quinta-feira, 2 de abril de 2015

"Desencanto geral com os acenos e promessas do BASA" - Alfredo MR Lopes (comentário)

O filósofo e ensaísta Alfredo MR Lopes confirma, em artigo publicado no EM TEMPO, a incapacidade do BASA em operar o PRONAF no Amazonas com apenas 8 agências, mas no Pará são quase 50. Ratifico a importância do Banco da Amazônia e não questiono a qualidade de suas operações na área rural. O que tenho sempre reclamado é na insistência de ações itinerantes do crédito rural que, comprovadamente, não tem mudado a realidade do interior. Outro ponto que questiono do BASA é divulgar folder institucional afirmando que atende 100 % do estado do Amazonas. Além de não ser verdade, leva uma informação inverídica aos superiores que tem o poder de mudar essa realidade. Agora, não só a AFEAM tem colaborado com as cooperativas de guaraná, borracha, castanha e açaí, mas o Governo Federal, por meio do PAA/Formação de Estoque tem apoiado esses grupos formais no momento da comercialização. É bom ressaltar que a AFEAM ainda não opera o PRONAF e que a instalação de unidades-polo para implementar a nova linha de crédito denominada de "Banco do Povo" não vai resolver o problema de grande parte dos caboclos do interior. Ainda tem o fato de estar iniciando em municípios que já contam com o BB, BASA e CAIXA. E por falar em CAIXA, que recentemente entrou na operação do crédito rural, quantas e onde já foram realizadas operações do PRONAF? Só tenho visto a logomarca nas camisas de grandes clubes, quando, na minha opinião, deveriam ser investidos na estruturação física das agências para operar o crédito rural no interior do estado. Sem falar da ausência da CAIXA nos debates do setor agropecuário local. Ainda tenho esperança na evolução do cooperativismo de crédito, que já tem ensaios positivos em Apui e Matupi, segunDo meu amigo Petrúcio Magalhães Jr, presidente da OCB/AM. Contudo, estou cada vez mais convicto de que a aplicação do crédito rural de qualidade e quantidade só chegará nos quatro cantos do Amazonas se for aplicado por meio de imagens de satélites, ou seja, com o uso dessa tecnologia. Tenho certeza de que essa ideia não é UTOPIA!! O tempo dirá que estou com a razão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário