segunda-feira, 31 de março de 2014

MPF Atende FAEA e Cancela Recomendação Prejudicial à Pecuária Amazonense

Adicionar legenda




 
 
O Ministério Público Federal através do Procurador da República no Amazonas, Dr. Rafael da Silva Rocha, comunicou ao Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas - FAEA, Muni Lourenço, nesta quinta-feira (27) que será cancelada no próximo dia (31/03) a Recomendação PR/AM/2OFCIV/N.002/2014, que foi enviada durante o último mês de fevereiro, para mais de trezentos e cinquenta estabelecimentos comerciais do Amazonas, na maioria supermercados, açougues etc, para que paralisassem, sob pena de multa, a compra de carne de rebanho amazonense industrializada por dois importantes frigoríficos localizados no Amazonas. O cancelamento da Recomendação será formalizada pelo Ministério Público Federal - MPF por meio de correspondência assinada e enviada pelo Procurador da República, Dr. Rafael Rocha, a cada um dos estabelecimentos comerciais que receberam a Recomendação no mês passado.
Recomendação



No último dia 14 de fevereiro, a FAEA divulgou Nota Oficial manifestando grande preocupação com a Recomendação emitida pelo Ministério Público Federal, principalmente porque a Recomendação representava a inviabilização da cadeia produtiva pecuária no Amazonas, atingindo de forma direta os produtores rurais e mais de oitenta mil pessoas que vivem da pecuária no Estado, pois iminente seria o fechamento dos frigoríficos por falta de clientes e a impossibilidade dos pecuaristas de levarem rebanho para abate.


"Quero manifestar em nome de toda a classe agropecuária amazonense o nosso mais profundo respeito ao Ministério Público Federal e a pessoa do Procurador da República Dr. Rafael Rocha que em uma atitude de grandeza e elevadíssimo espírito público anunciaram o cancelamento da Recomendação que notificava estabelecimentos comerciais a deixarem de comprar carne do rebanho de nosso Estado. A medida agora tomada pelo MPF preserva milhares de postos de trabalho e todo um segmento importante do agronegócio do Amazonas" afirmou Muni Lourenço, presidente da FAEA.


Reuniões


Neste mês de março foram realizadas reuniões entre o Ministério Público Federal - MPF, a FAEA e os frigoríficos sobre o assunto da Recomendação, agora cancelada, e outras serão realizadas visando a implementação nos próximos meses de atividades e ações conjuntas lideradas pelo Ministério Público Federal - MPF, FAEA, frigoríficos e órgãos públicos que viabilizem a ampla regularização ambiental, fundiária e trabalhista do segmento pecuário do Amazonas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FAEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário