terça-feira, 30 de junho de 2015

Sistema OCB/Sescoop-AM e Frencoop-AM realizam exposição cooperativista na Aleam

Foto: Priscilla Torres/Coopcom
Começou hoje (30/6) e vai até o dia 3 de julho, no hall da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a 3ª Exposição de Produtos e Serviços do Cooperativismo Amazonense. O evento é uma parceria entre o Sistema OCB/Sescoop-AM e a Frente Parlamentar do Cooperativismo do Amazonas (Fencoop-AM) e faz parte das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo. Participam da exposição 12 cooperativas de todo o Estado do Amazonas.
O presidente do Sistema OCB/AM, Petrúcio Magalhães Júnior, fez a abertura do evento e destacou o incentivo que a Aleam, por meio dos seus parlamentares, vem dando ao segmento, principalmente ao incluir na Constituição Estadual um capítulo destinado à política de apoio ao cooperativismo, conforme emenda de autoria do deputado Luiz Castro, presidente da Frencoop-AM.
“Defendemos uma agenda positiva e o cooperativismo proporciona as condições para a geração de emprego e renda, fazendo frente à crise econômica e às mazelas sociais”, salientou o presidnete, acrescentando que “o cooperativismo não é filantropia, mas negócio bem gerido e com transparência, que garante lucro para todos os cooperados”.
Falando aos deputados que integram a Frencoop e aos cooperativistas, o deputado Luiz Castro disse que o cooperativismo é uma corrente com mais de um bilhão de filiados no mundo todo. “Onde existe cooperativa, existe melhoria da qualidade de vida com trabalho e renda, porque o cooperativismo humaniza o capital”, assinalou o deputado.
Luiz Castro defendeu a causa do cooperativismo como instrumento de inclusão social, bem como a valorização das cooperativas com identidade sócioeconômica, que priorizam a distribuição das sobras entre os trabalhadores.
Representando o presidente da Aleam, deputado Josué Neto, e falando em nome dos demais parlamentares, o deputado Belarmino Lins disse se sentir honrado pelo sistema cooperativista que escolheu a ‘casa do povo’ para iniciar as comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo. Belarmino acrescentou que o trabalho feito pelos cooperativistas no Amazonas salta aos olhos de todos pela qualidade e responsabilidade na geração de emprego e distribuição de renda entre as famílias.
“O cooperativismo é uma atividade econômica que fortalece o elo entre pessoas que tem a atividade comercial como princípio de vida. Os primeiros passos entre o cooperativismo e o parlamento estadual foram dados pelos deputados Luiz Castro e Adjuto Afonso” disse o deputado.
O presidente da Cooperativa dos Comerciantes da Ponta Negra (Coocpone), Wollder Sousa, declarou que a realização da exposição na Aleam é mais um avanço para as cooperativas do Amazonas. “A cada ano o cooperativismo avança no Estado e os passos que são dados para o desenvolvimento do sistema cooperativista são válidos e nos deixa mais convictos de que estamos no caminho certo”, destacou.
Participantes – Participam da exposição as cooperativas Agrofrut, Unimed Manaus, Uniodonto Manaus, Copamart, Solinegro, Golfinho, Coopiauto, Cooplam, Sicoob Manaus e Nacionalcoop, além da Fecootram (Federação das Cooperativas de Transporte do Amazonas).

Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fontes: Sistema OCB/Sescoop-AM e Aleam

Nenhum comentário:

Postar um comentário