quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Sindicato Rural de Itacoatiara é reformado e reinaugurado com diplomação de alunos produtores



A Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA) entregou, na última sexta-feira (22) a sede reformada do Sindicato Rural Patronal de Itacoatiara. Na solenidade, que contou com a presença do presidente Muni Lourenço, foram diplomados mais de 40 alunos de dois cursos promovidos pelo SENAR e marcou a retomada dos trabalhos na sede de um dos sindicatos mais representativos do interior do Estado.
“Hoje é um dia muito importante para os nossos produtores rurais de Itacoatiara e é com muita alegria que vivemos este novo momento para este Sindicato. Estamos diplomando hoje os alunos das turmas de Inclusão Digital Rural e de Beneficiamento da Mandioca e Seus Derivados, o que abrirá novas portas de negócios e um aumento significativo na quantidade e qualidade da farinha produzida por estas famílias”, considerou Muni.

Para o presidente do Sindicato, Alcemir Lima, este é um marco na história do setor primário do município. “Esta reinauguração estará trazendo a comunidade e o povo do interior para dentro do Sindicato. Muitos destes alunos formados hoje enfrentaram cinco horas de barco para serem capacitados. Então para nós é um grande orgulho estar resgatando esta representatividade junto aos nossos produtores”, afirmou.

Uma das formandas no curso de beneficiamento de mandioca, Marilene Martins, da comunidade rural de São João do Araçá, reafirma a importância da presença do da FAEA junto às famílias produtoras. “Nós já tínhamos o curso de melhoramento da farinha no forno comum e agora fomos formados para produzir também no forno mecanizado. Com certeza vai melhorar a nossa produção e é isso que a gente espera, por que a gente tem que evoluir, não queremos ficar parados no tempo”, concluiu com um sorriso estampado no rosto. 

Na ocasião, a Sala de Inclusão Digital do sindicato, que contém cinco computadores disponíveis para as próximas turmas, recebeu oficialmente o nome de seu ex-presidente, Arnóbio Marinho de Lima, falecido a pouco mais de um ano. “Esta simbólica homenagem é o mínimo que poderíamos fazer a este homem que sempre representou à altura os anseios dos nossos produtores rurais em Itacoatiara”, considerou o presidente Muni. 













Reportagem e foto: Marcello de Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário