segunda-feira, 22 de julho de 2013

IDAM incentiva a regularização da atividade aquícola em Presidente Figueiredo


22/07/2013 - Paula Vieira

Agricultores familiares do Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Morena, município de Presidente Figueiredo (distante a 117 km de Manaus) foram contemplados no início de julho, com o Cadastro de Aquicultura (procedimento de licenciamento para empreendimentos de pequeno porte). A regularização ambiental da atividade nos municípios é incentivada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) com apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
De acordo com a engenheira de pesca do IDAM / Presidente Figueiredo, Raimunda de Souza Farias, canal de igarapé é o sistema de criação de peixes utilizado pelas famílias do projeto. Segundo ela, cada agricultor possui em média dois módulos de canal de igarapé, com uma área estimada em 200 m³ e uma produção anual de duas toneladas / ano de matrinxã.
“O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar a regularização da atividade nas propriedades”, destacou a engenheira de pesca, ressaltando, que os técnicos do Incra vem orientando as famílias locais sobre a documentação necessária para a realização do cadastro.
É importante destacar que o cultivo de peixes em canal de igarapé é uma das principais fontes de renda para as famílias assentadas. Já em todo o município, a olericultura, fruticultura e piscicultura são consideradas as principais atividades econômicas.




Cadastro de Aquicultura – Para regulamentar a atividade aquícola é necessário procurar a Unidade Local do IDAM no município, portando a documentação da propriedade e munido de documentos pessoais como o RG e CPF (cópias), também é preciso agendar uma visita técnica na propriedade.


Mais informações entrar em contato com a Unidade Local do IDAM / Presidente Figueiredo no tel.: 3324-1123.

Nenhum comentário:

Postar um comentário