terça-feira, 25 de março de 2014

FAEA participa de Audiência Pública em Rio Preto da Eva para discutir melhorias para o setor primário

Data: 25/03/2014 
  
   
 
Cerca de 300 produtores rurais participaram de uma Audiência Pública promovida pela Assembleia Legislativa na última segunda-feira (24) no município de Rio Preto da Eva (a 85 Km de Manaus). Na ocasião o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, ressaltou o momento importante para ouvir as dificuldades enfrentadas pelo setor primário. “É uma grande oportunidade que os produtores têm em colocar em debate os problemas para juntos encontrarmos soluções. É muito importante o engajamento da Assembleia Legislativa na busca de resolutividade principalmente para a falta de regularização fundiária e a precariedade das vicinais no município do Rio Preto da Eva” ressaltou Lourenço.

Também estiveram presentes os deputados estaduais, Luiz Castro, Chico Preto, Tony Medeiros, prefeito do município, Luiz Ricardo de Moura Chagas e principais entidades ligadas ao setor rural. Os principais problemas discutidos foram: falta de infraestrutura, água, energia elétrica e asfaltamento nos ramais.

Durante a Audiência ficou comprovado a situação precária vivenciada pelos moradores que diariamente precisam se deslocar para o centro da cidade em busca de atendimento médico, educacional para seus filhos e comercialização de seus produtos.

“Desde sua criação há 47 anos a Suframa não tem correspondido ao estatuto que coloca sobre sua responsabilidade a área de indústria, mas também a área de produção rural” comentou o vice-presidente do Sindicato Rural, Sebastião Siqueira.

Também foi destacada a importância da legalização das terras . “Temos deixado de receber incentivos financeiros por não termos escritura de imóvel. A Verba tem sido direcionada ao INCRA e voltado para o governo Federal pela falta de documentação”, relatou Flávia Regina dos Santos, presidente do assentamento PDS - Rainha (Projeto de Desenvolvimento Sustentável, Rainha). “Se há respeito à vida há respeito ao cidadão” conclui a presidente.

O dep. Estadual, Chico Preto se disse satisfeito com a presença das entidades e principalmente pelo espaço aberto ao diálogo. “Precisamos unir esforços, juntos somos mais fortes”, destacou.







Reportagem e fotos: Rosário Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário