva produtos regionais para exposição em shopping



A Cooperativa Amazonense de Artesanato (Copamart) é uma das beneficiadas do projeto "Brasil Original", promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que acontece desde o dia 24 de maio ao dia 27 de junho, no Amazonas Shopping, situado na avenida Djalma Batista, Parque Dez de Novembro. 
Junto a outras entidades de variados segmentos, os artesãos são oriundos de 75 unidades produtivas do Amazonas, Rondônia, Pará e Tocantins. O objetivo é aproveitar o movimento dos visitantes e estimular o desenvolvimento do artesanato brasileiro por meio da inovação, competitividade e acesso a mercados, principalmente no período da Copa do Mundo, quando Manaus sedia o evento e receberá milhares de visitantes.
De acordo com a presidente da cooperativa, Terezinha Socorro Lira Ribeiro, cinco produtos foram escolhidos para serem expostos. Para ela, a iniciativa foi bastante positiva, uma vez que os artesãos não precisam estar no espaço para comercializar as peças, já que a estrutura foi completamente cedida aos expositores, desde a pessoa responsável pela venda ao aluguel do espaço. 
"Todos os recursos provindos da venda são destinados integralmente aos cooperados e demais expositores", afirmou ela. 
Entre as peças destinadas à exposição estão: um quadro decorativo, feito em vidro, fibra e semente, criação do artesão Luciney Nápoles, com temática regional e reprodução de 30 peças; as ponteiras de canetas e lápis de bichos amazônicos, criação da artesã Lília Farias; trilhos de mesa (jogos americanos de mesa), com pinturas no estilo grafismo em tecido e linha; vestidos e camisas feitas em algodão cru, além de gargantilhas feitas em crochê e semente. As peças têm preços variados entre R$ 8,00 e R$ 80,00.   
"Fazemos parte deste projeto há quatro anos e cada vez mais ficamos felizes de integrá-lo porque é a prova de que o artesanato está abrindo e ganhando mais espaços. 
Texto: Carla Santos - Jornalista da Cooperativa de Comunicação do Amazonas - Coopcom/AM
Fonte: Sistema OCB-Sescoop/AM

Sistema OCB/Sescoop-AM lança Campanha do Dia C no Amazonas


Em 2014, o Cooperativismo deixará sua marca estampada em todo o país, por meio do voluntariado e da intercooperação, agora são 25 estados brasileiros realizando o Dia C – Dia de Cooperar.
Com essa determinação o Sistema OCB/Sescoop-AM lançou hoje, terça-feira, 27 de maio, no auditório da Uniodonto Manaus, Centro, a Campanha do Dia C – Dia de Cooperar que será realizado no dia 6 de setembro uma mobilização nacional de solidariedade.
O superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini fez a abertura do evento que contou com  a presença de aproximadamente 300 pessoas, entre representantes de cooperativas de diversos ramos e aluno do Projeto Jovem Aprendiz Cooperativo, além de convidados e parceiros.
Para o superintendente, cooperativas no Amazonas se unirão aos 25 estados brasileiros para se voluntariar em prol de uma causa que instigue a solidariedade e estimule a transformação social das comunidades visadas.
"Este é um momento bastante importante, em que buscamos, junto às cooperativas do Amazonas, a implementação do nosso sétimo princípio do cooperativismo, que é o de se fazer útil à comunidade, a sermos solidários e nos envolvermos com as demandas dela",

Seminário Pró Fórum Social Brasileiro (convite)


terça-feira, 27 de maio de 2014

IDAM presta assistência técnica para produtores rurais em Carauari


Extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizaram nos dias 16 e 17 de maio vistoria prévia nas propriedades de mais de 20 agricultores familiares das comunidades Nova Esperança, Pupuai e Novo Horizonte, localizadas a margem direita do rio Juruá, no município de Carauari (a 782 quilômetros de Manaus).
O objetivo foi fazer o levantamento de dados em coordenadas geográficas, para elaboração de croquis das propriedades a serem contempladas com Crédito Rural do Pronaf Mais Alimentos. Na oportunidade os agricultores familiares receberam orientações sobre como proceder para adquirir o benefício.
Segundo o gerente da Unidade Local do IDAM/Carauari Átrio Souza, atualmente os agricultores familiares desenvolvem apenas culturas de subsistência como cultivo de mandioca, hortaliças e extração de açaí nativo, “ao adquirir o crédito rural, os produtores familiares terão oportunidade de aprimorar suas atividades, por exemplo, investindo na implantação de mudas de açaí e com isso, será possível aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida dessas famílias,” afirmou Átrio.
ATER – Para garantir que a atividade tenha êxito, a Unidade Local do IDAM em Carauari em parceria com a Associação dos Moradores Agroextrativistas da Comunidade Nova Esperança (AANE), realizou um curso de produção e formação de mudas frutíferas e construção de viveiro florestal.

Famílias rurais de Urucará são beneficiadas com ação itinerante de crédito


Iniciou no dia 18 de maio, no município de Urucará (distante 261 quilômetros de Manaus), a ação especial itinerante de crédito realizada pelo Governo do Amazonas por meio da Agência de Fomento do Estado (Afeam) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM). A ação que tem como objetivo fomentar as atividades econômicas na região continua  com a análise de propostas e projetos técnicos. A data para liberação dos recursos está prevista para o dia 17 de junho.
A iniciativa conta com apoio de recursos financeiros do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES), administrado pela Afeam, que é destinado para fomentar  as atividades dos setores primário, secundário e terciário, visando beneficiar empreendedores que residem no município. Além disso, a ação contribui para a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais com a geração de renda e postos de trabalho.
Os técnicos estão trabalhando na elaboração de projetos. Entre os mais requisitados destacam-se os investimentos nas culturas do guaraná, cacau e mandioca, além da atividade de pesca, pecuária de corte e aquisição de máquinas e equipamentos.
“A ação propiciará o incremento da economia local e oportunizará a ampliação do processo produtivo”, disse o diretor-presidente da Afeam, Evandro Geber Vieira.
Para o gerente da Unidade Local do IDAM em Urucará, José Arimatéia Simões, a ação é considerada como um fator estratégico e de grande relevância para os agricultores familiares do município, onde toda a equipe do IDAM local está envolvida para propiciar esclarecimentos e elaborar projetos técnicos a serem ofertados pela Afeam.
 Fonte: Gerência de Crédito Rural do IDAM – Gecrer

Programa de rádio divulga ações do IDAM em Nhamundá

Paula Vieira,

Excelente  iniciativa que precisa ser copiada para todos os
municípios do Amazonas. Os "canais públicos" de comunicação
precisam abrir mais espaço para o setor rural. Parabéns ao Luiz
Euclides e sua equipe.
Notícias e informações sobre o setor primário no município de Nhamundá ganharam destaque com o programa “A Hora do Produtor” veiculado todos os sábados de 7h às 8h pela rádio Liberdade FM, 104,1 Mhz. O programa é apresentado pelo gerente da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas –IDAM/Nhamundá, Luiz Euclides, juntamente com a servidora da Prefeitura, Iza Martins. E tem como objetivo abordar temas relacionados a agricultura, pecuária, pesca e extrativismo, atividades assistidas pelo IDAM no município. Além disso, entrevistas com representantes de instituições parceiras como a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento, Sindicato e Associações também fazem parte da programação.“O programa é uma forma de divulgar as ações do IDAM no município e estabelecer um momento de entretenimento entre agricultores e extensionistas”, disse Luiz Euclides.

Programa de Aquisição de Alimentos e Pronaf são temas de palestra em Tabatinga

Com objetivo de discutir as políticas públicas existentes para o setor primário, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizou uma palestra no dia 19 de maio, sobre os benefícios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A atividade aconteceu no auditório do Seminário Três Fronteiras, município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).
Com a participação de um público de quarenta pessoas a atividade foi conduzida pelo técnico Zoroastro Brandão, com apoio de toda a equipe técnica do IDAM em Tabatinga. Na ocasião, os agricultores receberam orientações sobre como ter acesso ao Pronaf, uma vez que o programa financia projetos individuais e coletivos, que visam gerar oportunidades no campo e proporcionar o desenvolvimento das atividades produtivas. Já o PAA utiliza meios de comercialização que favorecem a venda direta de produtos oriundos da agricultura familiar. Outro tema abordado durante a palestra foi a importância da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para quem deseja ter acesso aos programas.
A atividade faz parte das metas do Convênio nº. 720332/2009/ MDA/Pacto Federativo e contou com a participação da Prefeitura Municipal, Agência de Desenvolvimento Sustentável ADS) e Diocese do Alto Solimões.
Por Paula Vieira, IDAM

Endividamento impede que 40% dos agricultores familiares acessem o Pronaf


Os valores do Plano Safra da Agricultura Familiar subiram e as taxas de juros foram mantidas. Um questão, no entanto, ainda precisa ser ajustada: o acesso ao crédito. Cerca de 40% dos agricultores familiares não são beneficiados pelo Pronaf porque esbarram na burocracia dos agentes financeiros.

Esta matéria foi publicada no "canal rural" e confirma o que
venho sempre alertando neste espaço e no Jornal do Commercio:
Acesso ao crédito rural. No AM, a situação é ainda mais delicada
em razão das cheias e secas e do inaceitável e altíssimo vazio
bancário no interior do estado. 
Pelas contas da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), cerca de 1 milhão de famílias de pequenos produtores têm dívidas. O endividamento chega a R$ 15,5 bilhões.

– Se houvesse uma extensão rural melhor, talvez nós não teríamos tanto endividados. Porque você poderia produzir melhor, acessar as políticas públicas que têm de comercialização, que são extremamente positivas – aponta o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), Braz Albertini.
Para os bancos, o crédito rural familiar ou empresarial é o setor com menor inadimplência. Em média, somente 0,7% dos financiamentos não são pagos no prazo. O agricultor familiar dispõe de mais mecanismos de ajuda para conseguir pagar as dívidas, como o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).
– Se o produtor plantar, for mal e perder tudo pela seca, o governo paga através do Proagro. Se ele plantar e o preço do produto que ele colheu estiver abaixo do preço mínimo, o governo compra e paga o preço mínimo, se estiver acima do preço mínimo, ele vende a mercado. A gente costuma dizer que o pequeno produtor é o mais blindado contra intempéries e contra inadimplência do sistema financeiro – diz o diretor adjunto de Negócios da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Ademiro Vian.
De acordo com o economista Roberto Troster, o problema é que parte do endividamento dos produtores está em outras modalidades de crédito que não têm juros subsidiados e apresentam taxas maiores.

Repercussão nos Estados

Em Brasília, os agricultores elegeram a falta do acesso ao crédito como principal ajuste necessário.

– O grande desafio é tornar nossos agentes financeiros menos burocráticos. Hoje, por mais que o Pronaf seja uma ótima política, atende a 60% dos agricultores. Ou seja, nós temos 40% das famílias que ainda precisam ser incluídas nessa política de crédito – comenta o coordenador-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Marcos Rochinsk.


"Financiamento rural tem retrocesso no AM" - Artigo do JC

Publicado, hoje, no centenário Jornal do Commercio/AM

CMDRS tem reunião dia 30 na FAEA


A 3ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS, que ocorrerá no dia 30 de maio de 2014 com a primeira chamada às 8:00h, segunda chamada às 9:00h no Auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas – FAEA/AM,  com a seguinte PAUTA:

1.      Leitura e Aprovação da ATA da reunião anterior;
2.      Eleição para o novo mandato dos conselheiros;
3.      Definir cronograma das eleições dos conselheiros nos polos;
4.      Informes diversos.





                                 

INCRA-AM abre oficina para trabalhar a remissão das dívidas de assentados a reforma agrária


Aberta pelo superintendente adjunto Jorge Claudio Serra Gonçalves, foi instalada hoje as 9 horas e termina dia 30,  em horário integral na Superintendência Regional do INCRA, Amazonas, uma oficina  para desenvolvimento de metodologia com vistas  a aplicação para a remissão de dívidas das famílias assentadas e beneficiárias da reforma agrária, como pré a MP nº 636/2013, assinada pela presidente   Dilma no dia 26 de dezembro.
A Medida Provisória apresenta soluções definitivas para o endividamento nas diferentes linhas de crédito no campo da reforma agrária e agricultura familiar.
Participam da Oficina que conta coma participação de servidores do INCRA/Brasília, servidores das superintendências do Amazonas, Roraima, Acre, Marabá (PA)e Unidades Avançadas do Amazonas.
O objetivo é  a capacitação de técnicos que setores responsáveis pela aplicação do Crédito Instalação, objetivando o saneamento  simplificado dos processos individuais para a real identificação, por modalidade e beneficiários  que será remido pela referida Medida Provisória e dessa  forma os interessados poderão requerer a renegociação ou liquidação da dívida nos termos  definidos pela MP.
De acordo com a MP, dívidas no valor de até R$ 10 mil, exceto aquisição de mate4iraisi para recuperação de casas, serão perdoadas. Os valores que ultrapassarem os R$ 10 mil, como no campo do Crédito Habitação, estes deverão ser enquadrados na mesma categoria do Programa Minha Casa Minha Vida e os interessados passarão a ter direito a um subsídio de 96% sobre o valor da dívida e o valor a ser pago será R$ 250,00 no prazo de quatro anos.
O INCRA Nacional, está realizando oficinas semelhantes em várias superintendências, a fim de que as ações possam ser implementadas com sucesso.

Jorn. Osny Araújo

Ascom : INcra-AM

PDS Nova Esperança discute produção orgânica


Dando continuidade as ações do Projeto de Transição Agroecológica no Assentamento PDS Nova Esperança (Iranduba) os assentados vão discutir os fatores limitadores de produção orgânica e quais as possíveis saídas, com o uso da metodologia de manejo de agroecossistemas. A reunião vai ocorrer de forma participativa e vai discutir a necessidade do redesenho dos agroecossistemas.
  •  Local: Associação dos Assentados PDS Nova Esperança
  • Data: 30 de maio sexta feira
  • Hora: 8:30
  • Participantes: Assentados, EMBRAPA, UFAM, IFAM, IDAM, Mapati.
  • Contatos
  • Nestor  9141 9690
  • Neide   9126 5436
  • Jolney   9125 4975 

"Deixo a Sepror......." - Alíria Noronha

Alíria, conheço seu empenho e dedicação desde os tempos do MDA.
Tenha certeza que vc contribuiu, e vai continuar colaborando, com o
setor primário do Amazonas

Construção de armazéns certificados é urgente no Amazonas


A falta de Armazéns certificados (público ou privado) para estocagem de produtos agrícolas é no momento a maior preocupação para os produtores rurais do Estado. A decisão pesa ainda mais quando se trata da comercialização da produção de juta e malva por cooperativas de fibras vegetais, que não puderam ser concretizadas junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), devido a não existência de unidades armazenadora certificadas no Amazonas na safra passada.
O momento na atual safra de fibras é bastante delicado, principalmente porque 70% da produção da safra 2013/2014 já foi colhida e a produção não chegou 3 mil toneladas. No caso das cooperativas, a Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru) é responsável pela produção de 180 toneladas, a Cooperjuta pela produção de 672 toneladas. Os dados são do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), datado de 14 de maio deste ano. 
O presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Júnior, entidade que representa as cooperativas do Amazonas está intermediando e estabelecendo discussões sobre o assunto, no que tange a disponibilização de galpões certificados. “O assunto requer uma ação imediata para não comprometer a cadeia produtiva de fibras vegetais do estado”, disse o presidente.
O representante da Conab, Thomaz Meirelles, falou sobre os locais adequados para o armazenamento de produtos agrícolas, argumentando que na década de 1980 o Governo Federal construiu uma rede de armazéns em todo o Amazonas, e que, por não existência de uma política voltada ao desenvolvimento do setor agropecuário, foram todos desativados por falta de uso, por tanto, segundo o servidor, o Governo Federal não deve investir na construção de novos armazéns. Chegou  a hora do estado demonstrar que tem interesse e acredita no setor rural.
Além disso, Meirelles ressaltou acreditar que a partir deste ano o Governo Federal iniciará o processo de abertura de edital para compra  sacarias biodegradáveis. 
Thomaz informou que na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional Sustentável – CEDRS, ficou acordado entre os Conselheiros o encaminhamento oficial dessa demanda ao Governador José Melo, tendo em vista que a Sepror já dispõe do projeto para a construção de galpões no interior.
“Eu entendo que nesse momento, o poder público estadual é que deveria investir na construção de pelo menos três unidades armazenadoras, uma em Manaus e duas nos municípios de Manacapuru e Itacoatiara, para tentar amenizar um pouco os problemas que os produtores enfrentam, e também atender, no futuro uma possível compra de fibras de juta e malva produzida no interior do Estado e também o Programa de Vendas em Balcão”, sugeriu Meirelles.
Para a presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Coomapem), Eliana Medeiro, mesmo que o Governo Estadual disponibilize recurso para a construção de três unidades armazenadoras, o número ainda não será suficiente para atender a demanda dos produtores de fibras do Amazonas, que atualmente enfrenta problemas na produção e armazenamento.
"Só em Manacapuru, o maior produtor de fibras do Brasil, seriam necessários mais de dois galpões, para suprir a necessidade das duas maiores cooperativas de fibras do Amazonas", afirmou a presidente.
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fontes: Sistema OCB/Sescoop-AM, Coomapem e Conab

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Cozinha Comunitária de Manaus recebe alimentos do PAA

A partir desta semana as seis cozinhas comunitárias sob a responsabilidade da SEMASDH/Prefeitura de Manaus passarão a receber produtos regionais por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Os alimentos (mamão, macaxeira e abóbora) serão entregues pelo Programa Mesa Brasil SESC/AM que é um importante e estratégico parceiro do PAA em nível nacional. 

Painel de Especialistas elabora estudo sobre pesca e aquicultura





O Painel de Altos Especialistas em Segurança Alimentar e Nutricional, do Comitê das Nações Unidas para Segurança Alimentar Global elaborou um estudo, que será publicado em junho, sobre a pesca e a aquicultura em âmbito mundial.

O relatório, que contou com a participação do conselheiro e ex-presidente do Consea, Renato S. Maluf, aborda e faz recomendações em relação ao papel da pesca e aquicultura sustentável, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos.

De acordo com o estudo, a pesca é uma fonte alimentar crítica, representando quase 20% da ingestão média de proteína animal para 3 bilhões de pessoas e 15% para 1,3 bilhão, percentual superior a 50% em países costeiros da África Ocidental e da Ásia.

No Brasil, a próxima reunião plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que será realizada quarta-feira, das 9h às 17h, terá como tema central o papel da pesca artesanal e da aquicultura familiar na segurança alimentar e nutricional.


Um resumo do estudo do Painel de Especialistas pode ser obtido
clicando aqui.


Fonte: Ascom/Consea

Agroecologia, uma utopia real

Agroecologia, uma utopia real


Por Selvino Heck*
Quando a multidão chegou à beira do São Francisco e subiu a ponte que une/separa Juazeiro, Bahia, de Petrolina, Pernambuco, e começou a cantar Irá chegar um novo dia/ Um novo céu, uma nova terra, um novo mar./ E nesse dia os oprimidos/ a uma só voz irão cantar (Axé Irá chegar, de Vera Lúcia), as lágrimas começaram a rolar. Era a caminhada dos participantes do 3º ENA (Encontro Nacional de Agroecologia), promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), de 16 a 19 de maio, em Juazeiro, Bahia. O tema do 3º ENA não podia ser mais sugestivo: Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde, Cultivar o Futuro.

Segundo Paulo Petersen e Sílvio Gomes de Almeida, nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) dos anos 1970/1980, três princípios de ação podem ser encontrados nas práticas metodológicas que orientam atualmente organizações do campo agroecológico: as CEBs organizavam suas ações a partir das questões colocadas pelas famílias; as iniciativas das famílias e as formas de cooperação local são voltadas para otimizar o uso dos recursos locais para a construção de autonomia material e conhecimento nas comunidades rurais; as CEBs enraizavam suas ações nas práticas de convívio social pré-existentes nas comunidades, com plena participação dos membros das comunidades nos processos de participação de suas próprias realidades.

Dilma diz que país do futuro une agroecologia e agricultura familliar




Em cerimônia com a presença da presidenta Dilma Rousseff, o governo anunciou na manhã desta segunda-feira (26/05) as novas medidas do Plano Safra para Agricultura Familiar 2014/2015 Alimentos Para o Brasil. A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco, participou como convidada da cerimônia, no Palácio do Planalto, em Brasília.

A presidenta Dilma destacou a importância do diálogo entre governo e sociedade civil e disse que o plano corresponde a um anseio dos agricultores familiares e dos assentados da reforma agrária. O Brasil do futuro vai ter um casamento entre a agricultura familiar e a agroecologia", disse ela. "Esse é o nosso caminho.

O coordenador da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Marcos Rochinski, que também é conselheiro nacional do Consea, citou o conselho como importante espaço democrático para a construção de políticas públicas. Rochinski disse ainda que governo e sociedade vêm aperfeiçoando o Plano Safra. Se hoje produzimos 70% dos alimentos da cesta básica, chegaremos a 80%, a 90%, disse o conselheiro.

O crédito liberado para agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), será de R$ 24,1 bilhões na atual safra o valor é 14,7% superior ao anunciado na safra passada.

Dentre as medidas, destacam-se o novo seguro agrícola, a inserção de milhares de assentados e assentadas da reforma agrária numa nova rota de produção, a criação de nova linha de crédito que contempla as diversidades regionais e, a garantia de apoio a sistemas agroecológicos. Além disso, a assistência técnica será ampliada, como instrumento para alavancar a produção de alimentos saudáveis.

INCRA divulga DAP's emitidas em ABRIL

260 DAP's no ano de 2014

Ibama anuncia queda de 20% nos alertas de desmatamento na Amazônia


Os dados consolidados do Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), indicam queda de 20% nos índices de alertas de desmatamento no período de agosto de 2013 a abril de 2014.
Os números da fiscalização, resultado da Operação Onda Verde para o mesmo período avaliado, confirmam a atuação forte do Ibama: no total, foram 131 mil hectares de áreas embargadas nos nove estados da Amazônia Legal, cerca de R$ 1 bilhão em multas aplicadas, 87 tratores apreendidos, 42 caminhões, 63 motoserras, 14 armas de fogo, três mil metros cúbicos de madeira serrada e 26 mil, de madeira em tora.

domingo, 25 de maio de 2014

Governo lança amanhã Plano Safra da AF

Esse assunto é pouco discutido no Amazonas. Junto com a estruturação do IDAM é a saída para garantir a soberania alimentar do nosso povo. Qualquer atitude diferente (IDAM forte e Pronaf no bolso do agricultor familiar) é pura enrolação e enganação do caboclo do interior.

sábado, 24 de maio de 2014

AM é o único estado que regrediu no acesso ao financiamento do MAPA

Além de ocupar uma das últimas posições no acesso ao financiamento para aumentar a produção agropecuária, fomos o único a regredir no comparativo entre 2012/2013. Esse dados referem-se ao Plano Safra do Ministério da Agricultura, ou seja, nenhuma relação com o Plano Safra do MDA, cujo desempenho também é um dos mais baixos do Brasil. Quem acompanha este BLOG sabe que defendemos a maior presença de bancos oficiais no interior e, também, que a assistência técnica seja compatível com nossa realidade e necessidade. 

sexta-feira, 23 de maio de 2014

IDAM divulga novos números da safra de fibras

Pesquisas realizadas em 14 de MAIO e 23 de MAIO.

IDAM incentiva criação de abelhas sem ferrão no município de Barreirinha

Paula Vieira,
O Governo do Amazonas, por meio do IDAM (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas), realizou nos dias 6 e 7 de maio, no município de Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus), palestras sobre regularização e financiamento para atividade de meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). A iniciativa beneficiou mais de vinte e cinco agricultores familiares das comunidades de Barreira do Andirá e Cametá do Ramos.
O objetivo foi mostrar aos agricultores a importância de se trabalhar dentro da legalidade perante o órgão competente, no caso o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), permitindo ao agricultor o direito a criação, comercialização e transporte, conforme a resolução Conama 346 de 2004, Instrução Normativa Ibama 169 de 2008 e portaria Ibama 117 de 1997. No que  diz respeito a financiamentos, a ideia e potencializar a meliponicultura no município por meio do crédito rural.
As palestras foram ministradas pelo técnico em agropecuária do IDAM Central, Ezequiel Baraúna Assunção, com apoio dos técnicos da Unidade Local do IDAM em Barreirinha, Loureflan da Silva e Anderson Barros.

Produção de hortaliças no município de Iranduba é destaque em programa de rádio



O engenheiro agrônomo e gerente da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) no município de Iranduba, Favilla Gentil Neto, participou na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, do Programa Bom Dia Amazônia da rádio Cultura (ZYF 278, frequência 4845 khz, faixa 60 metros).
Entrevistado por Sávio Santos, Favilla destacou que o município de Iranduba é o maior produtor de hortaliças do Amazonas. Segundo ele, o número de casas de vegetação existentes no município é de aproximadamente 1.040, o equivalente a 28 hectares, onde as culturas mais cultivadas são o pimentão, tomate, coentro, alface e pepino.
A produção de hortaliças, cultura de ciclo curto, cultivadas de forma convencional ou orgânica, ocorre na terra firme e na várzea, em céu aberto e em cultivo protegido (plasticultura). No Estado a atividade envolve cerca de 77.700 agricultores familiares/produtores rurais, conforme dados levantados pelo IDAM em 2013.
O IDAM incentiva a atividade no município, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) fazendo o acompanhamento periódico das famílias assistidas.
As hortaliças são originárias tanto de clima frio quanto quente, tendo adaptações climáticas diferentes. No Amazonas o cultivo de hortaliças fica limitado à utilização de espécies adaptadas ao clima quente, restringindo o cultivo de espécies originárias de clima frio, pois são espécies menos tolerantes às altas temperaturas e a elevada umidade do ar da região Amazônica.

Últimos preparativos para 3ª Exposição Agropecuária de Boca do Acre




 
   
 
Nos dias 05, 06,07 e 08 de junho acontece a 3ª Exposição Agropecuária de Boca do Acre (EXPOBOCA). A feira ocorrerá no parque de exposições agropecuárias do município localizado no quilômetro 12 da BR 317. A feira contará com exposição da agricultura familiar, leilão, rodeio, cavalgada, shows musicais com atração nacional, exposição de animais, insumos, produtos veterinários e maquinário agrícola. No evento também irá acontecer palestras com temáticas pertinentes, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A EXPOBOCA é realizada pelo Sindicato Rural de Boca do Acre, com apoio do Sistema Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Amazonas), governo do Estado, prefeitura de Boca do Acre e empresas privadas.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural do município e coordenador da Feira, Ildo Gardingo, a expectativa é receber aproximadamente 30 mil pessoas durante e movimentar R$ 3 milhões de reais. A ideia é ultrapassar as vendas de 2012, para isso já estão confirmadas várias empresas e a presença de Agências financeiras. 

Muni Lourenço pauta o setor agropecuário amazonense em reunião com governo da província de Loreto no Peru


 


 
   
 
Uma reunião de alto nível entre dirigentes do Brasil e da província de Loreto, localizado no Norte do Peru, ocorreu em Manaus, nesta quarta-feira (21 de maio), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). Foram debatidos assuntos direcionados a uma logística estratégica entre os países, como a navegabilidade dos rios, transporte, acordo bilateral e produção rural.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA),Muni Lourenço, pleiteou a comercialização de carne e a compra de gado do município de Boca do Acre e região do Sul de Lábrea. O transporte seria realizado através da estrada do Pacífico, também conhecida como Rodovia Interoceânica, que liga o Brasil - BR 317- no Acre e Amazonas ao Sul do Peru.

Conab e IDAM avaliam coleta de preços no AM

Técnicos da Conab e IDAM avaliam a sistemática de coleta de preços nos mercados atacadista e varejo na capital e interior do estado. Essa atividade é de fundamental importância para a operacionalização dos programas federais de apoio à comercialização. Presentes: Hugo, Susam, Lázaro e Tânis (Idam) e Antonio, Daysilene, Juscelino e Thomaz (Conab)






quinta-feira, 22 de maio de 2014

Jornal do Commercio - "Lucro da Caixa....."

Outro dia, e bem recente, foi a vez da imprensa noticiar o LUCRO do Banco do Brasil. Hoje, foi a vez dos 1,5 bilhão de lucro da CAIXA, que também tá investindo pesado no patrocínio de alguns grandes clubes do futebol brasileiro. Nada contra o "lucro" nem contra o "patrocínio", e muito menos pelos bons serviços prestados por essas instituições, mas não posso aceitar pacificamente que o caboclo do interior do Amazonas de 42 municípios sequer conte com uma agência bancária oficial para tomar uma água ou "pegar" um ar refrigerado diante de tantos "lucros" e de tantos "patrocínios". As autoridades do Amazonas precisam acordar para esse inaceitável vazio bancário que inviabiliza o acesso ao crédito rural (Pronaf) e, consequentemente, o crescimento agropecuário do estado. 

EM TEMPO - "MPF cobra providências contra trabalho escravo"