quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Colombianos vieram conhecer as tecnologias da EMBRAPA. Que sirva de exemplo e alerta para a "Compensa"

Colombianos vem de longe para conhecer as tecnologias da nossa EMBRAPA, e por aqui sequer recebe a visita do governador do estado, sequer tem seus conhecimentos levados ao interior do estado no volume que o nosso produtor merece e tanto necessita. Aqui prevalece a política partidária da pior espécie que deixou metade da população na pobreza (49,2% segundo o IBGE). Não vou cansar de repetir esse percentual, pois é a comprovação de que as práticas precisam mudar por aqui. A imagem acima só nos faz lembrar do nosso SERINGUEIRO que não vem recebendo as SUBVENÇÕES a que tem direito, e vem vendendo a borracha por inaceitáveis R$ 2,00 kg, e a indústria de pneus importando borracha de outros estados. Abaixo, vejo nas fotos a presença de técnicos da EMBRAPA com total capacidade para levantar nosso estado, mas não são priorizados. Parabenizo a Colômbia pela iniciativa!
Leia, abaixo, a matéria disponibilizada pela EMBRAPA sobre essa visita.

Comitiva do estado colombiano de Vaupés conhece tecnologias da Embrapa Amazônia Ocidental

Uma comitiva do governo do estado de Vaupés, da Colômbia, esteve na sede da Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus (AM), nesta terça-feira (22/08), para conhecer os trabalhos de pesquisas desenvolvidos e prospectar futuras parcerias. Coordenado pelo Secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Vaupés, Leonel Lezama, o objetivo da visita foi avaliar a possibilidade de utilizar as tecnologias já disponibilizadas pelo centro de pesquisa brasileiro para desenvolver o setor primário na região.

         De acordo com Leonel Lezama, o estado de Vaupés está situado na Amazônia colombiana e faz fronteira com o Amazonas, com muitas características parecidas com o estado brasileiro. Segundo ele, a maioria da população do interior do estado é formada por indígenas e comunidades tradicionais, com baixo uso de tecnologias na produção agrícola e baixa produtividade. “Nosso objetivo é formalizar parcerias que visem fomentar as atividades agrícolas, garantindo maior oferta de alimentos para a população, como também a geração de renda com a comercialização do excedente da produção”, ressaltou Lezama.

         A comitiva foi recebida pelo Chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Celso Azevedo, que fez uma apresentação institucional da empresa e a forma como ela atua. Já o pesquisador José Olenilson Costa Pinheiro fez um relato sobre as principais culturas trabalhadas na unidade de pesquisa e de que forma as tecnologias geradas aumentam a produtividade no campo. Nesse sentido, foram apresentadas tecnologias para melhorar e aumentar a produtividade nas culturas agropecuárias no Amazonas, como guaraná, cupuaçu, seringueira, piscicultura, mandioca e macaxeira, banana, açaí, entre outras.

         O grupo também conheceu alguns experimentos desenvolvidos na sede da unidade. O pesquisador Everton Cordeiro mostrou o trabalho feito com a seringueira, principalmente com o desenvolvimento da seringueira tricomposta, que é resistente a principal doença da cultura na região. Já o pesquisador Miguel Dias, levou o grupo à área em que são pesquisas com mandioca e macaxeira, explicando algumas que tecnologias que podem aumentar a produtividade desta cultura. Por fim, acompanhados pelo pesquisador André Atroch mostrou resultados de pesquisas feitas com o guaraná, principalmente na disponibilização de cultivares resistentes a doenças e altamente produtivas. No final da visita, ficou acertado que o Governo do Estado de Vaupés vai enviar uma carta de intenções para futuras parcerias, visando a elaboração de um acordo de cooperação internacional com a Embrapa Amazônia Ocidental. 


Fernando Goss
Jornalista - Núcleo de Comunicação Organizacional

Embrapa Amazônia Ocidental

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Manaus/AM
fernando.goss@embrapa.br
Telefone: +55 (92) 3303-7994/3303-7860
www.embrapa.br/amazonia-ocidental



Nenhum comentário:

Postar um comentário