quinta-feira, 11 de julho de 2013

Aleam aprova emenda que incentiva o cooperativismo amazonense

 
A Emenda Modificativa ao Projeto de Lei 160/2013, de autoria do deputado estadual Luiz Castro, garantindo mais apoio e incentivo à atividade cooperativista no Amazonas, foi aprovada, junto à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Entre as principais modificações, está o apoio ao desenvolvimento de empreendimentos cooperativistas que se insiram na cadeia produtiva para o Amazonas, incentivo à implantação de cooperativas e melhorias das associações já existentes e o desenvolvimento das cooperativas voltadas para a captura de pescado, sob critérios de sustentabilidade econômica.

O presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Luiz Castro defende o cooperativismo como uma das formas mais justas de organização econômica, porque permite uma apropriação coletiva da renda do trabalho. Além disso, garantem outras formas de estímulo, como o crédito de forma diferenciada, a assistência técnica adequada e auxílio para formação e organização dos cooperados.
O deputado acredita que, enquanto beneficiárias, as cooperativas facilitam aos produtores acesso ao crédito, aos benefícios da assistência técnica, a fiscalização bancária, as garantias solidárias e acesso ao investimento e custeio produtivos, ajudando a contribuir com os resultados produtivos do agronegócio brasileiro.
Para Luiz Castro, a aprovação do projeto representa um avanço para o cooperativismo no Amazonas, como alternativa concreta de economia que gera emprego e renda para inúmeras famílias, inclusive nos municípios do interior do Estado.
PEC - Também foi aprovado, Projeto de Emenda a Constituição de autoria do deputado estadual Chico Preto, que recebeu a colaboração do deputado Luiz Castro na adição de um artigo, que beneficia as cooperativas do Amazonas, acrescentando à estrutura da Política de Incentivos Fiscais e Extrafiscais, a figura das cooperativas, que atualmente só contempla empresas privadas.
Fonte: Assessoria de comunicação de deputado Luiz Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário