sexta-feira, 1 de junho de 2018

Defendem "12 mil empregos", mas abandonam 275 mil produtores rurais....

O modelo ZFM já passou dos 50 anos e, no meu ponto de vista, tem os dias contados. Até entendo a defesa dos nossos parlamentares e governadores (todos) quando atacam esse modelo, mas nunca identifiquei essa UNIÃO, essa "REVOLTA" para defender os 275 mil produtores rurais do Amazonas que estão sem ATER, sem CRÉDITO, sem ZEE, sem SEGURO RURAL, e o pior, a expressiva maioria vivendo na pobreza, segundo o IBGE. Não percebo essa UNIÃO, essa "REVOLTA" para defender os milhares de extrativistas de cacau, borracha, andiroba, açaí e piaçava que sequer recebem valor que cubra o custo de produção. Esse público é infinitamente muito maior do que os 12 mil empregos diretos e indiretos do Polo de Concentrados. A boa matéria do Jornal À Crítica fala que a medida ameaça a produção de guarana de Maués.
Pergunto: 

Será que nossos parlamentares e governadores sabem que esse produtor de guaraná vem recebendo, mesmo com a IG, valor abaixo do custo de produção?
Será que sabem que vem guaraná da Bahia?
Será que sabem que tem atravessador entre o produtor e a AMBEV?
Por fim, como já disse, defendam a ZFM, mas também defendam os interesses do setor primário do Amazonas. Os 14 anos de um CBA sem CNPJ, sem funcionar adequadamente, é a prova concreta do descaso com os que ainda resistem e vivem no interior. O atual modelo ZFM só vem privilegiando poucos, tá na hora de mudar, já perdemos 50 anos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário