O município de Autazes (a 120 quilômetros de Manaus) conhecido pela produção de leite e queijo está vivenciando uma nova fase do agronegócio; os produtores estão investindo em novas tecnologias para a recuperação de pastagens, melhoramento genético através do Programa Balde Cheio, e apostando na mecanização agrícola. Essa cadeia produtiva pode ser conferida no 21˚ Festival do Leite e 20ª Exposição Agropecuária de Autazes, até o próximo domingo (10 de novembro), no parque de exposições do município.
A festa vai contar com exposição de animais e concurso com melhores raças produtoras de leite. O concurso leiteiro promete movimentar os criadores; a novidade deste este ano é que a ordenha será mecanizada. No sábado (09/11), às 17 horas, haverá premiação aos vencedores e uma confraternização com os pecuaristas da região.
Presente durante a abertura oficial ocorrida neste domingo (03/11), o presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR/AM), Muni Lourenço, que também é pecuarista do município, enfatizou que a feira vai além do entretenimento. “Este é um espaço para superarmos os desafios e mostrar as potencialidades de Autazes, que está cada vez mais com uma bacia leiteira fortalecida, setor primário aquecido com investimentos na qualidade do rebanho. O resultado é a diversificação da economia e melhoria da qualidade de vida de quem tira seu sustento do campo”.
Lourenço relembrou ainda que em 2013 o Sindicato Rural do município completou 90 anos, este, mais antigo que a cidade. “Quero parabenizar o nosso querido Sindicato que ao longo desses anos vem contribuindo para o desenvolvimento e dando apoio aos produtores. Participando de seus pleitos e merece nosso reconhecimento”.
Para o prefeito, Wanderlan Sampaio, não há dúvidas que a população e empreendedores locais estão visualizando um novo horizonte. “São muitos os avanços que podemos observar, esta feira vai mostrar um pouco do que está sendo desenvolvido com a ajuda e coragem dos produtores e da utilização de tecnologias. Hoje contamos com uma produção de 50 mil litros de leite dia e temos a expectativa nos próximos anos de dobrar. Durante a feira também serão assinados com produtores e o Banco do Brasil projetos que visam a Agricultura de Baixo Carbono”, disse.
Com bastante entusiasmo, o secretário de produção de Autazes, Elias Reis, projetou que este ano a expectativa é receber cerca de 70 mil visitantes. “O Festival do Leite e a Exposição Agropecuária representam o resultado da principal atividade econômica do município, na criação de animais temos cerca de 1.500 pecuaristas, envolvendo aproximadamente 3.000 famílias; Somente o abatedouro de carne da cidade abateu em 2012, cerca de 506 toneladas de carne equivalente a 3.000 cabeças. Além da criação de animais para leite e carne, também temos agricultura familiar, agricultores indígenas e pescadores artesanais. O município está trabalhando com informações e tecnologia”.
O Sistema FAEA-SENAR está recebendo os visitantes em local preparado; quem deseja visitar o espaço vai poder conhecer um pouco mais das atividades de Promoção Social e Formação Profissional Rural; Serão distribuídas cartilhas para as boas práticas de derivados do leite, bovinocultura e informações atualizadas. O estande está localizado dentro do parque de exposições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário