quarta-feira, 7 de junho de 2017

Não me conformo com a ausência do governador em problema tão grave, de saúde pública, de desemprego, e por aí vai...

Repito o que disse na postagem anterior. Não consigo me conformar com a ausência dos nossos governadores em eventos do setor primário do Amazonas, principalmente quando envolve cadeias produtivas de extrema importância ao interior, no caso, o queijo de Autazes, Careiro da Várzea e tantos outros municípios. Agradeço ao Muni pela gentileza do convite e pela iniciativa em comprar essa boa briga. Contudo, ao longo dos  anos (sem generalizar), tenho observado que quando um encontro acaba com a decisão de criar um GT já me bate a dúvida quanto ao sucesso, principalmente quando se cria um Grupo de Trabalho sem saber o que pensa o governador e os agentes financeiros (ausentes desse debate, e com tudo que foi proposto como solução dependendo desses ausentes, ou seja, do governador e dos agentes financeiros). Tínhamos quatro empresários de laticínios no auditório, com estruturas já funcionando dentro da legalidade, e nenhuma pergunta foi feita a eles se poderiam comprar o leite desses produtores que ainda não possuem o SIM ou SIE. Se houvesse essa possibilidade, verificaríamos o preço que seria pago pelo litro por esses laticínios e, quem sabe, o estado entraria com algum subsídio. Esse seria o caminho mais rápido. Há anos, também venho falando no PAA LEITE, ferramenta do governo federal que atende ao Nordeste, mas ninguém liga, ninguém se interessa, nem a FETAGRI. (somente a FAEA  fez reivindicação formal nesse sentido). O estado poderia criar um arranjo local nos moldes do PAA/LEITE. Seria outro caminho. Fiquei triste com a manifestação do prefeito de Autazes, não apresentou nenhuma proposta, se limitando a cobrar ações do ESTADO, como se o problema não fosse dele, nem do vice. Certamente o prefeito de Autazes deve ter alguma ligação com parlamentar em nível federal, então, porque não pleitear emendas para a construção de um laticínio público para atender os produtores do município.  Já o prefeito do Careiro da Várzea, Ramiro, foi espetacular. Assumiu a culpa, cobrou fiscalização, e apresentou propostas. Parabéns prefeito Ramiro, é assim que a gente evolui, com a verdade, com apoio do município, sem discurso pra plateia. Aproveitem a disposição da FAEA em encontrar solução para esse grave problema.

Evento bem prestigiado, sem a presença do governador, e o pior, ainda retira do debate o secretário e o presidente do IDAM. Absurdo!!!
Parabenizo o prefeito do Careiro da Várzea pela manifestação. Não jogou responsabilidade a ninguém, assumiu parte da culpa, e ainda apontou caminhos. Diferente do seu colega de Autazes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário