Uma Sessão Especial no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), marcou os 61 anos de fundação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA). De autoria da deputada Alessandra Campêlo (PCdoB), a homenagem foi dirigida pelo vice-presidente da Casa, deputado Belarmino Lins (PMDB).
Com a missão de organizar e fortalecer os produtores rurais do Estado, a FAEA foi criada em 1954 e hoje representa os 276 mil trabalhadores espalhados nos 62 municípios amazonenses, que produzem alimentos que chegam à mesa da população. Além de defender os interesses do interior, a Federação da Agricultura promove o desenvolvimento econômico, social e ambiental do setor agropecuário.
Uma placa de reconhecimento foi entregue ao presidente da FAEA, Muni Lourenço da Silva Júnior, que foi contemplado também com um certificado de Honra ao Mérito. O secretário de Produção Rural do Estado (Sepror), Sidney Leite, que na ocasião representou o governador José Melo (PROS), também foi reconhecido com Honra e Mérito.
Na lista dos homenageados com certificados estão o ex-presidente da FAEA Eurípedes Lins (In Memorian), representado pelo filho Eurípedes Júnior; o vice-presidente da FAEA, José dos Santos da Silva Azevedo; o servidor público da Conab, Thomaz Antônio Perez ; o chefe geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Brum Rossi; o diretor-presidente do Idam, Edimar Vizolli e o diretor da Adaf, Sérgio de Rocha Muniz.
Ao agradecer a homenagem, Muni Júnior disse que esse reconhecimento para a entidade é extensiva a todos os produtores rurais do Estado, formada por milhares de pessoas, mais de 276 mil. Segundo o presidente, a FAEA tem tido uma trajetória de cumprimento da missão de representar e defender os interesses da classe tão numerosa. “Queremos avançar, sobretudo na produção de alimentos de forma sustentável, diversificando a nossa economia, gerando emprego e renda”, sintetizou.
Ao parabenizar a luta e participação da FAEA na agricultura regional, Sidney Leite disse que na resolução da licença ambiental da BR-319 vai propiciar mais recursos para a regularização fundiária do Estado. “É importante que os órgãos ambientais possam ter um diálogo com a população rural”, disse.
Os deputados Luiz Castro (REDE), Dermilson Chagas (PDT), Orlando Cidade (PTN) e Sinésio Campos (PT) também se pronunciaram, destacando a importância do trabalho realizado pela entidade de classe.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário