quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Setor produtivo do Amazonas é debatido em Conferência no Incra

O superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini participou na tarde desta quarta-feira, 11 de setembro da abertura da 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS), promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). O evento está sendo realizado no auditório Raul Jughman, no Incra, em Manaus.
A Conferência tem como objetivo reunir agentes representativos da agricultura familiar a fim de descrever tópicos para contribuir na construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, previsto para acontecer no mês de outubro, durante a Conferência Nacional. No evento serão eleitos 32 delegados para representar o Amazonas em Brasília. Os encontros municipais foram realizados nos municípios de Tabatinga, Parintins, Borba, Eirunepé e Carauari.

Para o superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassino, que gere o Serviço de treinamento e qualificação profissional para mais de 70 mil cooperados no Estado - parte considerável deles do primeiro setor -, a Conferência é um espaço de construção das políticas voltadas ao fortalecimento do setor primário, no qual o Sescoop-AM participa como sociedade civil organizada.
“O que nossos cooperados buscam, incansavelmente, é de estabelecer diretrizes que ampliem a sua capacidade produtiva e amanhã, com as comissões temáticas e a eleição de delegados, o diálogo e as proposições refletirão a realidade e as mudanças necessárias”, disse Adriano.
O secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, declarou que é preciso elencar um conjunto de proposta para que todas as instituições envolvidas no setor primário possam entender as suas finalidades com a intensão de beneficiar os agricultores, lhes dando condições para que ele permaneça no local onde produzem.
Erom disse ainda que o Estado já recuperou, até o momento 1.500 estradas vicinais das 5 mil existentes no Amazonas, e está entregando 81 veículos para beneficiar os produtores. Ele acrescentou que estará inaugurando em breve duas barcaças para viabilizar o transporte da produção dos agricultores para comercializar, eliminando a figura do atravessador, além de um grande investimento em agroindústria em vários municípios e a construção de mil casas para os seringueiros.
“Assinamos um acordo com os bancos do Brasil e da Amazônia no valor de 250 milhões para financiar a produção, e os agricultores que entrarem nessa linha de financiamento terão 100% de assistência Técnica”, disse o secretário.
Segundo o presidente da Faea (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas), Muni Lourenço, mais de 266 mil pessoas em todo Estado trabalham no setor primário, um número quase duas vezes maior do que o dos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus.
“O setor primário representa 7% do PIB do Amazonas e 37% dos empregos brasileiros estão na agricultura ou na pecuária, por isso é preciso repensar a economia do estado e que prioriza a indústria em detrimento do setor que nunca perecerá”, afirmou.
O representante do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) João Luís Guadanin, anunciou que, por determinação do ministro Pepe Varga, está sendo estudado a criação do Plano Safra da Amazônia. “Precisamos avançar na questão do crédito rural para garantir a produção em todo país, implementando o seguro, na intenção de dar garantias ao produtor no caso de perda de sua safra”, declarou.
A presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Amazonas, Izete Rabelo, aproveitou a presença do representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, João Luís Guadanin, para falar que embora os nortistas digam que os rios sejam “as estradas”, é preciso investimento em infraestrutura de vicinais e ramais, bem como falou do “Luz para Todos” e do uso correto de equipamentos e maquinários já entregues aos produtores pelo governo federal.
“Amanhã, durante as câmaras temáticas, vamos falar também sobre assistência técnica e sobre as formas de como desburocratizar os diversos sistemas de auxiliar o nosso trabalho, afinal, somos diferentes, nossa região é diferente. Quando falamos de recursos, nossas especificidades precisam ser observadas”, considerou.
Participantes - Gestores de instituições públicas estiveram presentes ao evento, além de órgãos que lidam com a temática sustentável, ambiental e trabalhista do Amazonas, como o representante do MDA, João Luis Guadanin, o presidente da entidade de movimentos sociais do Amazonas, Zeca do PT, além do delegado regional do MDA, Arivan Ribeiro Reis, a superintendente do Incra, Socorro Marques Feitosa, Malvino Salvador, do Idam, Emilton Siqueira, da Fepesca, Thomaz Meirelles, superintendente da Conab, Valdelino Cavalcante da ADS e os parlamentares Waldemir José e José Ricardo Wedling.
Fontes: Sistema OCB/Sescoop-AM e MDA
Texto: Carla Santos e Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário