quinta-feira, 18 de abril de 2013

Amazonas tem representação no Simpósio do Agronegócio e Cooperativismo

Foto por: Petrucio Magalhaes Junior

Roberto Rodrigues, embaixador especial do Brasil na FAO e palestrante
Amazonas tem representação no Simpósio do Agronegócio e Cooperativismo


O presidente e o superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhaes Junior e Adriano Trentin Fassini, respectivamente, estão na cidade de Boa Vista-RR, prestigiando o 1º o Agrocoop - Simpósio do Agronegócio e Cooperativismo daquele Estado.

Responsável por arregimentar pouco mais de 70 cooperativas e promover o fomento de, aproximadamente, 20 mil postos de trabalho, Roraima é um dos estados da região Norte que, juntamente com o Amazonas, ocupa assento na diretoria do Sescoop Nacional.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RR, Silvio Silvestre de Carvalho está à frente do conselho fiscal do Sistema, ao lado do presidente da OCB-AM, Petrucio Magalhaes Júnior, que responde pela diretoria-executiva nacional.

O Simpósio está sendo promovido em parceria com o Sistema FAERR/SENAR, no auditório do PRONAT, no Campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima, nesta quinta-feira, 18 e amanhã, sexta-feira, 19 de abril.

O objetivo do Simpósio é estimular o agronegócio e o cooperativismo em Roraima, por meio de debates e discussões construtivas. A meta é que a realização do evento ajude a organizar os setores e os arranjos produtivos.

Segundo o presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhaes Junior, o primeiro dia do evento foi produtivo, com palestras do ex-ministro da Agricultura e embaixador especial da FAO/ONU para o Cooperativismo Mundial das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, Roberto Rodrigues e do presidente do Sistema OCB/Sescoop Nacional, Marcio Lopes de Freitas.

“Tratamos de assuntos em voga, como o da gestão das cooperativas e ratificamos a ideia de que o cooperativismo não pode e nem deve, ser refém de políticas públicas, mas que, obviamente, se existirem políticas públicas, o desenvolvimento do setor tende a acontecer mais rápido" declarou Márcio Lopes.

Petrucio Magalhães reforçou, ainda, publicamente, durante o Simpósio, o discurso de que, o Norte do País precisa integrar a partir de planejamento do governo federal, os projetos para recebimento de recursos que contemplem investimentos na formação de instituições e profissionais de pesquisa.

“Essas dificuldades são as que vivenciamos diariamente, mas acreditamos que debatendo e apresentando as demandas, pouco a pouco, vamos conseguir estabelecer uma ampla agenda em prol do cooperativismo”, salientou.

Além de garantir acesso à informação, o Agrocoop, segundo o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RR também representa uma oportunidade de incentivar a gestão profissionalizada das cooperativas.

"Ao promovermos este Simpósio, estamos contribuindo para a profissionalização da gestão das cooperativas, preparando-as para um mercado mais competitivo de uma economia cada vez mais globalizada”, disse Sílvio de Carvalho.

Carvalho também presidiu a sessão de entrega do Prêmio Mérito Cooperativista, em homenagem a três personalidades, que ajudaram a fortalecer o cooperativismo em Roraima: o presidente do Sistema Sescoop de Minas Gerais, Ronaldo Scucato, o senador pelo estado de Roraima, Romero Jucá e o governo daquele Estado, José de Anchieta Júnior.

Scucato, recebeu a premiação em função de, nas palavras do presidente do Sistema OCB/Sescoop-RR, “viver o cooperativismo há mais de 60 anos”. O senador Jucá recebeu a honraria por ter se comprometido a desenvolver o cooperativismo em Roraima e no Brasil e por ter se apresentado para integrar a Frente Parlamentar Cooperativista roraimense. Já o governador de Roraima foi escolhido para receber a comenda por ter inserido as cooperativas de transporte na lei estadual que regulamenta o transporte intermunicipal de passageiros e, ter cedido, assento no Conselho Rodoviário Estadual, um fórum legítimo de representação do Executivo.

O presidente do Sistema FAERR/Senar, Almir Sá, promotor do evento, destacou a importância dos temas e do Simpósio em si. “O meio rural está em contínua ascensão. O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos e grande parte deste trabalho é feito em regime de cooperativas. Esta importante parcela da população precisa manter-se informada", disse.

Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM

Texto: Carla Santos/Coopcom - Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário