quinta-feira, 18 de abril de 2013

Idam incentiva leitura infantil na capital e e no interior


1


18/04/2013 - Davi Sampaio e Paula Vieira
Hoje, 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Literatura Infantil e o Instituto de Desenvolviento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam, conhecido por desenvolver a extensão rural nos município do Estado, também valoriza a importância da educação infantil no campo e na cidade.


Hoje, a biblioteca central do Idam possui um razoável acervo de livros infanto-juvenil, que atende tanto o público interno quanto externo.
De acordo com a bibliotecária do Idam, Naiara Passos, vários kits minibibliotecas, compostos por publicações impressas e em vídeo, inclusive para o público infantil, foram disponibilizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Eles servem de apoio no processo de educação formal e não formal, bem como possibilita o acesso às informações e a tecnologia.
É importante destacar que por meio da parceria entre o Idam, Embrapa, e Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA)/ Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), foi possível distribuir, nos últimos anos, mais de 664 livros contendo 18 títulos para 36 Unidades Locais do Idam, enfatizando assuntos relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade. 



Em 2011, a Unidade Local do Idam/Careiro da Várzea, participou do Projeto Amigos na Escola que foi realizado em uma escola do município, oferecendo diversas Oficinas de Leitura, principalmente para as crianças. 
Para o presidente do Idam, Edimar Vizolli, o acervo literário, voltado para o público infantil, visa potencializar as ações de assistência técnica e extensão rural junto aos filhos dos agricultores familiares, que hoje tem acesso as informações por meio de livros com linguagens simples, práticas e bem objetivas. “É uma forma que o governo do Estado encontrou para fortalecer a intelectualidade dos protagonistas do setor primário, reforçou Vizolli.




Nenhum comentário:

Postar um comentário