segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Pesquisas objetivam encontrar insumos para melhorar o plantio do guaraná
Seminário discutirá cultura do guaraná no Amazonas


Buscar uma forma de produção integrada, focada na adequação de sistemas produtivos para geração de alimentos e outros produtos agropecuários de alta qualidade e seguros será a principal discussão no Seminário de Produção Integrada de Guaraná no Amazonas, que acontece de 6 a 7 de novembro de 2012, das 8 às 18h, no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

O seminário pretende buscar meios para aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e viabilizando a rastreabilidade da produção agropecuária. Segundo o coordenador do evento, Lúcio Pereira Santos, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, esses têm sido os principais entraves para implementar a produção integrada na cultura do guaraná no Estado do Amazonas.

Para participar do seminário, foram convidados representantes de várias instituições envolvidas com o setor agrícola, além de produtores e técnicos interessados nessa cultura. “Algumas dessas tecnologias estão em fase de desenvolvimento, como aquelas relacionadas ao estabelecimento de um novo maquinário e um novo processo de preparo e beneficiamento das sementes de guaraná para a indústria”, informa Santos.

O pesquisador destaca que vem sendo desenvolvidas pesquisas com potencial para elevar o grau de tecnologia no processo produtivo da cultura, como as práticas de correção do solo pela calagem, condicionamento do solo pelo gesso agrícola, entre outras pesquisas que são inéditas para a cultura do guaranazeiro.

Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental

Texto: José Polari/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário