segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Reunião do FONESA Norte é sediada no Amazonas

“Temos que trabalhar unidos para sermos fortes, solucionando os problemas comuns. Debatemos além da integração entre os Estados, o status sanitário, queremos ver toda a região Norte livre de febre aftosa; Trânsito animal e a questão da mosca da carambola, além do GTA”, afirmou o coordenador do Fórum Nacional de Executores da Sanidade Agropecuária (Fonesa- Norte), Mário Moreira, e diretor geral da Adepará, sobre os assuntos em pauta.

A Reunião do FONESA foi realizada no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA). Promovido pela Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), onde reuniu participantes de sete Estados (Amazonas, Acre, Amapá, Para, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Presidente da FAEA, Muni Lourenço, destacou um dos assuntos em pauta, que é a importância da implantação das Guias de Trânsito Animal Eletrônica (GTA), “A guia pela plataforma PGA, é uma ferramenta que vai reunir informações sobre a produção e o trânsito dos animais, além de interligar informações dos órgãos de defesa agropecuária de todos os estados, agilizando os trabalhos do pecuarista. Com a plataforma e a internet o documento vai poder ser emitido até mesmo nos Sindicatos Rurais”. No Amazonas essa ferramenta ainda será implantada.

O Diretor- presidente da Codesav, Sérgio Muniz, disse que “O principal ganho desse fórum, é troca de experiência com os Estados que já estão a frente, e que vão poder contribuir para os Estados que ainda não estão com seus serviços totalmente estruturados”.





Diárcara Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário