Essa é mais uma propaganda da CAIXA que me incomoda, e muito. Nada contra os serviços da CAIXA, mas questiono seus números, a amplitude de suas ações no CRÉDITO RURAL no Amazonas. A propaganda acima está no site da UOL, e diz que o "CRÉDITO RURAL CAIXA. O MELHOR PARCEIRO DO AGRONEGÓCIO", "CRÉDITO DE CUSTEIO CAIXA" e, por fim, o que mais me incomoda: "PROCURE UM GERENTE CAIXA e FECHE ESSA PARCERIA". Fico imaginando a enorme dificuldade dos nossos 275 mil agricultores familiares do Amazonas em "atender" esse pedido da CAIXA, ou seja, "PROCURE UM GERENTE CAIXA e FECHE ESSA PARCERIA" com apenas 05 agências e no maior estado da federação (deslocamentos longos e de alto custo).
Qual será o deputado federal ou senador que vai comprar essa briga em defesa do nosso produtor rural? Qual será o deputado federal ou senador que vai até a presidência da CAIXA perguntar o que já foi aplicado no Amazonas desde 2013/2014 (início da CAIXA no crédito rural)? Qual será deputado federal ou senador que vai até a presidência da CAIXA questionar a razão do Pará ter 31 agências de contratação do crédito rural e no Amazonas somente 5? O mesmo questionamento para Rondônia e Acre?
A matéria, abaixo, registra que a CAIXA vai operar R$ 10 bilhões na atual safra. Quanto no Amazonas? Quanto operou no anos anteriores, 2014, 2015 e 2016? Posso afirmar que são números que certamente nos envergonham e comprometem, sobremaneira, nossa soberania e segurança alimentar e nutricional.
Até já sei, pois já ouvi na FIEAM, o que a CAIXA Amazonas alega e afirma sobre esse desempenho. "Estamos à disposição, mas não tem projeto, não tem demanda, e dependemos do IDAM".
Além da CAIXA, BB e Banco da Amazônia também são agentes operadores do Crédito Rural, mas é a CAIXA que tem o menor desempenho.
Sem crédito rural não teremos produção agropecuária satisfatória, não teremos emprego no interior, não levaremos renda ao produtor rural agravando ainda mais nossa dependência na importação de alimentos básicos. Precisamos de um maior número de agências no interior, assim como a utilização de satélites para uso no crédito rural, ou seja, precisamos inovar na maior região do Brasil.
Qual o governador do estado que vai encarar essa necessária e urgente demanda que vem da área rural do Amazonas?
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário