Por San Reis,
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em parceria com a Prefeitura Municipal realizou nos dias 01 e 18 de outubro, no município de Benjamin Constant (a 1.121 km de Manaus) a inauguração de quatro casas de farinha ecológicas. As unidades beneficiam as comunidades Nova Aliança, Bom Pastor II, Feijoal e Capacete, localizadas à margem direita do rio Solimões.
A implantação da Unidade Produtiva (UP) de Mandioca é uma das metas do convênio 020/2013 firmado entre IDAM e Prefeitura Municipal de Benjamin Constant, que visa incentivar a produção de farinha de mandioca com local devidamente apropriado e higienizado, como também, prestar assistência técnica, orientando os produtores a adotarem novas tecnologias que possibilitarão maior produtividade. O objetivo é criar fonte de emprego e renda de forma sustentável aos 600 agricultores familiares do município.
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM em Benjamin Constant, Jânderson Garcez, nas comunidades onde foram implantadas as unidades existem aproximadamente 150 hectares de mandioca pronta para o beneficiamento. “Após a implantação a estimativa é que o cultivo de mandioca alcance em torno de 250 hectares”,explicou Jânderson.
Para o presidente da comunidade beneficiada Bom Pastor II Waldenir Iumbato, a iniciativa dos governos estadual e municipal proporcionará benefícios para a comunidade. “Esperávamos ansiosos o beneficio e foi o maior incentivo para o agricultor da nossa comunidade, e os resultados positivos já refletem no aumento do cultivo da mandioca, o que será muito bom para nossa agricultura”, concluiu Waldenir.
2015
Ainda serão entregues as comunidades beneficiadas duas casas de farinha no início do ano, totalizando seis casas de farinha ecológicas. A ação será realizada pelo IDAM em parceria com a Prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário