O superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini fez a abertura do II Seminário Cooperativista de Itacoatiara na manhã desta terça-feira, 29 de outubro, com a participação de mais de 100 produtores rurais cooperados, além de autoridades, parlamentares e representantes de entidades ligadas ao setor primário do Amazonas. O evento foi patrocinado pelo Sistema OCB/Sescoop-AM em parceria com as cooperativas Coopanore, Ascope, Coopram e Prefeitura Municipal de Itacoatiara. O Seminário foi realizado na comunidade Novo Remanso a 218km de Manaus e teve como objetivo ajustar as demandas de cooperativas da zona rural e de comunidades do entorno do município de Itacoatiara.
Para Adriano Fassini, o objetivo do Seminário foi alcançado com sucesso absoluto, pois conseguiu juntar as três cooperativas, Coopanore, Ascoope e Coopram em um gesto de união, dando visibilidade e mostrando o trabalho que desenvolvem em suas regiões para as instituições que participam do evento, e que tem relação com Sistema OCB/Sescoop-AM, funcionando com importantes pontos de apoios ao cooperativismo do Amazonas na geração e distribuição de renda nas suas comunidades.
Fassini declarou ainda que, o Seminário trouxe palestras técnicas para melhorar a gestão das cooperativas, pois, segundo ele, esse é o papel do Sistema OCB/Sescoop-AM, como representante político do cooperativismo no Estado do Amazonas.
“Precisamos aglutinar forças, reunir as pessoas e promover as discussões em busca de soluções para o setor, apresentando modelos de gestão profissional e transparentes como é o caso do Sicoob Credfaz Manaus que está abrindo para admissão de clientes de outros setores, se transformando em importante parceiro das cooperativas, principalmente as do ramo agropecuárias que enfrentam alguns problemas, mas os resultados são de muito sucesso em comum”, Afirmou o superintendente.
O presidente da Coopanore (Cooperativa Agropecuária do Novo Remanso) Marinaldo Oliveira, declarou que a realização do II Seminário Cooperativista de Itacoatiara foi bastante significativo por dá a possibilidade de divulgar o trabalho que está sendo feito nas cooperativas na região junto aos cooperados, não cooperados e principalmente as autoridades, representantes de instituições ligadas ao setor primário, que trabalham em parceria com o cooperativismo no Amazonas.
“Precisamos mostrar aos nossos parceiros as inúmeras dificuldades que enfrentamos, para que eles entendam que estamos trabalhando em benefício de quem produz, para levar o alimento à mesa da população. Isso precisa ser visto por todos os que aqui estão, para que venham nos apoiar na redução do custo, desde a preparação do solo para o plantio até a comercialização dos nossos produtos”, afirmou o presidente.
Segundo o presidente da Ascope (Cooperativa dos Produtores Rurais da Comunidade Sagrado Coração de Jesus do Paraná da Eva), Edsomar Soares Mendonça, o evento serve como incentivo e também como valorização pelo crescimento e o reconhecimento do cooperativismo no Amazonas. “Nós aqui na região já somos uma referência na produção, e tudo isso fica mais visível diante de vários representantes de órgãos parceiros que participam deste seminário. Com a realização de um evento como esse, podemos dizer que estamos saindo fortalecidos e cada vez mais entusiasmados para continuarmos trabalhando em prol do cooperativismo amazonense”, declarou Edsomar.
Para a cooperada da Coopram (Cooperativa Agropecuária dos Produtores da AM-010) e estudante de pós graduação de MBA em Gestão Cooperativista, Maria Luciana, um evento como esse, realizado no interior mostra o crescimento do cooperativismo em todo o Estado do Amazonas, onde se pode ver muitos produtores trocando experiências em defesa do setor primário e também das necessidades de gestão nas cooperativas.
“A logística, ainda é um dos principais problemas que enfrentamos para escoar a produção dos cooperados, fazendo com que os produtos chegue mais caro ao consumidor. As cooperativas precisam se unir cada vez mais para adquirir força e organização em defesa da produção do Estado”, finalizou a cooperada.
Palestras - Durante o evento foram ministradas importantes palestras sobre “A nova abordagem aos dados estatísticos da agropecuária no Amazonas”, proferida por Tiago Almud, Membro do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuária do Amazonas (GCEA-AM), “Manejo pós colheita”, apresentada pelo engenheiro agrônomo, Sérgio Ricardo Marçal de Souza do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas), projeto Novo Remanso e “Política e Gestão”, ministrada pela gerente do Sicoob Credfaz Manaus, Maria Elizabeth Castro, que apresentou a sua cooperativa e mostrou os índices de crescimento, além das principais conquistas e trabalhos sociais que desenvolve durante os dez anos de existência no cooperativismo amazonense.
Participantes – Estiveram presentes no evento o superintendente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Thomaz Meirelles; Sebastião Cabral, diretor operacional e conselheiro fiscal do Sicoob Credfaz Manaus; Olenilson Pinheiro, representante da Embrapa; Klerisson Santana, representante da Superintendência Federal da Agricultura; Vereador Ney Nobre, representante do prefeito Itacoatiara, Mamud Amed, Secretaria de Produção Rural e Câmara Municipal do município; Marcos Roberto Rodrigues da Silva, representante do Sebrae-AM e gestor do projeto Novo Remanso e o presidente da Coopram, José Fausto Amorim.
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário