06/04/2013
Uma grande comitiva do Governo do Amazonas, liderada pelo governador Omar Aziz, participou hoje (6) da solenidade de entrega de 2.325 implementos agrícolas em Parintins e em Boa Vista do Ramos, organizada pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror). Na ocasião, o titular do órgão, Eron Bezerra, anunciou que até o mês de maio a região do Baixo Amazonas receberá outra ação do programa Amazonas Rural, que é a estação de alevinagem que integra a estruturação do Polo de Piscicultura daquela região.
Os produtores de dezenas de comunidades rurais de ambos os municípios receberam nove itens indispensáveis para a agricultura familiar. Grupos geradores de 7,5, 15 e 30 KVA, motores a gasolina de 5 e 6 CV, rabetas completas, fornos, cevadores dos tipos catitu, polias e correias, kits ferramentas e kits para pescadores. O volume total de recursos investidos é da ordem de R$ 6.732.098,00.
A possibilidade que o homem do campo tem de desenvolver sua atividade econômica de maneira que preserve sua saúde foi ressaltada pelo secretário da Sepror. “Essa é uma contribuição que damos para diminuir a dor daqueles que estão no campo e precisam remar por horas para trazer sua produção até a sede do município, ou que ainda estão submetidos a métodos atrasados para realizar sua atividade produtiva por conta da falta de equipamentos modernos”, destacou Eron.
O governador Omar Aziz chamou atenção para a necessidade de continuar ações que atendem as necessidades da população do estado. “A entrega de implementos agrícolas que fazemos aqui é grandiosa. Não é algo que surgiu no nosso governo, mas que faço questão de dar continuidade porque atende uma necessidade do povo do interior do estado”, disse.
Trabalho da Sepror é destacado pela comitiva
Composta por deputados estaduais e secretários de Estado, a comitiva que acompanhou o governador Omar e o secretário Eron ressaltou os avanços que a Sepror tem gerado no setor primário do Amazonas. A secretária de Governo, Rebeca Garcia, iniciou as felicitações. “Quero parabenizar o secretário Eron Bezerra e a equipe da Sepror, que ao contribuir com a implementação do programa Amazonas Rural torna possível a chegada das políticas do governo em todo estado”, afirmou.
O vice-governador, José Melo, seguiu a mesma linha. “Hoje o secretário Eron foi econômico com as palavras e não socializou alguns dados importantes. Ano passado, o nosso governo bateu recorde de financiamento na produção rural. Estamos trabalhando para dar oportunidade àqueles que nunca tiveram”, concluiu.
Parintins sediará Polo de Piscicultura da região do Baixo Amazonas
Até o mês de maio a Sepror visitará novamente o município de Parintins para anunciar a estruturação do Polo de Piscicultura do Baixo Amazonas, que será sediado na terra do boi bumbá. Os polos, num total de cinco em todo estado, abastecerão suas respectivas regiões com uma das principais demandas que inviabilizam a expansão da criação de peixes em tanques: os alevinos.
Da mesma forma que já foi iniciado em Manacapuru e Humaitá, Parintins ganhará uma estação de alevinagem. Os municípios de Boca do Acre e Tabatinga sediarão os outros dois polos a serem criados para contribuir com a meta de 100 mil toneladas de peixes produzidas a partir da piscicultura.
Na ocasião, o governador Omar Aziz anunciou a criação de uma companhia estadual para compra e venda de ração a fim de tornar viável a piscicultura no estado. “A ração para alimentar os peixes criados em tanques chegam a um preço muito alto no estado e encarecem a atividade. Vamos comprar rações nos locais mais baratos do país e vender a preço de custo. Esse é outro incentivo que daremos para aumentar a piscicultura”, explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário