terça-feira, 11 de agosto de 2015

Sepror/AM realiza Ciclo de Palestras em Parintins

A Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror) realiza, nesta quarta-feira (12), o encerramento do 1º Ciclo de Palestras de Pecuária de Corte e de Leite do Amazonas, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O objetivo é dar treinamento e qualificação aos técnicos do sistema Sepror e aos produtores rurais interessados em novas tendências no método produtivo e de criação da bovinocultura.

O secretário de estado de Produção Rural e Sustentabilidade, Sidney Leite, fará a abertura do evento. “Estamos buscando qualificar nossa produção para aproveitamento das áreas já desmatadas de forma que possam ser aproveitadas para uma agropecuária de alto rendimento”, afirmou. O foco, segundo ele, é voltado para práticas sustentáveis de criação de gado.




Técnicas alternativas, bem como métodos sustentáveis e melhoramento genético do rebanho serão os temas apresentados durante as palestras realizadas nos munícipios. Os médicos veterinários Leandro de Carvalho Paiva, consultor da Associação Brasileira de Criadores de Girolando (gado); Homéro Brito Ribeiro, da Curral Consultoria e Planejamento Pecuário; João Paulo Barbuio, mestre em Reprodução animal pela USP; e os consultores da empresa La-agro, Daniel Souza Ferreira e Rodrigo Peter Rodrigues encabeçam as palestras.

Entidades como Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) também participam do evento que será lançado durante a Feira Agropecuária de Santo Antônio do Matupi.

O secretário ressaltou ainda que o mesmo direcionamento vem sendo dado para a produção agrícola, florestal e pesqueira no Estado.  “Temos a oportunidade, até mesmo pelo perfil do nosso produtor, que é de agricultura familiar, de construirmos um setor primário verde, inaugurando uma nova era de produtividade, modelo exportação”, explicou Sidney Leite.

O coordenador de pecuária da Sepror, Alberto Holanda, ressaltou que dentro do ciclo de palestras será abordado o painel “Biotecnologias voltadas à reprodução animal”, para incentivar o investimento em melhoramento genético do rebanho do Estado. “Os produtores serão incentivados, via financiamento, com condições facilitadas, a melhorar a qualidade do rebanho, que é um dos itens essenciais para alavancar a produtividade”, afirmou.

Outro conceito que será trabalhado nos eventos é o de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), método que promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, como os de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia. Busca melhorar a fertilidade do solo com a aplicação de técnicas e sistemas de plantio adequados para a otimização e a intensificação de seu uso. “Plantar no local de pastagem significa conforto térmico para o boi e riqueza de nutrientes para o pasto, além de poder agregar valor de venda, caso seja uma cultura comercializável, por exemplo”, afirmou Holanda.


SERVIÇO
O QUE: 1º Ciclo de Palestras de Pecuária de Corte e de Leite do Amazonas
ONDE: Ifam (estrada Odovaldo Novo, s/n, Comunidade Aninga – Paranaeva)
QUANDO: 12/08
HORÁRIO:  8h-12h

Nenhum comentário:

Postar um comentário