segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Com apoio da agricultura familiar, abatedouro de frango caipira é inaugurado

É lógico que essa notícia não vem do Amazonas, o que é lamentável, e vem trazendo prejuízos incalculáveis aos pequenos criadores dessas aves que não podem comercializar para as compras públicas em razão da inexistência de tal estrutura. Quem sabe a notícia, a seguir, possa estimular a "COMPENSA" a seguir o caminho de Lucas do Rio Verde, MT.

No último dia (31/07) foi inaugurado o primeiro abatedouro de frango caipira da região de Lucas do Rio Verde (MT). O frigorífico que está localizado na Chácara São Miguel Arcanjo, na Comunidade 30 de Novembro, foi financiado através de um projeto de agroindústria do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e contou com apoio técnico da prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
A estrutura está em funcionamento há quase um mês com fornecimento de aves abatidas, limpas, embaladas e congeladas. A produção é feita de forma legalizada com as licenças necessárias para produção e comercialização e já pode ser adquirido na Feira do Produtor e nos principais mercados de Lucas do Rio Verde.
Atualmente a família Perin tem um plantel de três mil frangos caipiras, que levam até 110 dias para o abate. O frigorífico tem capacidade para abater 17 mil frangos por ano.
Para o prefeito Luiz Binotti, presente na inauração, o investimento demonstra a evolução da agricultura familiar e apresenta a possibilidade de outras famílias também investirem em seus produtos. “Fico muito feliz em ver o sonho dessa família sendo realizado, concretizando um trabalho de muitos anos, produzindo e comercializando produtos com tranquilidade garantindo a segurança alimentar para todos. É uma obrigação do poder público incentivar a agricultura familiar e é isso que estamos fazendo, trabalhando para que outros produtores possam fabricar seus produtos com a mesma qualidade e segurança, legalizados. Estamos buscando modelos economicamente viáveis em todo Brasil para que algumas famílias possam se unir e construir novos abatedouros, seja de suínos, caprinos, e outros”, destacou.



Fonte: site da avicultura industrial

Nenhum comentário:

Postar um comentário