segunda-feira, 7 de abril de 2014

Idesam e Incra viabilizam documentos a produtores rurais de Apuí

dap-apui-incra-3

Por Priscila Rabassa
O Idesam, em parceria com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), deu início este mês às visitas de campo em propriedades rurais de Apuí para viabilizar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A DAP é um instrumento de identificação que atesta que o produtor se enquadra na agricultura familiar, podendo ele acessar políticas públicas.
dap-apui-incra-1
A atividade faz parte do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Idesam com o Incra visando iniciativas para a implantação de projetos de produção sustentável que contribuam para a redução do desmatamento e geração de renda nos projetos de assentamento do Incra localizados nos municípios de Apuí e Novo Aripuanã.
De acordo com o pesquisador Vitor Coluna, do Idesam, as visitas são de extrema importância para contribuir com o desenvolvimento da agricultura familiar do município:

“Com a DAP em mãos, o produtor pode acessar as diversas linhas de crédito junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para financiamento e estruturação de sua propriedade contribuindo para a geração de renda e qualidade de vida no campo”.
Para receber a DAP, o agricultor deve dirigir-se a sede do Idesam ou do Incra, entidades credenciadas pelo Ministério da Agricultura, de posse do CPF e dados acerca de seu estabelecimento de produção como, por exemplo, tamanho da área, renda, número de residentes e endereço completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário