quarta-feira, 30 de setembro de 2015

IDAM participa de videoconferência com a ASBRAER

A Diretoria Executiva, chefes de departamentos, gerentes e equipe de comunicação do IDAM participaram na manhã de hoje (30), de uma videoconferência realizada pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). O objetivo foi divulgar as informações sobre o Seminário Nacional de Boas Práticas de ATER, que será realizado em Brasília, de 1 a 3 de dezembro. (FONTE: IDAM)

MDA, SEPROR e IDAM discutem melhorias nos ASSENTAMENTOS

O secretário de Estado da Produção Rural, Sidney Leite,  nesta tarde (30), entregou ao delegado da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Estado do Amazonas, Arivan Reis, uma pauta de reivindicações para o setor primário do Estado. A pauta contém um projeto para a recuperação de pelo menos mil quilômetros de estradas vicinais e a instalação de uma estrutura avançada do INCRA no sul do Amazonas a fim de resolver as questões dos assentamentos daquela região. Participaram da reunião, os técnicos do Sistema Sepror, e o presidente do IDAM ,Edmar Vizolli. Estas reivindicações serão encaminhadas ao ministro do MDA, Patrus Ananias, que nas próximas semanas poderá vir à Manaus. (fonte: SEPROR)
Será que o GARANTIA SAFRA fez parte
da pauta desse encontro? Eu não consigo entender
como um assunto de extrema importância aos
ribeirinhos não tem prioridade na
"Compensa". Enquanto nada acontece por aqui,
os agricultores do Nordeste continuam se
beneficiando.

Moveleiros de três municípios reúnem com Sidney Leite

Sistema Sepror reúne com as associações de moveleiros de Humaitá, Parintins e Itacoatiara para tratar estratégias que visem o avanço do setor no âmbito da qualidade dos móveis produzidos no Amazonas, gargalos ambientais e qualificação de crédito. O secretário Sidney Leite destacou a necessidade de identificar as demandas do mercado e a desburocratização no licenciamento ambiental a fim de estimular a projeção dos moveleiros locais frente ao mercado interno e externo. (fonte: facebook/sepror)

Avança a criação da CENTRAL de compras da piscicultura com apoio do SEBRAE

Hoje (30), na sede do SEBRAE, aconteceu mais uma reunião dos piscicultores interessados na criação de uma CENTRAL DE COMPRAS. O consultor Kemel trabalhou o diagnóstico associativo. Essa ferramenta trará grandes benefícios aos criadores de peixe. É acreditar e participar das reuniões.


Marcelo Nogueira, novo gerente do IDAM de APUÍ

Novo gerente da UL/IDAM de Apuí, Marcelo Nogueira, visitando a Gerência de Crédito Rural do IDAM/CENTRAL, sendo recebido pelo Pedro Chaves. (fonte: Agrorural/Whatsapp)

FAEA e entidades parceiras promovem Seminário sobre CASTANHA DO BRASIL

Com o objetivo de estimular a valorização de alternativas econômicas para a interiorização e diversificação da economia amazonense, teve início nesta terça-feira (29), no auditório da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM), o seminário Debates Produtivos. Trata-se de um ciclo de discussões promovido em conjunto pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) e AFEAM.

Os Debates Produtivos pretendem trazer à discussão produtos e cadeias produtivas que possam ser potencializados econômica e socialmente no Amazonas. No primeiro encontro promovido pelo ciclo de debates, a castanha do Brasil foi o centro das atenções. Produto que já conta com um grande mercado nos Estados Unidos e Europa, a castanha do Brasil possui um enorme potencial tanto extrativista quanto de cultivo. Principalmente, levando em consideração que tem, no Amazonas, o único empreendimento de cultivo e de plantio em escala empresarial e comercial, que é a fazenda Aruanã, em Itacoatiara.

Outros produtos também serão tema de discussão no Debate Produtivo, como o açaí e as fibras vegetais, além de cadeias produtivas que também apresentam grande potencial de crescimento econômico para o Amazonas.

O presidente da FAEA, Muni Lourenço, destacou a relevância da iniciativa. “Não haveria melhor momento para esses Debates Produtivos, levando em conta o consenso dos amazonenses de que é chegada a hora de viabilizarmos alternativas econômicas interiorizadas para o Amazonas. Essa é uma etapa muito importante para o desenvolvimento do Amazonas e a Federação da Agricultura juntamente a AFEAM e as có-irmãs FIEAM e CIEAM estão promovendo esse grande debate em torno de produtos do setor primário que têm grandes possibilidades de gerar emprego e renda no interior do Estado”, afirmou.

Fonte: FAEA

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Sidney Leite participa de evento sobre CASTANHA DO BRASIL

Secretário Sidney Leite participou na manhã desta terça-feira (29) de debate sobre a Produção da Castanha-do-Brasil com foco nas novas oportunidades econômicas, agregação de valor, inovação tecnológica, mercado e certificação. O debate aconteceu no auditório da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e teve a participação de autoridades públicas, pesquisadores e empresários.

Fonte: SEPROR

Muni Lourenço visita galpão do MESA BRASIL

Hoje (29), o presidente do Sistema FAEA/SENAR, Muni Lourenço Silva Junior, visitou o galpão do Programa MESA BRASIL SESC/AM, e ouviu do coordenador do PMB, Ellinaldo Barbosa, um relato sintético das atividades desenvolvidas por esse estratégico programa que garante a segurança alimentar e nutricional de milhares de famílias. A Conab acompanhou a visita em razão do PAA corresponder a 95% das doações recebidas pelo Mesa Brasil no Amazonas. Hoje, o PMB recebeu 8 toneladas de banana da ASPRONES, de Rio Preto da Eva.  De janeiro a agosto/2015, o PAA já disponibilizou ao PMB aproximadamente 2.900 toneladas de produtos regionais.

CEPLAC e SEBRAE apoiam beneficiamento do cacau no MADEIRA

Unidade de beneficiamento de cacau na Comunidade Porto Seguro, no Rio Madeira. Esse projeto do SEBRAE é em parceria com  a CEPLAC. Aproveito para lembrar ao SEBRAE, CEPLAC e agricultores familiares  que o CACAU (extrativo) já faz parte da PGPMBio, portanto, já tem preço mínimo. Inclusive, recentemente, já foi paga a primeira subvenção federal do cacau para produtores de Codajás. Eles negociaram a produção abaixo do preço mínimo. 

EXPOMANI tem estande do SEBRAE

Leocy Cutrim comanda o estande do SEBRAE na Exposição Agropecuária de Manicoré - EXPOMANI


SEBRAE apoia produção de MUDAS em Manicoré

Imagens do Laboratório de Produção de Mudas no município de Manicoré que tem apoio do SEBRAE/AM



Luis Perin - Laboratório SARAMDIR
Fotos: LEOCY

III Chamado da Floresta (Programação)


IDESAM divulga palestrantes já confirmados para evento do dia 5


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

EXPOAGRO poderia ser realizada na CENTRAL DE COMERCIALIZAÇÃO DE IRANDUBA

No último sábado, retornando de Manacapuru, passei, mais uma vez, pela excelente estrutura da Central de Comercialização de Iranduba. Não tenho dúvida de que seria um bom local para realizar, provisoriamente, a EXPOAGRO/2015. Enquanto não se define o novo local do Parque de Exposição Eurípedes Ferreira Lins, a CENTRAL poderia abrigar, ESTE ANO, uma gigantesca feira de produtos regionais (nos moldes das realizadas pela ADS), presença dos órgãos públicos, expositores e instituições bancárias para viabilizar o crédito. Acredito que o local (fotos) também comporte a apresentação de alguns animais, sem falar dos inúmeros boxes ainda sem uso. É uma sugestão ao Sistema SEPROR.
Os fundos da CENTRAL DE COMERCIALIZAÇÃO DE IRANDUBA



A ideia inicial da CENTRAL era acabar com esse tipo de comercialização na estrada, mas ainda existe e fica perto da Ponte Rio Negro. 

Conab participa de encontro com pescadores em Manacapuru

A Associação dos Pescadores e Pescadoras Artesanais de Manacapuru realizou evento bastante prestigiado, no último sábado, em Manacapuru. Assuntos como o acesso ao Seguro Defeso 2015 e a compra de pescado pela Conab foram socializados no evento que aconteceu no Galpão da Ciranda Tradicional

A Conab foi convidada pelo presidente da Associação, Paulo Soares Lopes, para prestar esclarecimentos sobre a compra de peixe popular durante a safra que está chegando. As limitações orçamentárias, segundo a Conab, deverão inviabilizar as compras este ano. Na safra passada (2014), por meio do PAA, foram adquiridas aproximadamente 400 toneladas de pescados beneficiando pescadores e o Programa Mesa Brasil (distribuiu entre as entidades cadastradas). O deputado estadual Dermilson Chagas, bem como o presidente da Federação dos Sindicatos dos Pescadores, Ronildo Palmieri, também prestigiaram esse encontro. Diante dos elevados índices de insegurança alimentar e nutricional na Região Norte, ainda o maior do Brasil, penso que essas ações de compra e doação de alimentos deveriam ser priorizadas. 



Conab participa de reunião do CONSEA/AM

Nesta segunda (28), na sala de reunião da Reitoria da UEA, aconteceu mais uma reunião ordinária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/AM). A Conab foi representada pelo ex-superintendente e analista de operação, o engenheiro agrônomo Nélio Nogueira do Nascimento. O encontro foi presidido pelo Dr. Marc Storck. Entre os assuntos em pauta estavam a elaboração da carta política da última conferência estadual e as questões orçamentárias que envolve o Programa de Aquisição de Alimentos, entre outros.

Valter Perin e a alegria com o lançamento da pedra fundamental (COPEMA/MANICORÉ)

Lançada a pedra fundamental da Unidade de Beneficiamento de Polpas de Frutas da COPEMA, cujo presidente é o amigo Valter Perin. O evento foi prestigiado pelo secretário de Produção Rural, Sidney Leite, prefeito, SEPA, ADAF e OCB.

Produtor Rural (pessoa física) vai poder se inscrever na SUFRAMA


Durante a reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), ocorrida na sede da autarquia, em Manaus, na manhã do dia 23/09, do qual é membro titular como representante Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e das classes produtivas, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, apresentou proposição que atende a uma antiga reivindicação dos produtores rurais amazonenses e da Amazônia Ocidental, de permitir que os produtores rurais pessoas físicas possam efetivar suas inscrições no cadastro da autarquia e consequentemente poderem usufruir dos incentivos fiscais administrados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA.

“Submeto a este Conselho um pleito, que representa um anseio histórico da classe agropecuária, de atualização da Resolução SUFRAMA 62/2000, de modo a permitir que os produtores rurais pessoas físicas possam se inscrever no cadastro da Suframa, condição hoje restrita a pessoas jurídicas”, solicitou Muni Lourenço. 
De público na reunião a proposição foi aceita pelo superintendente da Suframa, Gustavo Igrejas, que salientou da implementação dos ajustes necessários para a adoção da medida. 

A medida vai trazer importantes benefícios aos produtores rurais que, uma vez inscritos no cadastro da Suframa, poderão adquirir bens e insumos com isenção fiscal. Com isso, insumos agropecuários como por exemplo, casca e farelo de soja, poderão ser adquiridos com preços menores do que vem pagando os produtores. 
Antes de levar seu pleito aos integrantes do CAS, Muni Lourenço também fez dois registros sobre a reunião: a importância e expectativa na retomada da regularidade das reuniões ordinárias do CAS e a expectativa das classes produtivas na importância da plena atuação do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

Feira da AGROUFAM vai ser nos dias 1 e 2 de OUTUBRO

F

Castanha do Brasil é tema de evento promovido por FAEA, AFEAM, FIEAM e CIEAM

Excelente iniciativa da FAEA e AFEAM de aproximar o setor primário da FIEAM e CIEAM. De acordo com o presidente do Sistema FAEA/SENAR, Muni Lourenço, outros importantes temas da agropecuária local também entrarão em pauta. A primeira rodada de debates será amanhã, no auditório da AFEAM, e terá a CASTANHA-DO-BRASIL como tema principal.

domingo, 27 de setembro de 2015

PIRARUCU: Até agora não tem PREÇO MÍNIMO

Em 04 de julho passado, em entrevista concedida ao Jornal ÀCrítica, o ministro Helder Barbalho defendeu a inclusão do pirarucu de áreas manejadas no PGPMBio. Tenho acompanhado o assunto e, de fato, o ministro tem se empenhado, mas ainda não convenceu o Ministério da Fazenda. A diretoria da Conab/Brasília, comandada pelo Diretor João Intini, também tem se esforçado enormemente para essa justa vitória dos nossos pescadores artesanais. MDA, MDS, MMA também são nossos aliados. Todos os deputados estaduais já assinaram documento defendendo esse pleito. A Sepror, SEPA, SINDPESCA, FAEA, OCB, FETAGRI, AEA já encaminharam pedido formal ao MF. O grande absurdo, e inaceitável, é a ausência de defesa e manifestação  FORMAL do governador José Melo (que conhece profundamente essa dura atividade) e de toda a BANCADA FEDERAL. Ainda há tempo!!!


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

FVS-AM faz brilhante apresentação aos produtores rurais

O servidor da FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde), Nailton Ribeiro Lopes, fez uma brilhante apresentação durante o evento promovido pelo SEBRAE. De fácil e atraente didática, esclareceu diversos, interessantes e preocupantes pontos do vínculo AGRICULTOR X AGROTÓXICOS, sem radicalismo. Recomendo aos órgãos vinculados ao setor primário do Amazonas conhecerem as informações disponibilizadas pela FVS-AM. Parabéns!!

Conab apresenta os instrumentos de "compras governamentais"

A I Semana de Integração e Capacitação de Projetos do Agronegócio encerrou, hoje (25), no Da Vinci Hotel. Os instrumentos de apoio à comercialização denominados de "compras governamentais" foram apresentados aos produtores rurais  que recebem apoio do SEBRAE. 


Inaugurada Unidade de Produção de PINTOS CAIPIRA em Manicoré

Em Manicoré, o secretário de Produção Rural, Sidney Leite, inaugurou a UNIDADE DE PRODUÇÃO DE PINTOS CAIPIRA. Boa iniciativa, que deverá necessitar do apoio do Programa de Vendas em Balcão da Conab que vende milho a criadores rurais para uso exclusivo na ração. Hoje, o preço de venda na Conab é de R$ 0,54 kg. A "galinha caipira" viva é um item que pode ser adquirido pelo PAA operado pela Conab e, também, no PAA operado pela SEPROR. Hoje, o preço de referência fixado pela Conab/AM para esse produto é de R$ 9,27 kg (por se tratar de animal vivo é obrigatória a apresentação da GTA-Guia de Transporte animal).



Maior aproximação entre SEPROR e DIEESE é uma boa iniciativa

(Fonte/texto: SEPROR)
O Sistema Sepror avalia estabelecer termo de cooperação técnica com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) para ampliar a pesquisa da cesta básica no Amazonas, incluindo elementos como peixe, ovos, frango legumes e verduras regionais. O secretário 
Sidney Leite reuniu na última quinta-feira (24) com o economista Inaldo Seixas, do Dieese, além do presidente do IDAM, Edmar Vizolli, e o secretário executivo da Sepror, Valdenor Cardoso. O objetivo é entender o comportamento da variação de preço desses produtos e estabelecer políticas que melhorem a produção e logística, principalmente aos municípios do interior.

"PRONAF EM DIA" chega a Urucará e São Sebastião do Uatumã

São Sebastião do Uatumã - Fonte: Sepror

Urucará, terra do saudoso amigo Pedro Falabella - Fonte: Sepror

Comunidades do Careiro da Várzea recebem TRATOR

Comunidades do Careiro da Várzea receberam trator para ajudar nas atividades agrícolas. Fonte: Agrorural/Whatasapp


quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Aécio e Lamisse prestigiam evento no Da Vinci Hotel

Momento em que o diretor superintendente, Aécio Filho, e a diretora técnica, Lamisse Said Cavalcanti, prestigiavam o importante evento promovido pelo SEBRAE/AM que faz parte do MOVIMENTO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO. O encontro encerra, amanhã, com as apresentações da CONAB, IFAM e CONSEA. Parabéns ao SEBRAE por mais essa importante ação em prol do setor primário do nosso estado.

SFA/MAPA, UEA, INPA, CONAB e SUSAM prestigiara o evento promovido pelo SEBRAE

Mario Ono, do IDAM, fala sobre a Agroecologia no Amazonas

Mario Ono, do IDAM, apresentou a palestra "AGROECOLOGIA NO CONTEXTO DO AMAZONAS". Disse que o IDAM vem desenvolvendo projeto agroecológico em 6 (seis) municípios do Amazonas, mas que as pernas do instituto são curtas diante da demanda que é crescente. Disse que a Amazônia é a bola da vez do agronegócio, e que o morango contaminado no Sul é vendido nos sinais de trânsito de Manaus. Até já escrevi em uma das minhas colunas no Jornal do Commercio sobre essa comercialização do morango em Manaus. Isso precisa ser esclarecido definitivamente. Se realmente são contaminados algo precisa ser feito pelos órgãos responsáveis para acabar com essa venda.

Garantia da Qualidade Orgânica foi tema da palestra do MAPA/SFA/AM

O fiscal agropecuário da SFA/MAPA/AM, Cândido Oliveira, apresentou a legislação e os mecanismos de controle para a Garantia da Qualidade Orgânica no Brasil. O assunto despertou grande interesse dos produtores de Rio Preto da Eva. Ainda não conhecia essa apresentação, muito boa, didática e precisa ser mais disseminada no meio rural do nosso estado. Ela é bem esclarecedora. Essa palestra aconteceu no Da Vinci Hotel, durante evento promovido pelo SEBRAE/AM.

MDA apresenta plano para Produção Orgânica no AM

Arivan Reis, Delegado do MDA/AM, apresenta o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, no Da Vinci Hote, em evento promovido pelo SEBRAE

INPA apresenta palestra no SEBRAE

É sempre um grande prazer ouvir a Dra. Dionísia Nagahama, do INPA. Sua palestra é extremamente rica de informações sobre diversos produtos da região, sem falar de seu entusiasmo que contagia todos os presentes. 

CARAUARI participa de Encontro Temático em São Paulo

Adevaldo Dias, representando a ASPROC/Carauari e CNS, participou do Encontro Temático sobre Água e SAN falando de Tecnologia Social de Acesso à Água para os ribeirinhos