quinta-feira, 18 de junho de 2015

FAEA entrega ao Secretário de Produção do Amazonas a Pauta Prioritária do Setor Patronal Agropecuário



Entre os pleitos, está a adesão do governo do estado ao Programa Garantia
Safra do Governo Federal
que garante ao ribeirinho atingido nas enchentes
o valor de R$ 850 sacados diretamente nas lotéricas da CAIXA.
Uma verdadeira parceria entre o Poder Público e os produtores rurais do Amazonas foi firmada no início da noite da última quarta-feira no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA). A convite do presidente da instituição, Muni Lourenço, o secretário de Estado de Produção Rural, Sidney Leite, participou de encontro com representantes do setor patronal agropecuário amazonense, no qual firmou o propósito de trabalhar em consonância com os principais anseios do empresariado do agronegócio no Estado.
Na ocasião do encontro, Sidney Leite recebeu das mãos do presidente da FAEA, Muni Lourenço, um documento intitulado “Pauta Prioritária do Setor Patronal Agropecuário”, contendo as principais reivindicações dos empresários do setor primário para os próximos anos. Foi assinado também um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para desenvolver a formação, capacitação e treinamento de produtores rurais.
“O maior desafio neste momento para o setor primário é que possamos nos articular. Se a gente jogar junto, a gente tem resultados positivos”, afirmou o secretário. Leite destacou alguns dos principais desafios a serem superados, como a regularização fundiária, a falta de malha de estradas, as dificuldades para se obter licenciamento ambiental, a necessidade de mecanização para os pequenos produtores, as enchentes, entre outros. “Queremos estar ao lado do empreendedor para superar esses obstáculos. Não pode estar a Sepror de um lado da mesa e o produtor do outro. Temos que estar do mesmo lado”, afirmou.
Dentre as principais reivindicações presentes na pauta entregue pelos produtores, destacam-se o aumento da participação do setor primário para, no mínimo, 3% do orçamento do Governo do Estado; a construção do novo Parque de Exposições Agropecuárias Eurípedes Lins e a retomada das EXPOAGRO´s; a implementação de programa de recuperação de ramais e vicinais rurais; a aceleração do programa estadual de regularização fundiária; a construção de um armazém público em Manaus e a implementação de programas de melhoramento genético animal, entre outros.
Articulador e realizador do encontro entre o secretário e a classe empresarial do setor primário, o presidente do sistema (FAEA/Senar), Muni Lourenço, ressaltou que “os produtores rurais amazonenses esperam o contínuo fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor primário, para que a agropecuária tenha grau de prioridade, principalmente na perspectiva da geração de emprego e renda no interior do Estado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário