sábado, 10 de março de 2018

Reflexão sobre matéria da COOPNEWS que envolve Maués e a ADS (PAA)

Aproveito a postagem feita pelo meu inesquecível amigo Edmundo Costa, que já foi meu colega de Conab, para fazer um pequeno comentário. Não sou contra esse caminho que estão seguindo a ADS e a Prefeitura de Maués, objeto da matéria da COOPNEWS, mas tem outro melhor em termos de operacionalização diante do gigante Amazonas. Entendo que Maués deveria seguir o que já foi feito por Manacapuru, Parintins e Rio Preto da Eva (os mais avançados), ou seja, procurar o MDS e fazer o Termo de Adesão ao PAA MUNICIPAL direto com o Ministério, sem passar pelo PAA da SEPROR/ADS ou PAA da CONAB. E tem mais, pelas informações que recebi de Brasília a proibição que existia do produtor não poder acumular vendas para esses 3 canais de comercialização não existe mais. Me disseram que houve um decreto ano passado que acabou com a proibição de acumular vendas. Estou tentando acessar esse DECRETO, mas uma consulta ao MDS confirma, ou não, este assunto. 
Em síntese, se o município pode operar das TRÊS formas (municipal, via SEPROR/ADS e Conab) qual a razão de abrir mão de um desses, principalmente por sabermos que 95% dos 275 mil ainda não tem acesso a NENHUMA forma de PAA e, o mais grave, por termos 35% da população na pobreza. Com esses números é fácil convencer o MDS da necessidade de ampliar o PAA e os recursos ao Amazonas.
Com a palavra a nossa Bancada Federal....

Acesse o link a seguir para ler toda a matéria da COOPNEWS..
http://radiowebcoopnews.com.br/noticias/programa-de-aquisicao-de-alimentos-no-amazonas-garante-milhoes-aos-produtores-do-interior/

Nenhum comentário:

Postar um comentário