quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Técnicos do Sistema SEPROR apresentam Plano Safra no IFAM

Nesta quinta (05), no auditório do IFAM/Manaus, o Sistema Sepror, representado pela Rafaely Lameira, Marcos Petillo, Sheron Macedo e Airton Scheneider, detalhou o Plano Safra Amazonas 2015/2016. Alunos, professores e produtores prestigiaram o momento, e certamente avançaram no conhecimento de pautas importantes do setor agropecuário local. Tenho sempre dito que gostei do nome dado ao "Plano" e de seu abrangente conteúdo. Entretanto, e é difícil me convencer do contrário, tenho sempre dito que o atual quadro do Sistema SEPROR não consegue atender, satisfatoriamente, boa parte das metas inseridas no referido plano.

Sheron Macedo detalhou o acesso ao programa de Mecanização Agrícola

Airton Scheneider, do IDAM, exaltou a importância do IFAM para o setor rural; pediu que os produtores procurassem os escritórios locais do IDAM; defendeu a maior presença da CAIXA no crédito rural do Amazonas e a maior presença bancária no interior do estado.  Disse que já tramita no Sistema SEPROR aproximadamente 200 projetos, envolvendo 20 municípios, com demandas de mecanização e calcário. Airton também defendeu a implementação do seguro rural e do garantia safra no Amazonas.

Jolney, produtor de Iranduba, defendeu a redução da burocracia no acesso aos programas, maior capacitação aos produtores rurais e alimentos orgânicos na alimentação escolar. Ele voltou a defender que no âmbito da agricultura familiar existe uma estratificação de grandes, médios e pequenos produtores. E que o "pequenos" não são vistos, e nem tem força suficiente para acessar os bons programas do estado e do governo federal. Também defendeu uma maior aproximação entre produtores e o governo.

Diante do questionamento levantado por essa produtora, sugeri aos técnicos do Sistema SEPROR que disponibilizem no próprio site da secretaria a evolução de todos os programas inseridos no Plano Safra Amazonas. Detalhando a ação, município, produtor beneficiado e valor. Essa atitude, além de ser transparente, mostraria que o PLANO tá saindo do papel/discurso e, com isso, estimulando o acesso de novos produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário