quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

AMAZONAS está entre os estados beneficiados na gestão Kátia Abreu (Escoamento)



Por meio de ação conjunta dos ministérios da Agricultura, Transportes e da Secretaria de Portos, o governo federal apresentou nesta terça-feira (13), ações para beneficiar o escoamento da safra agrícola de 2014 e 2015.

Segundo estimativas da Conab, há perspectiva de novo recorde de safra com mais de 200 milhões de toneladas de grãos, principalmente soja.

Segundo o presidente da Federação da agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, “são extremamente oportunas as medidas anunciadas pelo Governo Federal isto porque a questão logística vem sendo um limitador para o escoamento da safra agrícola brasileira. Ficamos felizes em constatar que dentre as medidas anunciadas, constam investimentos em melhoria da infraestrutura em nosso Estado do Amazonas”. 

Com as ações pretende-se evitar os congestionamentos de veículos no corredor de acesso ao Porto de Santos, além de melhorias na infraestrutura dos corredores multimodais do Arco Norte nos estados do Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Tocantins e Maranhão. 

Além da participação de técnicos dos ministérios e da secretaria de Portos, o trabalho também conta com a participação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Confederação Nacional do Transporte (CNT), e Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Segundo o monitoramento apresentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção total no Brasil da safra de 2013 e 2014 de algodão pluma, arroz, feijão, trigo, milho e soja foi de 193.386,1 milhões de toneladas, enquanto que a previsão da Safra 2014 e 2015 é de 202.183,8 milhões de toneladas, um crescimento de 5% da produção. O destaque é para o complexo soja e farelo, que teve produção de 86.120,8 milhões de toneladas na Safra 2014, e tem uma expectativa de 11% de crescimento para este ano, com total de 95.919,8 milhões de toneladas. Desse total, 43% destinam-se à exportação. Com a maior parte da produção concentrada na região Centro-Oeste. A distribuição espacial da produção de 202,2 milhões de toneladas é de 85,4 milhões no Centro-Oeste (42%); 71,7 milhões de toneladas no Sul (36%); 19,2 milhões de toneladas na região Sudeste (9%), 19,1 milhões de toneladas na região Nordeste (9%) e 6,8 milhões de toneladas na região Norte (4%). Além desses dados, o levantamento mostrou que uma nova área tem se destacando cada vez mais na produção. A região está concentrada no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), aumento na exportação de soja e farelo, e a previsão é que, com o aumento da produção, a exportação aumente.


Medidas

As medidas pretendem garantir a melhoria em rodovias, implantação de infraestrutura no arco-norte para utilização de corredores multinacionais nos estados Mato Grosso, Rodônia, Amazonas, Pará, Tocantins e Maranhão. Em trecho pavimentados contratar a contratação da manutenção em todo segmento, em áreas não pavimentadas estão previstas intervenções adicionalmente como colocação de cascalho em trechos de atoleiro, disponibilização de patrulhas de desencalhe(tratores) para socorro de veículos continuidade das obras de pavimentação da BR-163/PA e de duplicação da BR-163/364/MT, manutenção das demais Rodovias do Arco Norte: BR-364/174/158, dragagem do Rio Madeira (finalizada em nov/2014), incentivo à multimodalidade no Arco Norte com financiamento de 426 embarcações hidroviárias com recursos do FMM para operação nas Hidrovias do Madeira/Tapajós.

À Secretaria de Portos, atualização da estrutura de governança de gestão e operação do escoamento da safra com novos atores públicos e privados que devem ser integrados ao esforço safra, reforçando o papel da Autoridade Portuária na coordenação local da operação., aperfeiçoamento das normas que regulamentam o processo de agendamento para acesso ao Porto de Santos, aperfeiçoamento do processo de fiscalização de cumprimento do agendamento, associado ao reforço das equipes dos órgãos competentes, credenciamento, pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), de um novo pátio de triagem de caminhões graneleiros que se destinam ao Porto.

Rosário Silva
Assessoria de Comunicação
Sistema FAEA/SENAR-AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário