segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Agricultores são capacitados em Carauari

Por Paula Vieira, 
 

meliponicultura
Quinze agricultores (as) familiares da comunidade São Raimundo, localizada na Reserva Extrativista do Médio Juruá, município de Carauari, foram capacitados no início de setembro, para iniciação a meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonairas (IDAM) com apoio do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS).
De acordo com o técnico em agropecuária Ezequiel Baraúna, a meliponicultura é uma atividade já desenvolvida por muitos agricultores em todo o Estado, uma vez que a criação de abelhas sem ferrão é considerada fonte alternativa de renda, o investimento é baixo e o retorno é garantido.

A ideia é incentivar mais famílias a iniciar a criação e aperfeiçoar as técnicas já desenvolvidas por agricultores que trabalham com a atividade. Para isso, Baraúna explanou durante a capacitação a importância da escolha para instalação do meliponário e como fazer a transferência de colônias. Também foram pontos de destaques os produtos como mel e pólen, além da produção de alimento artificial para as abelhas.
“A alimentação artificial é uma prática que contribui para o fortalecimento das colônias e é indicada em época de escassez de néctar e pólen” orientou Baraúna.
A capacitação foi devidamente planejada pela Unloc de Carauari, visando atender as dificuldades dos agricultores. “Os resultados foram considerados positivos, os comunitários demonstraram empolgação e prometeram multiplicar os conhecimentos aprendidos com os demais”, finalizou o gerente do IDAM/Carauari, Atrio Souza.
 Planejamento EstratégicoPlanejamento Estratégico
Planejamento estratégico para organização comunitária foi o tema de outra capacitação realizada também no mês de setembro, pelo IDAM/Carauari. A atividade contou com a participação de um público de 20 pessoas  e teve como objetivo fortalecer o sistema de gestão das associações.
Noções de planejamento estratégico, fases de um planejamento, visão, missão e metodologia foram alguns dos temas abordados durante a atividade.
“Realizar um planejamento estratégico dentro das organizações sociais é fundamental para a melhoria da qualidade de seus serviços e produtos, além de fortalecer o papel de cada pessoa no processo de gestão perante a sociedade”, destacou o tecnólogo em gestão ambiental e instrutor do curso, Givanildo Freitas da Silva.
Participaram do curso, sócios da Associação Tarumã, Associação de Pecuaristas (APC), Associação de Moveleiros e Extratores de Madeira (Amec), Assentamento Riozinho (Ampaer) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O evento contou com apoio das Secretarias de Produção e Meio Ambiente, UEA Carauari e Fábrica de Açaí Tupã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário