Quais são os fatores
competitivos brasileiros capazes de influenciar o próprio País e os EUA nas
vendas de commodities agropecuárias a terceiros mercados? Uma possível resposta a
essa instigante indagação é identificada como “Investigação nº 332-524” e está
contida em alentado documento (mais de 400 páginas) datado de abril de 2012,
agora divulgado pela Comissão de Comércio Internacional dos EUA (USITC, na sigla
em inglês), uma agência federal “independente e quase-judicial”, cuja tarefa é
investigar assuntos do comércio externo norte-americano, o que inclui questões
envolvendo dumping, subsídios, concorrência internacional, etc.A destacar, em
relação à avicultura, que quase 10% do documento (40 páginas) são dedicados à
análise da carne de frango brasileira. Assim, são avaliados produção, consumo e
exportações, estrutura produtiva, competitividade e, entre outros assuntos, os
principais mercados do frango do Brasil (China, Hong Kong, Japão, Rússia, Arábia
Saudita). É apresentada, também, uma simulação dos efeitos da remoção de
barreiras não-tarifárias sobre as exportações de frango do Brasil, EUA e de
outros países.(Fonte: Avisite e site Vetquimica)
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