Participação da técnica Justina Tikuna.
18/04/2013 - Paula Vieira
Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM do município de Benjamin Constant (a 1.121 km de Manaus), participaram da Semana de Oficinas voltada para a discussão de políticas públicas da agricultura familiar nas terras indígenas do Alto Solimões, realizada pela Fundação Nacional do Índio – Funai / Coordenação Regional de Tabatinga, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, no período de 8 a 11 de abril.
Regionalização de produtos saudáveis, renda local, mercado justo e sustentabilidade foram alguns dos temas abordados no evento.
Na ocasião a técnica indígena do IDAM, Justina Tikuna, ressaltou algumas das atividades desenvolvidas pela Unidade Local para a população indígena, como, por exemplo, o cadastro das famílias por comunidade, levantamento socioeconômico para cadastro nas linhas de créditos da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) e Banco da Amazônia, apoio na organização social do público feminino, distribuição de sementes, e cadastro para emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf- DAP, entre outros.
Justina ainda destacou a importância das políticas públicas para o município. “O Programa Agricultura Indígena, sem dúvida veio para fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido nas comunidades rurais, e no que diz respeito à aquisição de políticas públicas, as famílias estão tendo a oportunidade de melhorar a qualidade de vida no campo”, frisou.
O evento também contou com a participação dos representantes das Unidades Locais do IDAM de Tabatinga e Atalaia do Norte, além de líderes indígenas do Estado de Roraima.
Atividade artesanal desenvolvida por indígena em Benjamin Constant.
Programa Agricultura Indígena – Criado pelo governo Federal e Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, destinado especificamente para atender o público indígena. Foi colocado em prática no Amazonas seguindo orientações do governador, Omar Aziz, que lançou o Amazonas Rural com uma linha específica para os indígenas. No município de Benjamin Constant o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é desenvolvido com povos indígenas das etnias Kokama e Ticuna, desde 2009. Onde são atendidas as comunidades de Filadélfia, Guanabara III, Bom Intento I, Nova Aliança, Feijoal, Porto Alegre, Nova Canaã, Novo Porto Lima, São Leopoldo, Porto Espiritual, Porto Cordeirinho e Bom Caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário