A partir desta quinta-feira, dia 16, o Governo do Estado através da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) inicia cinco ações para combater o desperdício de pescado em Manaus, a exemplo do que vem ocorrendo por conta do excedente de pescado e da ausência de infraestrutura no terminal pesqueiro da capital.
Em ofício enviado ao Secretário Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPAB), José Rogério de Araújo, o secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, informou que o Governo do Estado vai aumentar a quantidade de caminhões do Programa Peixe Popular, que atualmente opera com quatro caminhões e que começará a operar com 6 caminhões frigoríficos abastecidos com 10 mil peixes cada um; também começará a funcionar 4 pontos fixos de venda em Manaus para facilitar o acesso dos consumidores e agilizar a venda do pescado.
A Sepror também vai alugar dois frigoríficos para armazenar o excedente do pescado e, ainda, recolher o pescado sem condições de comercialização (por estar abaixo do tamanho permitido para pesca) e inadequado para o consumo direto e transformá-lo em ração animal ou farinha de peixe ou, ainda, em adubo orgânico.
O Governo do Estado também vai, temporariamente, disponibilizar mais uma balsa para descarga de pescado no Porto de São Raimundo para acelerar o desembarque. Atualmente por decreto municipal número 7925, de 7 de junho de 2005, apenas o terminal do Porto da Panair, está autorizado em Manaus para desembarque, comercialização e distribuição de pescado. A nova Balsa de desembarque deverá começar a operar a partir da semana que vem. Amanhã a balsa começa a ser preparada para esse trabalho. A meta da Sepror é colocar, ainda, uma outra balsa para desembarque de peixe na Zona Leste de Manaus, provavelmente no Puraquequara. “O que o Governo quer é juntar-se a prefeitura e aos demais atores para resolver o problema. Inclusive quem vai operar as balsas serão os armadores, mas se for necessário a Sepror vai comprar peixe como sempre comprou porque nossa meta é acabar com o desperdício, reduzir a fome e evitar prejuízos financeiros ao pescador”, acrescentou o secretário de produção rural do Amazonas Eron Bezerra.
De acordo com o secretário, o principal problema para o desperdício do pescado em Manaus está na existência de um único terminal. “Nós não temos um terminal pesqueiro em Manaus, nós temos um terminal de carga e descarga até porque quem o construiu foi o Ministério dos Transportes e o Ministério dos Transportes não poderia construir um Terminal Pesqueiro. Ele poderia fazer um terminal de carga e descarga de 200 toneladas. O projeto tem 30 anos, foi elaborado quando Manaus tinha apenas 300 mil habitantes”, explicou Eron.
Essas ações contra o desperdício de peixe deverão custar ao Governo do Estado menos de R$ 1 milhão de reais. Para participar do Peixe Popular, o pescador deve entrar em contato com a Sepror através do telefone (092) 3613-2830 ou 9162-8487 (falar com o coordenador do Projeto Ribamar Matos).
Projeto Peixe Popular
Somente em 2012 já foram comercializados aproximadamente 250 toneladas de pescado entre congelado e fresco, por intermédio da Sepror. Também foram atingidos mais de 80 bairros da capital. Além de Manaus o Peixe Popular do Governo do Estado chegou a outros 05 municípios (Iranduba, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira).
Pontos de venda Peixe Popular – Quinta (15.08)
Caminhão frigorífico (ponto móvel):01) Novo Aleixo (Rua Itaqueirama, próximo a Praça do Cristo)
02) Santa Etelvina (em frente à Delegacia)
03) Compensa (Avenida Brasil em frente a Escola de Samba Vila da Barra)
04) Alvorada (Prosamim Alvorada)
Nesses locais o quilo do peixe será vendido por apenas R$ 1,00. O horário de venda é de 8h as 10h.
Tenda do Peixe Popular (pontos fixos)
Zona Norte (Santa Etelvina) – Feirão da Sepror / Parque da Expoagro
Zona Sul (Morro da Liberdade) – Trevo entre as ruas José Chavalier com Rua São Vicente
Zona Leste (Colônia Antônio Aleixo) – Rua Padre Mário em frente ao campo de futebol
Zona Oeste (Compensa) – Avenida Brasil ao lado do 19º DIP
Nenhum comentário:
Postar um comentário