terça-feira, 26 de junho de 2018

Cooperativa de RORAIMA levou quase TUDO da Chamada da Aeronáutica. É preciso avaliar!!!

Enquanto a "Compensa" foca em outubro próximo, esquecendo de determinar que a SEPROR/ADS atue fortemente nos órgãos públicos federais, principalmente Exército, Marinha e Aeronáutica, para que comprem da agricultura familiar amazonense, o resultado da recente Chamada Pública da Aeronáutica mostra (foto acima da ATA) que a maioria dos itens foram vencidos por um cooperativa de BOA VISTA/RORAIMA, a COOPHORTA. Nada contra Roraima, nem contra a COOPHORTA, mas TENHO CERTEZA que temos grupos formais no Amazonas com capacidade, e produto estragando, para atender vários itens vencidos por RORAIMA. Além disso, penso que a Aeronáutica deve avaliar se atendeu a legislação ao priorizar compra de outro ESTADO quando, segundo eu soube, que tinham cooperativas presentes com capacidade de fornecimento, mas perderam por critério de preço. Penso eu, que esse critério de menor preço só deveria ser utilizado, inicialmente, para as propostas de Manaus e municípios vizinhos, mas não com outros estados. A proposta de Roraima só deveria ser aberta após a comprovação de não fornecimento pelo AMAZONAS. Publico, abaixo, alguns trechos da legislação para avaliação dos interessados. Contudo, fico impressionado com o descaso da "Compensa" com esses milhões que seriam dos nossos agricultores. O governo estadual já recebeu até documento do MDS alertando para esse mercado de milhões no Amazonas, mas nem liga. Como se pode ver na ATA, agora é Roraima que também vai fornecer nas compras públicas do Amazonas. Mais uma vergonha!!
Como dito acima, pelo que fiquei sabendo, acho que a Aeronáutica errou ao optar pela Cooperativa de Boa Vista se as cooperativas do Amazonas, presentes à abertura do edital, tinham produto para oferecer. Pelo soube, a Aeronáutica optou pela cooperativa de Boa Vista por questão PREÇO, mas acho que não seria essa a prioridade inicial.

Divulgo, abaixo, alguns trechos das chamadas públicas da Conab e, também, do próprio site do MDS para reflexão da FETAGRI e da CENTRAL DAS COOPERATIVAS do AMAZONAS.





Nenhum comentário:

Postar um comentário