segunda-feira, 29 de abril de 2013

Instituições reúnem para fazer levantamento da produção agropecuária


26/04/2013 - Núbia Pereira
Representantes das instituições agropecuárias ligadas ao setor primário do Amazonas estiveram reunidos na tarde da última quarta-feira, 24, no auditório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), para discutir o levantamento de dados da produção agropecuária do Estado, feito anualmente e é divulgado em nível nacional pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística. A outra parte é divulgada por meio do Anuário Estatístico da Secretaria de Planejamento do Amazonas – Seplan/AM. Os participantes fazem parte do GCEA/AM- Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Amazonas, responsável para unificar os dados.


Conforme o coordenador do GCEA/AM, Tiago Almudi , o trabalho é considerado de grande importância para embasar estudos, análises e projeções sobre o setor primário, constituindo fonte de informações essenciais para subsidiar a elaboração e acompanhamento de políticas públicas nos diversos níveis de governo (federal, estadual e municipal).
Na reunião foram discutidos e validados pelo grupo os dados de produção em nível estadual da agricultura, da pecuária e do extrativismo relativos ao ano civil de 2012.
De acordo com o gerente de Acompanhamento e Controle do Idam, Hugo Stênio, são os dados da produção agropecuária que justificam e dão respaldo necessário para uma alocação responsável e eficaz dos recursos públicos, destinados ao fomento das atividades agropecuárias no Estado.
Entre as instituições está o Idam que, antes, assumia a responsabilidade de elaborar as estimativas da produção agropecuária no Estado. A criação do GCEA/AM tem oportunizado a criação de Comissões Municipais de Estatísticas Agropecuárias – Comeas, criadas recentemente, com o objetivo de fazer levantamento mais participativo, consistente e fundamentado da produção agropecuária dos municípios. O Idam coordenará os municípios Alvarães, Anamã, Anori, Barcelos, Boca do Acre, Caapiranga, Canutama, Codajás, Fonte Boa, Japurá, Jutaí, Lábrea, Nova Olinda do Norte, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Silves, Tapauá e Uarini. Os demais municípios são coordenados pela IBGE, Sepror/Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e Associação Amazonense dos Municípios.




Produção


Lavouras temporárias (em grifo, os dados divulgados pelo IBGE)
Produtos divulgados pelo IBGE:
abacaxi, arroz, batata-doce, cana-de-açúcar, feijão, juta, malva, mandioca, melancia, milho.
Produtos divulgados através do Anuário Estatístico da Seplan/AM:
- lavouras temporárias (em grifo, os dados divulgados pelo IBGE)
Os mesmos divulgados pelo IBGE adicionados da alface, cará, cebolinha, coentro, jerimum/abóbora, macaxeira, pimenta-de-cheiro e pimentão.
Lavouras permanentes (em grifo, os dados divulgados pelo IBGE)
Produtos divulgados pelo IBGE: banana, borracha, cacau, café, coco, dendê, guaraná, laranja, limão, mamão, maracujá, palmito.
Produtos divulgados através do Anuário Estatístico da Seplan/AM: os mesmos divulgados pelo IBGE adicionados do açaí (de cultivo), cupuaçu, graviola e pupunha (fruto seco).
Extrativismo vegetal (em grifo, os dados divulgados pelo IBGE)
Produtos divulgados pelo IBGE: açaí, borracha, castanha-do-brasil, copaíba, piaçava e outros óleos (andiroba).
Produtos divulgados através do Anuário Estatístico da Seplan/AM: os mesmos divulgados pelo IBGE adicionados do cipó-titica.
Rebanhos e produção animal (em grifo, os dados divulgados pelo IBGE)
Produtos divulgados pelo IBGE: rebanhos bovino, bubalino, suíno, ovino, caprino e efetivo de aves. Leite bovino e ovos de galinha.
Produtos divulgados através do Anuário Estatístico da Seplan/AM: os mesmos divulgados pelo IBGE adicionados da produção de carne de bovinos, bubalinos e galinha caipira, leite bubalino, queijo, iogurte, piscicultura, pesca, e peixes ornamentais.
Produtos madeireiros
Produtos divulgados pelo IBGE e através do Anuária Estatístico da Seplan-AM: carvão vegetal, lenha e madeira em tora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário