quarta-feira, 23 de julho de 2014

Objetivos do Milênio são discutidos no AMAZONAS

Fonte: Alex Ximango / Fotos: Alex Ximango
Ontem, os organismos da Sociedade Civil e do Poder Público ligados ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade em prol dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), através do Núcleo Estadual Nós Podemos Amazonas, estiveram lá no Tarumã – condomínio Marina Rio Belo, no Seminário/oficina de Mobilização para a Municipalização dos ODM.

O evento é uma realização do Núcleo Estadual Nós Podemos Amazonas do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade em prol dos ODM, e contou com apoio institucional da Instituição âncora do MNCS no Amazonas, a SEARP – Secretaria de Estado de Articulação de Políticas públicas aos Movimentos Sociais e Populares, e patrocínio da Casa Civil do Governo do Amazonas.
Momento que a CONAB assinavaTermo
de Adesão


O MNCS é uma articulação nacional criado pelo sociólogo Herbert de Souza – Betinho, constituída, apoiada e incentivada por empresas, governos, movimentos sociais, ONGs, a Secretaria Geral da Presidência da República e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD/ONU.

O movimento existe desde 2004 e no Amazonas está desde 2009. Sua missão é difundi na sociedade a importância das articulações institucionais públicas, privadas e filantrópicas para que desenvolvam ações voltadas à contribuir no alcance e superação dos ODMs.

No final do ano passado, no encontro nacional do MNCS, foi apresentado pelo PNUD o projeto ODM 2015. Neste, o foco principal é municipalizar o movimento e as preocupações com os ODMs. Para isso foi instituída a Agenda de Compromissos dos Prefeitos com os ODM e a constituição de Núcleos e Comitês de difusão e acompanhamento dos indicadores do milênio.

A cerca de um mês, o PNUD e o MNCS realizaram em Manaus uma capacitação para multiplicadores da municipalização para o Regional Norte II (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima), onde participaram cinco pessoas de cada estado. A oficina de ontem aqui no Amazonas foi a continuidade deste processo.

Participaram diversas instituições que assinaram o Termo de Adesão ao MNCS, entre elas a CONAB, Seplan, Secretaria Municipal de Assistência Social, o Sesi -AM, a CMP, entre outras. Foi um dia produtivo que saímos reanimados, onde o PNUD anunciou o apoio direto com estrutura para a realização das oficinas de municipalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário