quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ministro anuncia na Câmara dos Deputados que pretende fazer uma reforma aquícola no País


Imagem 358peq
Ministro anuncia na Câmara dos Deputados que pretende fazer uma reforma aquícola no País
O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella falou sobre o Plano Safra na manhã desta quarta- feira (5), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados.
Crivella explicou que o Plano vai destinar 4,1 bilhões em crédito e investimentos para aumentar a produção de pescado. A meta é produzir 2 milhões de toneladas anuais de pescado até 2014, beneficiar mais de 300 mil famílias e retirar cerca de 100 mil da situação de extrema pobreza. Além de investimentos na área de pesquisa, desenvolvimento, tecnologia e assistência técnica.
O ministro ressaltou ainda a grande capacidade produtiva do País e o potencial econômico do setor. "Queremos fazer no ministério uma reforma aquícola, distribuir lotes para pessoas humildes, que queiram produzir a melhor proteína animal que é o peixe. Não podemos ter tanta água e produzir tão pouco. Esse é o grande paradoxo que vivemos hoje no Brasil. Precisamos tomar o caminho das águas para fazer a inversão da crise. A inversão da crise no Brasil é usar a sua potencialidade na criação de trabalho, riqueza, inclusão social com sustentabilidade ambiental. O peixe é a saída para nós”, afirmou o ministro.
Imagem 359peq
Durante a audiência, Crivella destacou uma conquista recente. Na última terça-feira (4), o Ibama publicou uma Instrução Normativa que autoriza a criação do Tambaqui na bacia do rio Tocantins. Segundo o ministro, foram nove anos de luta para conseguir essa liberação. A medida vai beneficiar cerca de 30 mil pescadores que atuam no Lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí.
Estavam presentes os deputados federais: Cléber Verde (PRB/MA) - presidente da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura; Vitor Paulo (PRB/RJ); Abelardo Lupion (DEM/PR); Moreira Mendes (PSD/RO); Miriquinho Batista (PT/PA); Wellington Fagundes (PR/MT);Josias Gomes (PT/BA); Valdir Colatto (PMDB/SC); Márcio Marinho (PRB/BA);Luiz Carlos Heinze (PP/RS); Aelton Freitas (PR/MG); Gorete Pereira (PR/CE); Luci Choinacki (PT/SC);Marcelo Matos (PDT/RJ); Bohn Gass (PT/RS); Celso Maldaner (PMDB/SC); Ângelo Agnolin (PDT/TO) e Silas Câmara (PSD/AM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário