quinta-feira, 24 de maio de 2018

Gostei muito desse evento, pois o FOCO foi a RENDA, o BOLSO do manejador

Atendendo convite do LEO, da OPAN, tive a oportunidade de participar do primeiro dia desse SEMINÁRIO. Foi muito bom, e todos os demais eventos deveriam seguir essa linha, pois o FOCO principal foi a RENDA, o BOLSO das populações que desenvolvem atividades sustentáveis, no caso, mais precisamente dos MANEJADORES.
Ficou muito claro em todas as apresentações que nenhuma comunidade recebe, pelo menos, o CUSTO DE PRODUÇÃO. Isso não pode continuar!!
Também ficou evidente que não existe "conservação da biodiversidade" sem resolver o problema da RENDA. É o que sempre tenho dito, agora mais ainda.
Sei que a USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Sustentável) não tem dinheiro para resolver todos os gargalos que viabilizem renda aos manejadores, mas certamente apoiarão algumas comunidades para que isso aconteça e sirva de exemplo para o próximo evento.
Fiquei ainda mais feliz em saber que foi assinada moção em apoio a inclusão do pirarucu de manejo na PGPMBio. Em outra postagem, publicarei essa moção que vai ajudar na agilização da aprovação do PL da deputada federal Conceição Sampaio. Só após a aprovação desse PL vai ser possível pagar a subvenção federal para produto de origem animal.
Espero que todos os demais eventos sustentáveis realizados no Amazonas tenham como FOCO A RENDA. Iguais a esse realizado pela USAID com apoio do ICMBio, FUNAI, OPAN, CF, IDSM, ASPROC, IBAMA e USAID.

Nenhum comentário:

Postar um comentário