terça-feira, 30 de abril de 2013

FAEA e Sindicato Rural participam de reunião sobre a “Zona Franca do Amazonas”



Data: 30/04/2013
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e o Sindicato Rural de Presidente Figueiredo, acompanharam nesta segunda-feira (29/04), uma reunião no município com o deputado estadual Marco Antônio Chico Preto (PSD), para explicar sobre a Proposta de Emenda à Constituição do Amazonas, (PEC n° 18/2011) a qual defende a fixação de um piso mínimo para investimentos no setor primário.


Durante o encontro foi unânime a ideia que a aprovação da PEC, vai fazer com que o Amazonas passe a produzir mais diminuindo assim a importação de alimentos. “Está claro que não podemos depender economicamente apenas da Zona Franca de Manaus, é necessário interiorizar a economia. Ter um distrito fortalecido também em outros municípios. Nós da FAEA temos apoiado a PEC, pois com sua aprovação o setor primário irá dar um salto, beneficiando o Estado como um todo, principalmente de quem vive da atividade primária”, disse o presidente da FAEA, Muni Lourenço.


O presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores do Projeto de Assentamento Uatumã, Ozeas Martins da Silva, declarou que os projetos voltados para o setor ficam muitas vezes parados por falta de recursos, e que durante a reunião saiu com expectativas de melhora. “Se for aprovado para nós de Presidente Figueiredo vai ser muito bom, veremos o aumento da produção melhores ramais”.


A proposta apresenta um investimento de percentuais mínimos de receita tributária, prevendo no primeiro ano 1,5%, no segundo ano 2,0%, e no terceiro ano 2,5%. “Esse é uma proposta já apresentada em 2011, e que vai fazer se aprovada que o setor ganhe em melhorias, para o escoamento, investimento em contratação de técnicos, assistência técnica, investimento em culturas, para que o Estado possa ter uma agricultura e pecuária forte”, disse o deputado Chico Preto, ressaltando o nome do projeto “Zona Franca do Amazonas”.




Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário