quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Tem coisas que eu NÃO consigo entender (urgente)

Hoje, o site do EM TEMPO, confirma que cinco municípios entraram em situação de emergência, e outros tantos já estão na lista. Entretanto, até o momento, o governo estadual NÃO fez a adesão ao Programa GARANTIA SAFRA do Governo Federal. Quem acompanha este BLOG e minhas colunas semanais no Jornal do Commercio (Coluna Agronegócios) sabe que venho defendendo esse programa federal para o Amazonas há mais de 5 cinco anos. Isso mesmo, mais de 5 anos. Em setembro/outubro de 2013, a presidenta Dilma estendeu os benefícios do GARANTIA SAFRA para o Amazonas (antes era exclusivo para os agricultores do Nordeste e Norte de Minas). Contudo, até hoje, transcorridos 15 meses o assunto continua parado no âmbito estadual. Acompanhei todo esse processo, inclusive quando os técnicos do MDA estiveram no gabinete da SEPROR, em 2013, e, também, em reunião do CEDRS que aconteceu no auditório da Conab. O GARANTIA SAFRA pode viabilizar R$ 850 reais para os ribeirinhos atingidos pelas CHEIAS. Pergunto: o que está acontecendo com os produtores desses CINCO municípios que já estão em situação de emergência???
O produtor incluído no GARANTIA SAFRA recebe direto, nas agências lotéricas da CAIXA (tem em todos os municípios), o valor acima citado, amenizando os prejuízos causados pelas cheias dos nossos rios.
Sei que o Governo Federal já passou todas as orientações ao governo do Amazonas. Sei também, pois estava presente no encontro, que o governador José Melo, quando ainda era vice do governador Omar Aziz, pediu ao ministro PEPE VARGAS (naquela altura era do MDA), que estendesse o GARANTIA SAFRA ao AMAZONAS. O governo federal atendeu o pedido, mas a BOLA está com o estado que ainda não deu sequência para que parte dos ribeirinhos prejudicados pelas cheias possam acessar os R$ 850,00. Deixamos de beneficiar 10 mil ribeirinhos na cheia passada, e agora estamos diante de nova adversidade.
Espero, sinceramente, que o assunto entre com urgência na pauta do setor primário do nosso estado.
O interior é, ou não, prioridade? Tem certas coisas que eu não consigo entender a razão da lentidão, principalmente quando é para beneficiar o caboclo que preservou 98% das nossas florestas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário