
. A abertura contou com as presenças do presidente e superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior e Adriano Trentin Fassini, e também do diretor da FCA, Néliton Marques, além dos estagiários e presidentes de cooperativas agropecuárias as quais vão acolher os estudantes.
O presidente Petrucio Magalhães Júnior declarou que durante o estágio, os alunos estarão à disposição das cooperativas por aproximadamente 40 dias, pondo em prática os conhecimentos apreendidos em sala de aula, nos mais diversos cursos das Ciências Agrárias.
“A gente tem que pensar grande, mas começar com ações pequenas, porém fortes e diretas. A nossa expectativa é a de que esta é uma boa oportunidade que estamos vislumbrando acerca do empreendedorismo, ultrapassando os muros de um setor pujante”, disse o presidente.
Petrucio explicou, ainda, que, neste primeiro momento, seis alunos de graduação vão para cinco cooperativas. A Cooperativa dos Juticultores do Amazonas (Cooperjuta) receberá o aluno Diego Viana (de Agronomia), a Cooperativa Mista dos Produtores do Ramal do Branco (Coomprab) receberá o aluno Rafael Eraso, a Cooplam, os alunos Luana Magalhães e Flávia Coimbra (ambas de Zootecnia), a Cooperativa dos Produtores do Sagrado Coração de Jesus, do Paraná da Eva (Ascope), o aluno José Ribeiro (de Engenharia Florestal) e a aluna Carla Coelho (de Agronomia) será direcionada à Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Coomapem).
“O objetivo é fazer com que o acadêmico vá a campo e conheça um pouco mais as cooperativas. Eu, por exemplo, comecei minha vida profissional na Fucada e sei o quanto é importante essa etapa na vida do estagiário. Muitos não acreditavam no início quando firmamos uma parceira com a Universidade Federal de Viçosa, e que já funciona há mais de 13 anos”, lembrou.
Fases dos estágios - Nas cooperativas, o trabalho dos alunos estagiários será dividido em três etapas. A primeira será a de elaboração de um diagnóstico (qual atividade, o que faz, quem é?). Nesta primeira etapa será aplicado um questionário social, econômico e ambiental. Dependendo da quantidade de cooperados, esse levantamento será feito por amostragem.
A segunda etapa será a de construção de um planejamento participativo, reunindo os conselhos e estudando as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da cooperativa e do grupo de cooperados.
O terceiro momento consistirá na realização de uma capacitação ou um dia de campo. O estagiário vai articular com os parceiros a realização dessa iniciativa, como exemplificou o superintendente do Sescoop/AM, Adriano Trentin Fassini.
“Acontece de haver ataque de pragas às culturas, na pecuária, pode-se falar sobre área de forragem, ensilagem ou qualquer outra questão que envolva o setor. O importante é aliar o conhecimento à técnica”, considerou o superintendente.
Por fim, já de volta à Manaus, os acadêmicos participarão de um workshop e os seis estagiários, das cinco cooperativas produzirão um relatório, mostrando o que presenciaram durante o período que passaram na instituição.
“Nossa ideia é a de que o estagiário chegue e saia da cooperativa sabendo como seguir o plano de ações”, ratificou.
O diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), professor Néliton Marques, disse estar entusiasmado com o projeto. Ele fez uma analogia ao lançamento do projeto ao início da vida, dizendo que esta última começa com duas células e depois se reproduz. No caso do programa, os alunos, seis ao todo, são as pequenas células que Irão se multiplicar.
“Mobilizar uma sociedade em torno de uma agenda agrícola e pecuária é uma necessidade e isso não se faz sem organização. E nós, Universidade, estamos investindo nisso, igualmente, e não terá mais volta. Esperamos atingir um novo patamar de produção no Estado. Tenho absoluta convicção de que ele vai dar certo, porque foi muito bem planejado”, afirmou o diretor.
Conhecimento – para abrir oficialmente o evento, alguns gestores de cooperativas apresentaram suas entidades aos presentes. O primeiro a contribuir foi Manoel Maia, da Cooperativa dos Produtores de Leite da Região de Autazes (Cooplam), seguido por Eliana Medeiro, da Coomapem, Fausto Amorim, da Coopram, Ana Márcia, da Cooperjuta e Francisco Arruda, da Coomprab.
Posteriormente, o representante do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), o engenheiro agrônomo Luiz Herval do Filho apresentou a palestra “Qual o papel do aluno extensionista em campo?”.
Texto: Carla Santos/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fontes: Sistema OCB/Sescoop-AM e Ufam
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