quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Custos de produção de frangos e suínos tiveram aumento recorde

Os valores do aumento foram considerados recordes pelos especialistas vinculados a Embrapa Suínos e Aves. Segundos os dados levantados em agosto, os índices de custos de produção de frangos de corte e de suínos calculados pela Embrapa alcançaram valores que chegaram a 183,70 e 183,09 pontos, respectivamente. Este foi o terceiro mês seguido de aumento do ICPFrango. A alta em agosto foi de 12,73%. O índice já acumula 37,17% em 2012 e 35,02% nos últimos 12 meses. A nutrição dos frangos, que compôs 74,35% do índice no mês passado, teve um aumento de 12,42% em agosto e chega a 31,60% no ano, pressionada pelas variações nos preços do milho e do farelo de soja.
O ICPSuíno acumula altas desde maio. Apenas em agosto, o índice subiu 10,61%. No ano, o ICPSuíno calculado pela Embrapa apresenta um acréscimo de 27,98%, e de 28,96% nos últimos 12 meses. Mais uma vez, os preços dos insumos que compõem a ração dos animais foram a principal causa do aumento.
O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em Santa Catarina, maior produtor nacional, em sistema tipo "ciclo completo", para o suinocultor empresário independente. Ou seja, não há um contrato de integração vertical por sítios como ocorre na produção de leitões e terminados.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário